Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Filé de peixe: como temperar, empanar, assar e fritar

Experimente o pescado de formas diferentes

Por Minha Receita

4/5 - (4 votos)

Você sabe como fazer filé de peixe nas suas receitas? Uma das grandes vantagens de fazer essa proteína para almoço e jantar é que ela pode ser feita de várias formas: no forno, na airfryer ou cozido. Por ser versátil, o prato também pode ser saboreado com diversos acompanhamentos para peixe, garantindo uma variedade de pratos para a semana. 

As ocasiões também podem variar. Para fazer um almoço rápido, você pode preparar um filé de peixe empanado. Já para um jantar especial no fim de semana, vale a pena apostar no filé de peixe assado no forno

A seguir, confira dicas essenciais para preparar receitas com filé de peixe! 

Como temperar filé de peixe 

Se você quer aprender como temperar filé de peixe, vale a pena apostar nos temperos mais usados, como alho, limão e pimenta-do-reino. Metade de um limão já é suficiente para temperar até 4 filés de peixe. Alecrim, sálvia e tomilho também são temperos que combinam com peixe. 

Ingredientes:

  • 1 dente de alho amassado
  • ½ xícara de salsinha
  • Suco de 1 limão espremido
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Passo 1) Misture todos os ingredientes, passe no filé de peixe e deixe o tempero agir por pelo menos 5 minutos;

Passo 2) Escorra o excesso de limão antes de fritar ou assar a proteína.

Como fazer filé de peixe empanado e crocante

Você sabe como empanar filé de peixe? O modo de preparo é descomplicado e deixa o peixe com uma casquinha crocante e irresistível. Para preparar peixe empanado, é indicado escolher um filé de qualidade. A sugestão é apostar no Filé de Tilápia Seara Pescados que tem uma carne macia e saborosa. A versatilidade do peixe permite que você prepare o empanamento para receitas deliciosas, como o Peixe à Milanesa com Vinagrete. Veja como preparar o empanamento:

Ingredientes:

  • ½ xícara de farinha de trigo
  • ½ xícara de farinha de rosca
  • 1 ovo
  • Óleo para fritar

Modo de preparo:

Passo 1) Bata o ovo em uma tigela e coloque-o em um prato. Depois, coloque a farinha de rosca e a farinha de trigo em outros dois pratos diferentes. 

Passo 2) Comece o processo de empanamento com filé de peixe já temperado. Passe o peixe pela farinha de trigo e tire o excesso. Depois passe no ovo batido e cubra com farinha de rosca;

Passo 3) Aqueça o óleo em uma frigideira e coloque os filés empanados quando estiver bem quente. Use o fogo médio para não queimar o peixe. Em seguida, basta dourar o filé de cada lado e colocar em um prato com papel toalha para secar o excesso de gordura.

Dicas extra: você também pode utilizar a farinha panko depois da farinha de trigo para deixar o empanado mais crocante. 

Faça filé de peixe assado delicioso para o jantar do fim de semana

O filé de peixe assado é uma delícia, principalmente quando fica com a carne suculenta e macia no forno. Essa receita rende bons elogios quando queremos impressionar. Para deixar tudo ainda mais especial, a dica é utilizar o Filé de Salmão Seara Pescados, que é uma excelente fonte de Ômega 3. Para uma refeição mais completa, vale a pena adicionar cebola e legumes no tabuleiro para assar junto com o peixe, como nesta receita de Filé de Tilápia Assada com Legumes ao Pesto de Manjericão. Confira o passo a passo para fazer filé de peixe assado:

Passo 1) Grelhe o filé de peixe já temperado por 1 minuto cada lado em uma frigideira com um fio de azeite para preservar a suculência da carne;

Passo 2) Disponha o pescado em uma assadeira pincelada com azeite. Deixe a temperatura do forno entre 160° a 180°;

Passo 3) Cubra a assadeira com papel alumínio para criar vapor e coloque forno de 15 a 35 minutos dependendo da potência do aparelho e espessura dos filés. Depois disso, é só saborear o filé de salmão!

Filé de peixe frito: receita clássica para o dia a dia

Quando queremos fazer uma receita rápida e prática, nada mais comum do que recorrer à fritadeira elétrica. Mas você sabe como fritar filé de peixe na airfryer? Você pode aproveitar o pescado temperado e colocá-lo para fritar no aparelho de forma descomplicada. Acompanhe as instruções abaixo para deixar o peixe frito sequinho na airfryer:

Passo 1) Preaqueça a airfryer por 5 minutos a 200ºC;

Passo 2) Coloque o filé de peixe de sua preferência já temperado na fritadeira e regue a proteína com um fio de azeite;

Passo 3) Programe o aparelho para fritar os pescados por cerca de 5 minutos. Na metade do tempo, vire o filé para dourar dos dois lados;

Passo 4) Adicione mais 5 minutos, caso perceba que o peixe precisa de mais cozimento;

Passo 5) Sirva o pescado em seguida com acompanhamentos.

Gostou das dicas? Não deixe de testar em casa!

Os comentários estão desativados.

4/5 - (4 votos)

Ver mais:

Peixes e Frutos do Mar Dicas de Cozinha Para Almoço e Jantar Seara

Matérias relacionadas

Peixes e Frutos do Mar

Confira outras matérias

Dois filés de tilápia grelhados com salada de abacaxi e manjericão fresco em um prato azul. Ao lado, talheres de metal sobre um guardanapo de tecido laranja. Ao fundo, assadeira com pães assados.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Como fazer filé de tilápia na airfryer: dicas para o peixe ficar suculento

Na imagem, há três taças de vidro contendo ceviche, dispostas sobre um prato azul. O ceviche é composto por cubos de peixe branco marinados, temperados com cebola roxa, pimenta vermelha e ervas verdes. Cada taça é decorada com uma fatia de pimenta vermelha e uma folha de coentro. Ao lado das taças, no prato azul, há três garfos pequenos. O fundo da imagem mostra uma superfície de madeira clara, com um canto de uma tábua de cortar madeira e alguns brotos de plantas à esquerda
16.Oct

Dicas de Cozinha

4 receitas de ceviche para reproduzir em casa 

A peça de frango empanada com cobertura crocante caramelizada está cortada ao meio, com cebolinha picada por cima e servida em um prato branco.
16.Oct

Aves

Jantar rápido: receitas para fugir da vontade de pedir um delivery

A imagem mostra filés de alcatra de boi assados e cortados em fatias grossas, servidos em uma travessa retangular branca. A carne está suculenta e dourada por fora, com um molho leve de carne na base. Ao lado, acompanhamentos de cenouras fatiadas, castanhas-de-caju e batatas, criando uma refeição completa e robusta. O prato está decorado com um ramo de alecrim fresco, e ao fundo, é possível ver utensílios de mesa elegantemente dispostos para uma refeição formal.
13.Sep

Bovinos

Cachaça para cozinhar? Veja 5 combinações com carnes que deixam a receita suculenta

Mais Matérias