Matérias

Matérias

Matérias e dicas



5 segredos para fazer maminha na panela de pressão

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

No Brasil, a cultura do churrasco e do consumo de carnes é muito forte. Apreciar carnes especiais é frequentemente associado a encontros como festas de família, comemorações e reuniões entre amigos, além disso, nosso país também conta com uma grandediversidade de preparos e cortes de carne como filé mignon, picanha, alcatra, contrafilé e, claro, maminha.

Se quer preparar esse prato sem a bagunça de fazer um churrasco, continue a leitura para descobrir 5 segredos de como fazer maminha na panela de pressão de forma prática.

Carne desfiada mexicana servida em uma tigela com coentro e fatias de limão, cercada por ingredientes como tomates picados, cebolas roxas fatiadas, jalapeños, tortillas e flocos de pimenta em uma toalha de mesa colorida, pronta para ser usada em uma refeição tradicional mexicana.

5 melhores dicas para fazer maminha na panela de pressão

A maminha é um corte bovino extraído da peça completa da alcatra, incluindo a picanha e o miolo da alcatra. Uma carne suculenta, que possui um certo nível de gordura, a maminha na panela de pressão é um prato tão conhecido quanto delicioso.

Cheia de sabor e suculência, além de prática e fácil de preparar, a maminha na panela de pressão casa bem com arroz, purê de batata, legumes, farofa ou polenta. Quer conferir 5 segredos para fazer a maminha perfeita na panela de pressão? Continue lendo!

1. Tempere e marine a carne antes de colocá-la na pressão

O primeiro passo é marinar a carne já em temperatura ambiente. Misture uma quantidade adequada de água, vinagre e/ou suco de limão, azeite, páprica e sal a gosto. Deixe a carne descansar nessa combinação por no mínimo 30 minutos. Além de deixá-la mais macia, a marinada torna a carne ainda mais saborosa.

Uma dica importante é escolher carnes boas e de confiança. A Maminha Friboi é reconhecida por sua qualidade superior, grande excelência e capacidade de transformar qualquer refeição em um momento especial pela experiência gastronômica.

2. Utilize o martelinho para carnes na maminha

O martelinho de carne é extremamente útil nesses momentos, já que auxilia a quebrar as fibras musculares da carne, a uniformizar a espessura da maminha e a reter a marinada, aumentando o sabor. Apenas se lembre de fazer movimentos firmes, mas controlados, para obter os melhores resultados.

3. Sele a maminha no fogo antes de assá-la

No momento de preparar a maminha na pressão, é importante selar a carne no fogo alto por cerca três minutos de cada lado ou até dourar. Deixe-a resfriar enquanto coloca os outros ingredientes na panela antes de colocar cozinhar na pressão. Esse procedimento, além de garantir uma suculência à maminha, ajuda a formar uma crosta cheia de sabores no fundo da panela.

Se você gosta dessa carne e gostaria de aproveitá-la ainda mais, entenda se maminha é boa para churrasco.

4. Ao pegar pressão, deixe a temperatura mais amena

Ao pegar pressão, deixe a panela no fogo baixo. As temperaturas mais amenas garantem um cozimento mais uniforme e macio, tornando o prato ainda mais saboroso que derrete na boca. Outro fator importante é não deixar a carne cozinhar por muito tempo (além dos 40 minutos na pressão) para não endurecê-la.

Se você gosta de carnes mais ao ponto, espere sair a pressão para finalizá-la na frigideira, onde você terá maior controle do andamento da maminha.

5. Cuidado na hora de realizar o corte da peça

Para cortar a maminha, é importante que o corte seja feito contra as fibras da carne. Parece algo bobo, mas é um dos passos que mais afetam a textura da carne! Ao tomar esse cuidado, você evita que ela fique dura e garante que a sua receita de maminha na panela de pressão se desmanche na boca a cada mordida.

O ponto-chave é encontrar a direção das fibras e cortar de forma perpendicular a elas, e não paralela — ou seja, se a fibra está na vertical, faça o corte na horizontal. Ao cortar dessa maneira, você reduz o tamanho das fibras, tornando a carne muito mais fácil de mastigar.

Perguntas importantes sobre maminha

Algumas dúvidas podem surgir durante a escolha da carne e sua preparação. Confira as principais a seguir.

Qual a carne mais macia, maminha ou fraldinha?

Tanto a maminha quanto a fraldinha são cortes muito comuns no cardápio do brasileiro, sendo ambos parte dos 10 cortes de carne econômicos para o dia a dia. Cada um tem suas singularidades, e você pode optar pela sua preferência pessoal.

A maminha é geralmente considerada mais macia por conta das fibras menores, textura suculenta e quantidade moderada de gordura, que ajuda a manter a carne úmida durante o cozimento. Ela apresenta um valor de compra geralmente mais alto e, se não tomado o cuidado correto, pode ficar dura.

Já a fraldinha, apesar de suas fibras longas, quando cortada corretamente (do contra, assim como a maminha), pode se tornar tão macia e saborosa quanto a maminha e com um maior custo-benefício.

Por que a maminha fica dura?

As razões para a carne da maminha endurecer são falta de cuidado no corte e na preparação, cozimento insuficiente ou prolongado, temperatura muito alta ou muito baixa, a falta de descanso da carne, ou seja, servi-la de imediato, impedindo que os sucos se redistribuam.

Resolvidas as dúvidas? Agora que você sabe os segredos para o preparo da maminha na panela de pressão, confira outros posts da Minha Receita que podem te interessar, como os segredos para fazer um bom churrasco. Até a próxima!

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Bovinos zliveSeo

Matérias relacionadas

Bovinos

Confira outras matérias

Pedaços de carne cupim com queijo dispostos em uma tábua de madeira.
19.Nov

Bovinos

Não use cerveja, nem leite! Veja como amaciar a carne de churrasco com fruta

Fatia de moussaka de berinjela, carne moída, molho branco e batata disposta sobre um prato azul. Ao fundo, uma tigela com tomates e outras tigelas com temperos.
18.Nov

Bovinos

O que é moussaka? Conheça a lasanha de batata, berinjela e carne moída do Oriente Médio

Bife do vazio servido em uma tábua de madeira. Ao lado do bife, uma pequena tigela branca com vinagrete de maçã. Os itens estão dispostos em uma mesa coberta com um pano vermelho.
14.Nov

Aves

Churrasco mais saudável: opções de carnes magras e acompanhamentos leves

Prato de macarrão tipo espaguete coberto com molho à bolonhesa, que inclui carne moída e pequenos pedaços de tomate. O molho é vibrante, de coloração vermelha intensa, e está finalizado com uma generosa porção de queijo ralado por cima. O prato é servido em uma tigela branca com bordas largas e discretas manchas rústicas, colocada sobre um prato maior de cor azul. Ao fundo, há uma tigela menor com mais queijo ralado. Talheres pretos estão dispostos sobre um guardanapo azul à esquerda.
14.Nov

Bovinos

Carne moída sequinha ou caudolosa? Aprenda a fazer as duas maneiras

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.