Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Fondue de queijo: o guia com as melhores dicas

Veja qual panela usar, qual o melhor vinho e mais!

Por Minha Receita

5/5 - (2 votos)

O fondue de queijo é uma das comidas que os casais adoram fazer em um jantar de Dia dos Namorados, o que nada impede que a noite de fondue seja entre amigos ou com a família para aproveitar um dia frio, claro! A receita de fondue de queijo é muito simples, mas gera muitas perguntas: qual panela usar? Como derreter o queijo? Quais são os melhores acompanhamentos para fondue de queijo

A seguir, o Minha Receita reuniu as principais dúvidas sobre como fazer fondue de queijo com ótimas dicas para você se tornar um especialista. Confira! 

Como fazer fondue de queijo? 

O fondue de queijo é um prato de origem suíça feito em uma panela especial que conta com um aquecedor interno para que a receita fique sempre quentinha. Você precisará de uma panela para fondue, palitinhos (ou jogos de garfos) e uma tábua de queijos para cortar os acompanhamentos. Se não tiver uma panela própria, pode usar uma panela comum e transferir o queijo derretido para uma panela térmica ou um rechaud.

Seu preparo é feito com diferentes tipos de queijos, como Gruyère, Emmental e até queijo cheddar. Além disso, costuma levar vinho branco e temperos como noz-moscada e pimenta. Confira a receita de fondue de queijo a seguir:

Veja mais: Como fazer fondue: tudo o que você precisa saber

Melhores acompanhamentos para fondue de queijo

Decidir o que comer com fondue de queijo é um ponto bem importante antes de servir! Os acompanhamentos para fondue de queijo podem variar de acordo com o gosto pessoal de cada um, mas incluem algumas opções clássicas, como:

Veja mais: O que comer com fondue de queijo? 10 sugestões de acompanhamentos

Qual é o melhor tipo de queijo para fondue?

Os tipos de queijos mais usados para fazer fondue são os suíços, como o Emmental, que possui um sabor suave, e o Gruyère, que tem o sabor um pouco mais forte. Essa combinação é irresistível! Mas também há outras opções que complementam bem o preparo. No fondue de queijo, geralmente é recomendado cerca de 200g de queijo por pessoa. Confira a lista abaixo: 

  • Queijo Emmental
  • Queijo Gruyère
  • Queijo Cheddar Inglês
  • Queijo Cantal
  • Queijo Comté
  • Queijo Fontina
  • Queijo Provolone
  • Queijo Muçarela
  • Queijo Estepe

Qual a função do vinho no fondue de queijo?

Muita gente ainda não sabe a função do vinho no fondue de queijo. O vinho tem duas funções principais na receita de fondue de queijo: a primeira é quebrar a gordura, já que a acidez da bebida ajuda a desintegrar as proteínas do laticínio, tornando-o mais cremoso e menos gorduroso. A segunda é adicionar sabor e complexidade ao prato. Independentemente da escolha do vinho, a bebida vai ajudar a complementar o sabor do queijo e acrescentar um toque frutado e floral à receita.

Veja mais: 10 ideias de petiscos para comer com vinho

Qual vinho ideal para fazer fondue de queijo?

O vinho branco seco é o mais utilizado na receita de fondue de queijo por ter um sabor suave e acidez moderada, tornando-se a escolha ideal. Além disso, um vinho branco seco não compete com o sabor do queijo, principalmente se você escolher opções mais fortes, como Gruyère, o Cheddar e o Provolone. Os tipos de uvas que mais se destacam no preparo do fondue são Sauvignon Blanc, Chardonnay e Pinot Grigio.

O que usar para substituir o vinho branco no fondue de queijo?

Para substituir o vinho branco na receita de fondue de queijo, você pode apostar em uma mistura de creme de leite e amido de milho. Basta adicioná-la aos poucos na panela, da mesma forma que faria com o vinho branco, para ajudar a derreter o queijo e complementar o sabor.

Sidra, espumante, suco de maçã e champanhe também são boas opções para usar no lugar do vinho branco em receitas de fondue de queijo. Neste caso, a qualidade da bebida é fundamental para não alterar o sabor do prato.

Qual vinho tinto combina com fondue de queijo?

Para variar o preparo da receita de fondue de queijo, outra opção é usar um vinho tinto leve, como o Pinot Noir, que tem acidez semelhante a de um vinho branco seco. Se você optar pelo vinho tinto, certifique-se de escolher um que seja leve e ácido o suficiente para quebrar a gordura do queijo, sem competir com o sabor do fondue de queijo. 

Veja mais: 20 receitas perfeitas para fazer um jantar romântico e inesquecível

Viu como é fácil aprender a fazer uma boa receita de fondue de queijo? Agora é só colocar essas dicas em prática e caprichar na noite de fondue a dois ou entre os amigos e a família!

Publicado em 12 de maio de 2023

Atualizado em 06 de junho de 2024

Os comentários estão desativados.

5/5 - (2 votos)

Ver mais:

Frios e Embutidos Dicas de Cozinha Gourmet Para Almoço e Jantar Seara zWebedia

Matérias relacionadas

Frios e Embutidos

Confira outras matérias

pote de picles em uma mesa de madeira com cebola e um garfo ao lado
17.Oct

Dicas de Cozinha

Picles em conserva: 5 ideias deliciosas para acompanhar

Salsicha vermelha alemã servida como um aperitivo e acompanhada de batatas em um prato azul.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Salsicha alemã: como preparar os diferentes tipos em receitas

Salsicha viena servida com chucrute em um prato redondo preto.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Qual a diferença entre salsicha Viena e Frankfurt?

Pedaços de salsicha frankfurt grelhadas com cebolinha em um prato redondo escuro. Ao fundo, uma assadeira com pretzels assados.
16.Oct

Dicas de Cozinha

Salsicha Frankfurt: conheça o diferencial da salsicha alemã

Mais Matérias