Por Minha Receita
Aprender como fazer filé de frango à parmegiana é fácil, mas você já pensou em como dar um toque especial à receita? A variedade de cortes de frango, queijos e tipos de molho pode possibilitar muitas variações para esse prato tradicional. Com o Empanado em crosta de grãos Seara Nature é possível fazer um frango empanado crocante à parmegiana com uma receita que você ainda não havia experimentado. A seguir, nós separamos 5 dicas que ensinam a preparar o prato com um sabor especial e incrementar o cardápio de almoço e jantar do dia a dia. Confira:
Dica 1) Filé de frango à parmegiana pode ser feito com o Empanado em crosta de grãos Seara Nature
O Empanado em crosta de grãos Seara Nature pode trazer um sabor especial à sua receita de filé de frango à parmegiana. Crocante e saboroso na medida certa, ele é feito com o peito de frango íntegro Da Granja, uma proteína da linha de aves especiais da Seara onde a criação do frango é feita sem antibióticos e com uma alimentação 100% vegetal. O produto, que já vem pré-assado no forno, é uma ótima opção de frango empanado saudável, já que tem uma linda crosta de grãos de chia, aveia e linhaça. Esse tipo de empanamento dá mais crocância à proteína e deixa o peito de frango empanado mais nutritivo.
Dica 2) Capriche na escolha do queijo do filé de frango à parmegiana
Tão importantes quanto a proteína escolhida, o queijo e o molho do filé de frango à parmegiana são fundamentais para deixar a receita com um gostinho diferente. Aqui, vale a pena usar a criatividade e buscar novas combinações de queijos e molhos. Quer uma dica? Além do parmesão e da muçarela, você pode fazer um frango à parmegiana com queijo gorgonzola, uma variedade de queijo azul que tem sabor e aroma intensos. Outra boa opção é a muçarela de búfala, um queijo fresco, macio e com o sabor levemente adocicado, que tem menos colesterol e mais proteínas que a muçarela comum.
Dica 3) Filé de frango à parmegiana fica ainda mais saboroso com uma receita de molho de tomate caseiro
Para deixar o filé de frango à parmegiana com uma aparência rústica e o sabor muito mais apurado, você também pode fazer o seu próprio molho de tomate, apostando em temperos que dão um toque especial, como páprica, manjericão, orégano, cheiro-verde e outros. Veja como fazer molho de tomate caseiro:
Ingredientes:
- 1 cebola pequena
- 3 dentes de alho
- 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes (opcional)
- 5 tomates sem pele e sem sementes (ou 1 lata de tomate pelado)
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Páprica picante
- Ervas frescas picadas (sobretudo manjericão)
- Azeite de oliva
Modo de preparo:
Passo 1 – Pique o alho, a cebola e pimenta dedo-de-moça;
Passo 2 – Em uma panela funda, coloque azeite a gosto e doure o alho e a cebola (nessa etapa, você pode colocar a pimenta dedo-de-moça) ;
Passo 3 – Triture os tomates no liquidificador (deixando alguns pedaços, para preservar o aspecto rústico) e despeje na panela;
Passo 4 – Tempere com sal, pimenta-do-reino e páprica picante a gosto e deixe o molho cozinhar por 10 minutos em fogo baixo;
Passo 5 – Adicione as folhas de manjericão frescas por último, depois que o molho estiver pronto!
Dica 4) Prepare o filé de frango à parmegiana no forno ou na airfryer
Para terminar o preparo do prato, uma boa dica é fazer o filé de frango à parmegiana no forno, mantendo a crosta crocante sequinha do Empanado em crosta de grãos Seara Nature. Como ele já vem pré-assado, basta colocar em uma assadeira e levar ao forno por 12 minutos, virando na metade do tempo. Depois, despeje o molho caseiro de tomate sobre os filés e acrescente uma generosa porção do queijo de sua preferência. Leve ao forno novamente para derreter e ficar douradinho.
Se preferir, faça a sua receita a parmegiana na airfryer: basta assar o frango empanado Seara Nature na fritadeira elétrica por 8 minutos (a 200ºC) e, depois, adicionar o molho de tomate e o queijo, voltando para a airfryer até gratinar.
Dica 5) Sirva o filé de frango à parmegiana com um acompanhamento saboroso
O filé de frango à parmegiana já é saboroso por si só – e quanto a isso não há dúvidas! Mas, para deixá-lo ainda mais completo, os acompanhamentos são sempre bem-vindos e vão desde uma porção de arroz com fritas ao clássico spaghetti ao molho sugo. Para inovar no preparo das guarnições, sirva o prato com batatas coradas e temperadas com azeite e tomilho, um arroz de açafrão e uma salada de repolho agridoce.