Por Minha Receita
A gastronomia brasileira é uma rica mistura de sabores, influências culturais e ingredientes nativos que variam de norte a sul do país. Cada estado tem suas especialidades, refletindo a diversidade e a criatividade culinária de suas regiões.
Nesta matéria, vamos explorar alguns pratos típicos de cada estado brasileiro, com receitas bem resumidas para você experimentar em casa.
1) Maniçoba, o Prato Tradicional do Norte
Você sabe o que é maniçoba? Dentro do universo ímpar que é a Amazônia Brasileira, a Maniçoba é um dos elementos mais representativos, sendo um dos ícones da culinária amapaense e paraense, com raízes na culinária indígena. O ingrediente principal da receita de maniçoba é a Maniva – as folhas da mandioca já moídas. Para o preparo, elas devem ser cozidas por 7 dias, um processo obrigatório e muito minucioso.
2) Feijoada Tradicional
A feijoada é um prato tradicional brasileiro conhecido por seu sabor marcante e variedade de cortes suínos. Embora existam versões do preparo feitas apenas com os cortes com mais carne, o segredo da feijoada tradicional está na combinação do feijão com partes do porco, como os pés, o rabo, as costelas, a máscara suína, bacon e linguiças calabresa e paio.
Além disso, o uso dos temperos apropriados vai ajudar na hora de conferir ainda mais sabor ao prato. Aqui, não é necessário utilizar especiarias fora do comum, afinal, a combinação do louro, alho, pimenta-do-reino e sal já é mais do que suficiente para criar uma feijoada rica e encorpada para servir no jantar ou almoço. Experimente!
3) Cuscuz Paulista
Além de ser um prato versátil, o cuscuz paulista é uma grande combinação colorida de sabores que pode ser servido tanto como entrada, como aperitivo e, até mesmo, prato principal. A receita de cuscuz paulista é fácil de fazer e leva ingredientes que provavelmente você já possui em casa. Seja para servir nas Festas Juninas, ou para apenas acompanhar o lanche da tarde, o cuscuz que é a cara de São Paulo vai te surpreender!
4) Churrasco de Costela em Tiras no Espeto
A Costela Janela Friboi é um dos melhores cortes para preparar churrasco de costela. Isso porque ela é muito valorizada por ser super saborosa e ter a quantidade ideal de gordura para garantir a suculência dos pratos. Para temperar o essa carne magra no churrasco de costela, o básico é o que funciona: aposte no tradicional sal grosso e deixe a carne assar por 2 horas! Com essas indicações, o seu churrasco de fim de semana vai ficar muito mais saboroso!
5) Bife à Milanesa Carioca ou Paulista
O bife à milanesa é um prato muito comum de se encontrar nos cardápios dos restaurantes na hora do almoço e até mesmo na mesa de muitos brasileiros. A receita simples de fazer, na verdade, possui variações de preparo regionais, você conhece algumas delas?
Ao final das receitas, você vai notar que o bife que foi selado antes de empanar (milanesa carioca) fica com a crosta mais crocante pois há menos líquido na carne, enquanto o outro fica com a casquinha mais úmida (milanesa paulista).
Favorito entre as receitas de festa junina, o cachorro-quente é um lanche perfeito para qualquer ocasião e pode ser preparado de muitas formas. Que tal aprender como fazer cachorro-quente paulista? Versátil e deliciosa, a receita de cachorro-quente com purê de batata e molho é fácil de reproduzir e combina com o lanche da tarde entre amigos. Servir o hot dog paulista como opção de lanche é uma excelente aposta tanto para reuniões com amigos no fim de semana quanto para festas de aniversário, porque transforma uma receita simples e tradicional em uma refeição caprichada.
Conheça essa receita: Pastel de Camarão