Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Frango caipira e frango da granja: quais as diferenças de produção e sabor?

Tudo o que você precisa saber sobre os tipos de frango

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Na hora de preparar um frango, pensamos nas diversas possibilidades, combinações, temperos e partes da ave que vamos usar para determinado prato. Contudo, pouco pensamos sobre os processos da produção do frango antes de chegar em nossas mãos. A carne de frango é um alimento bem popular na mesa dos brasileiros, em especial para quem evita a carne vermelha. Porém, para o consumidor comum, nem sempre é muito simples identificar a procedência da ave que é levada à mesa. Para pôr fim a algumas dúvidas, veja a seguir as diferenças entre frango caipira e frango da granja.

Alimentação e criação do frango pesam muito no sabor 

É curioso pensar assim, mas antes de saber qual frango comer é preciso considerar o que seu frango come. E é verdade! Isso porque a alimentação dessas aves tem o papel de suprir as necessidades nutricionais em todo o seu período de desenvolvimento e de produção, o que influencia diretamente na qualidade da sua carne. 

Frango caipira X frango da granja 

O frango caipira, por exemplo, é um frango criado “solto”, sem muito controle no seu desenvolvimento. Geralmente, possuem uma alimentação variada, incluindo insetos e minhocas. O frango caipira é abatido entre 80 e 90 dias de vida. Apesar da ave caipira ser menor e com menos carne, por outro lado, tem um sabor diferenciado. 

Já o frango da granja é criado com mais controle e supervisão, em um ambiente com temperatura, umidade e espaço favoráveis para seu desenvolvimento. A dieta desse tipo de frango é 100% vegetal, baseada em milho e soja, e enriquecida com algumas vitaminas e minerais. Como é uma ave para produção em escala, costuma ser abatida, em média, entre 25 a 40 dias de vida. A ave de granja é maior e tem a carne mais macia, sendo mais fácil no preparo também. 

Checar as embalagens é sempre mais seguro

 É importante atentar que frango de granja não significa frango criado a base de hormônios. Por lei, no Brasil, essa prática não é permitida. Mas, ainda assim é importante ficar atento aos rótulos das embalagens de frango e garantir se o que você está levando para casa é um frango de boa procedência, que possua certificações emitidas por órgãos no Brasil e Exterior sobre qualidade e bem-estar animal.

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Aves Dicas de Cozinha Seara

Matérias relacionadas

Aves

Confira outras matérias

Fatia recheada de um delicioso empadão goiano servido em um prato branco simples.
31.Mar

Aves

Sabores de empadão: receitas diferentes para variar o lanche que os brasileiros amam 

Filés de frnago emapanado servidos com molho em um prato branco.
28.Mar

Aves

Como fazer frango empanado na airfryer: é muito simples!

Arancini recheado com bacon em destaque no meio da imagem. Ao lado esquerdo ao fundo, recipiente com azeite. Ao lado direito ao fundo pacote de bacon.
27.Mar

100% Vegetal

30 ideias de petiscos de boteco deliciosos para fazer em casa

Espetinhos com coração de frango, queijo coalho e tomate cereja grelhados, em um prato escuro com molho à parte.
15.Mar

Aves

5 receitas de espetinho de frango suculento e bem temperado

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.