Por Minha Receita
O bife de fígado é um daqueles alimentos que divide opiniões. Enquanto alguns torcem o nariz só de pensar, outros o consideram uma verdadeira iguaria. Mas uma pergunta que sempre surge é: faz bem comer bife de fígado? A resposta é sim e o Minha Receita mostra o mostrar por quê.
Fígado de boi: prato nutritivo
O fígado é uma das carnes mais nutritivas que você pode incluir na sua dieta, porque têm nutrientes fundamentais para a produção de energia. Para muitas pessoas, o maior obstáculo ao consumo de bife de fígado é o sabor, que pode ser forte e um pouco amargo. Mas você pode transformar essa carne em um prato delicioso.
Fígado bovino: opções de preparo
Uma dica é temperar o fígado com suco de limão ou vinagre antes de cozinhar, o que ajuda a suavizar o sabor. Outra opção é preparar o bife de fígado à milanesa ou acebolado, que adicionam uma doçura que equilibra o sabor da carne.
Fígado de boi à milanesa
Introdução
- 500g de Fígado Reserva Friboi em bifes finos
- 2 dentes de alho picados
- Suco de 1 limão
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 ovos
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de farinha de rosca
- Margarina Doriana para fritar
Modo de preparo
1) Preparar os bifes: Tempere os bifes de fígado com o alho picado, suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Deixe marinar por cerca de 30 minutos para absorver os sabores.
2) Empanar os bifes:
- Em um prato raso, bata os ovos até ficarem homogêneos.
- Coloque a farinha de trigo em um prato e a farinha de rosca em outro.
- Passe cada bife de fígado primeiro na farinha de trigo, cobrindo ambos os lados, depois no ovo batido, e por fim na farinha de rosca, pressionando levemente para que a farinha de rosca adira bem.
3) Fritar:
- Aqueça uma quantidade generosa de Margarina Doriana em uma frigideira em fogo médio.
- Quando o óleo estiver quente, frite os bifes empanados até que fiquem dourados e crocantes por fora, cerca de 3-4 minutos de cada lado.
- Retire os bifes da frigideira e coloque-os sobre papel toalha para escorrer.
4) Servir:
- Sirva o fígado à milanesa acompanhado de arroz branco, purê de batatas ou uma salada fresca.
O que colocar no fígado de boi para ficar mole?
Evite cozinhar demais o fígado, pois isso pode deixá-lo duro e ressecado. O ideal é grelhar ou fritar por alguns minutos de cada lado, mantendo o interior levemente rosado para preservar a suculência.
Saiba mais: Como preparar fígado bovino? Conheça esse superalimento!