Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Fondue de queijo: o guia com as melhores dicas

Veja qual panela usar, qual o melhor vinho e mais!

Por Minha Receita

5/5 - (2 votos)

O fondue de queijo é uma das comidas que os casais adoram fazer em um jantar de Dia dos Namorados, o que nada impede que a noite de fondue seja entre amigos ou com a família para aproveitar um dia frio, claro! A receita de fondue de queijo é muito simples, mas gera muitas perguntas: qual panela usar? Como derreter o queijo? Quais são os melhores acompanhamentos para fondue de queijo

A seguir, o Minha Receita reuniu as principais dúvidas sobre como fazer fondue de queijo com ótimas dicas para você se tornar um especialista. Confira! 

Como fazer fondue de queijo? 

O fondue de queijo é um prato de origem suíça feito em uma panela especial que conta com um aquecedor interno para que a receita fique sempre quentinha. Você precisará de uma panela para fondue, palitinhos (ou jogos de garfos) e uma tábua de queijos para cortar os acompanhamentos. Se não tiver uma panela própria, pode usar uma panela comum e transferir o queijo derretido para uma panela térmica ou um rechaud.

Seu preparo é feito com diferentes tipos de queijos, como Gruyère, Emmental e até queijo cheddar. Além disso, costuma levar vinho branco e temperos como noz-moscada e pimenta. Confira a receita de fondue de queijo a seguir:

Veja mais: Como fazer fondue: tudo o que você precisa saber

Melhores acompanhamentos para fondue de queijo

Decidir o que comer com fondue de queijo é um ponto bem importante antes de servir! Os acompanhamentos para fondue de queijo podem variar de acordo com o gosto pessoal de cada um, mas incluem algumas opções clássicas, como:

Veja mais: O que comer com fondue de queijo? 10 sugestões de acompanhamentos

Qual é o melhor tipo de queijo para fondue?

Os tipos de queijos mais usados para fazer fondue são os suíços, como o Emmental, que possui um sabor suave, e o Gruyère, que tem o sabor um pouco mais forte. Essa combinação é irresistível! Mas também há outras opções que complementam bem o preparo. No fondue de queijo, geralmente é recomendado cerca de 200g de queijo por pessoa. Confira a lista abaixo: 

  • Queijo Emmental
  • Queijo Gruyère
  • Queijo Cheddar Inglês
  • Queijo Cantal
  • Queijo Comté
  • Queijo Fontina
  • Queijo Provolone
  • Queijo Muçarela
  • Queijo Estepe

Qual a função do vinho no fondue de queijo?

Muita gente ainda não sabe a função do vinho no fondue de queijo. O vinho tem duas funções principais na receita de fondue de queijo: a primeira é quebrar a gordura, já que a acidez da bebida ajuda a desintegrar as proteínas do laticínio, tornando-o mais cremoso e menos gorduroso. A segunda é adicionar sabor e complexidade ao prato. Independentemente da escolha do vinho, a bebida vai ajudar a complementar o sabor do queijo e acrescentar um toque frutado e floral à receita.

Veja mais: 10 ideias de petiscos para comer com vinho

Qual vinho ideal para fazer fondue de queijo?

O vinho branco seco é o mais utilizado na receita de fondue de queijo por ter um sabor suave e acidez moderada, tornando-se a escolha ideal. Além disso, um vinho branco seco não compete com o sabor do queijo, principalmente se você escolher opções mais fortes, como Gruyère, o Cheddar e o Provolone. Os tipos de uvas que mais se destacam no preparo do fondue são Sauvignon Blanc, Chardonnay e Pinot Grigio.

O que usar para substituir o vinho branco no fondue de queijo?

Para substituir o vinho branco na receita de fondue de queijo, você pode apostar em uma mistura de creme de leite e amido de milho. Basta adicioná-la aos poucos na panela, da mesma forma que faria com o vinho branco, para ajudar a derreter o queijo e complementar o sabor.

Sidra, espumante, suco de maçã e champanhe também são boas opções para usar no lugar do vinho branco em receitas de fondue de queijo. Neste caso, a qualidade da bebida é fundamental para não alterar o sabor do prato.

Qual vinho tinto combina com fondue de queijo?

Para variar o preparo da receita de fondue de queijo, outra opção é usar um vinho tinto leve, como o Pinot Noir, que tem acidez semelhante a de um vinho branco seco. Se você optar pelo vinho tinto, certifique-se de escolher um que seja leve e ácido o suficiente para quebrar a gordura do queijo, sem competir com o sabor do fondue de queijo. 

Veja mais: 20 receitas perfeitas para fazer um jantar romântico e inesquecível

Viu como é fácil aprender a fazer uma boa receita de fondue de queijo? Agora é só colocar essas dicas em prática e caprichar na noite de fondue a dois ou entre os amigos e a família!

Publicado em 12 de maio de 2023

Atualizado em 06 de junho de 2024

Os comentários estão desativados.

5/5 - (2 votos)

Ver mais:

Frios e Embutidos Dicas de Cozinha Gourmet Para Almoço e Jantar Seara zWebedia

Matérias relacionadas

Frios e Embutidos

Confira outras matérias

Bolinhos de feijoada recheados com couve e bacon em um prato laranja. Ao fundo, um vidro de azeite e uma colher de madeira com couve fatiada.
06.Nov

Aves

Esses são os tira-gostos deliciosos que carregam a identidade brasileira

Tábua de frios com mortadela em formatos diferentes como em fatias, em cubos e enrolados em cubos de mussarela, sob uma tábua de madeira, com uma combuca de molho pesto no meio, em cima de uma mesa de madeira.
04.Nov

Dicas de Cozinha

Tábua de frios com mortadela: 5 dicas para surpreender!

Torta salgada de pão de forma recheada com Levíssimo Seara, cenoura, cebola roxa, azeitona, requeijão e temperos em um prato redondo azul.
31.Oct

Aves

21 receitas de torta salgada para comer com a família toda

Fatias de pastrami dispostas em forma de leque em uma tábua de madeira com um garfo de ponta dupla ao lado.
24.Oct

Dicas de Cozinha

Qual a diferença entre pastrami e rosbife?

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.