Por Minha Receita
Saber escolher o melhor tipo de sal para as suas preparações culinárias é uma dica que pode fazer toda a diferença no sabor final dos pratos, especialmente em um bom churrasco em casa. A flor de sal, o sal grosso e o sal de parrilla são os tipos mais conhecidos de tempero para churrasco caseiro. Cada um deles possui propriedades específicas e apresentam diferentes finalidades, como o sal grosso, que é muito usado no churrasco de picanha, e o sal de parrilla, que costuma fazer sucesso com o bife de ancho.
A seguir, conheça os diferentes tipos de sais e suas características!
1) Flor de sal
A flor de sal é considerada a “jóia” dos sais, extraído da camada superficial das salinas. Antes de afundar, ela é composta por cristais finos e delicados. Por isso, sua textura crocante e sabor mais suave é utilizada para realçar o sabor dos pratos, após o cozimento. A sugestão é pegar alguns grãos crocantes e aplicar delicadamente no prato que vai ser servido.
No churrasco, a flor de sal é ideal para ser usada ao final da preparação, polvilhando-a sobre a carne já assada. Isso permite que o sabor do sal se destaque sem interferir no processo de cozimento.
Saiba mais: Churrasco gourmet em casa: dicas, receitas e segredos para sair tudo perfeito
2) Sal grosso
Esse é o condimento preferido dos brasileiros no preparo das carnes para o churrasco. É retirado das salinas e não passa pelo refino, por isso, tem cristais grandes e irregulares, perfeitos para carnes para churrasco na grelha, especialmente cortes mais espessos, como a Picanha Maturatta Friboi.
Devido ao tamanho dos cristais, o sal grosso dissolve-se lentamente, garantindo uma distribuição gradual de sal durante o cozimento. Além disso, ajuda a selar a carne, mantendo os sucos internos e realçando o sabor natural do alimento.
Veja também: Sal no churrasco: usar antes ou depois das carnes irem para brasa?
3) Sal de parrilla
O sal de parrilla é um tipo de sal grosso com cristais menores e mais uniformes. Originário da Argentina, ele é muito popular em churrascos no estilo parrilla. Sua principal vantagem é que, por ter cristais menores, ele adere melhor à carne e dissolve-se de maneira uniforme. Isso evita que o sal se acumule em alguns pontos e deixe a carne excessivamente salgada. O sal de parrilla é ideal para cortes de carne de espessura média, como o Bife Ancho Maturatta Friboi, onde a distribuição homogênea de sal é fundamental para garantir um sabor equilibrado.
Saiba mais: Bife ancho é bom para churrasco? Saiba tudo sobre esse corte
Como escolher o melhor tipo de sal para churrasco?
A escolha do sal a ser utilizado no churrasco depende tanto do tipo de carne quanto do resultado desejado. O sal grosso é o mais tradicional, garantindo uma crosta saborosa e preservando a suculência da carne. O sal de parrilla, com seus cristais menores, é excelente para quem prefere um sabor mais controlado e uniforme. Já a flor de sal é uma opção sofisticada, perfeita para finalizar o prato e oferecer uma experiência de sabor diferenciada.