Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Frango caipira e frango da granja: quais as diferenças de produção e sabor?

Tudo o que você precisa saber sobre os tipos de frango

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Na hora de preparar um frango, pensamos nas diversas possibilidades, combinações, temperos e partes da ave que vamos usar para determinado prato. Contudo, pouco pensamos sobre os processos da produção do frango antes de chegar em nossas mãos. A carne de frango é um alimento bem popular na mesa dos brasileiros, em especial para quem evita a carne vermelha. Porém, para o consumidor comum, nem sempre é muito simples identificar a procedência da ave que é levada à mesa. Para pôr fim a algumas dúvidas, veja a seguir as diferenças entre frango caipira e frango da granja.

Alimentação e criação do frango pesam muito no sabor 

É curioso pensar assim, mas antes de saber qual frango comer é preciso considerar o que seu frango come. E é verdade! Isso porque a alimentação dessas aves tem o papel de suprir as necessidades nutricionais em todo o seu período de desenvolvimento e de produção, o que influencia diretamente na qualidade da sua carne. 

Frango caipira X frango da granja 

O frango caipira, por exemplo, é um frango criado “solto”, sem muito controle no seu desenvolvimento. Geralmente, possuem uma alimentação variada, incluindo insetos e minhocas. O frango caipira é abatido entre 80 e 90 dias de vida. Apesar da ave caipira ser menor e com menos carne, por outro lado, tem um sabor diferenciado. 

Já o frango da granja é criado com mais controle e supervisão, em um ambiente com temperatura, umidade e espaço favoráveis para seu desenvolvimento. A dieta desse tipo de frango é 100% vegetal, baseada em milho e soja, e enriquecida com algumas vitaminas e minerais. Como é uma ave para produção em escala, costuma ser abatida, em média, entre 25 a 40 dias de vida. A ave de granja é maior e tem a carne mais macia, sendo mais fácil no preparo também. 

Checar as embalagens é sempre mais seguro

 É importante atentar que frango de granja não significa frango criado a base de hormônios. Por lei, no Brasil, essa prática não é permitida. Mas, ainda assim é importante ficar atento aos rótulos das embalagens de frango e garantir se o que você está levando para casa é um frango de boa procedência, que possua certificações emitidas por órgãos no Brasil e Exterior sobre qualidade e bem-estar animal.

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Aves Dicas de Cozinha Seara

Matérias relacionadas

Aves

Confira outras matérias

sobrecoxa em um prato marrom com salsinha ao lado
17.Oct

Aves

Dá para fazer sobrecoxa de frango na airfryer? Saiba como!

Sanduíche natural de frango cortado ao meio, em cima de uma tábua de madeira retangular, sob uma mesa de mármore.
17.Oct

Aves

10 ideias de lanche da tarde salgado para experimentar!

Panquecas de carne com molho de tomate servidas em um prato branco. Ao fundo, tomates inteiros.
16.Oct

Aves

10 sugestões de acompanhamentos para panqueca de frango e carne

Fricassê de frango saudável, com camada crocante de batata palha e creme amarelo, servido em prato laranja sobre guardanapo laranja.
16.Oct

Aves

Quem está de dieta pode comer fricassê? Aprenda a fazer uma versão saudável

Mais Matérias