Matérias

Matérias

Matérias e dicas



5 segredos para fazer maminha na panela de pressão

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

No Brasil, a cultura do churrasco e do consumo de carnes é muito forte. Apreciar carnes especiais é frequentemente associado a encontros como festas de família, comemorações e reuniões entre amigos, além disso, nosso país também conta com uma grandediversidade de preparos e cortes de carne como filé mignon, picanha, alcatra, contrafilé e, claro, maminha.

Se quer preparar esse prato sem a bagunça de fazer um churrasco, continue a leitura para descobrir 5 segredos de como fazer maminha na panela de pressão de forma prática.

Carne desfiada mexicana servida em uma tigela com coentro e fatias de limão, cercada por ingredientes como tomates picados, cebolas roxas fatiadas, jalapeños, tortillas e flocos de pimenta em uma toalha de mesa colorida, pronta para ser usada em uma refeição tradicional mexicana.

5 melhores dicas para fazer maminha na panela de pressão

A maminha é um corte bovino extraído da peça completa da alcatra, incluindo a picanha e o miolo da alcatra. Uma carne suculenta, que possui um certo nível de gordura, a maminha na panela de pressão é um prato tão conhecido quanto delicioso.

Cheia de sabor e suculência, além de prática e fácil de preparar, a maminha na panela de pressão casa bem com arroz, purê de batata, legumes, farofa ou polenta. Quer conferir 5 segredos para fazer a maminha perfeita na panela de pressão? Continue lendo!

1. Tempere e marine a carne antes de colocá-la na pressão

O primeiro passo é marinar a carne já em temperatura ambiente. Misture uma quantidade adequada de água, vinagre e/ou suco de limão, azeite, páprica e sal a gosto. Deixe a carne descansar nessa combinação por no mínimo 30 minutos. Além de deixá-la mais macia, a marinada torna a carne ainda mais saborosa.

Uma dica importante é escolher carnes boas e de confiança. A Maminha Friboi é reconhecida por sua qualidade superior, grande excelência e capacidade de transformar qualquer refeição em um momento especial pela experiência gastronômica.

2. Utilize o martelinho para carnes na maminha

O martelinho de carne é extremamente útil nesses momentos, já que auxilia a quebrar as fibras musculares da carne, a uniformizar a espessura da maminha e a reter a marinada, aumentando o sabor. Apenas se lembre de fazer movimentos firmes, mas controlados, para obter os melhores resultados.

3. Sele a maminha no fogo antes de assá-la

No momento de preparar a maminha na pressão, é importante selar a carne no fogo alto por cerca três minutos de cada lado ou até dourar. Deixe-a resfriar enquanto coloca os outros ingredientes na panela antes de colocar cozinhar na pressão. Esse procedimento, além de garantir uma suculência à maminha, ajuda a formar uma crosta cheia de sabores no fundo da panela.

Se você gosta dessa carne e gostaria de aproveitá-la ainda mais, entenda se maminha é boa para churrasco.

4. Ao pegar pressão, deixe a temperatura mais amena

Ao pegar pressão, deixe a panela no fogo baixo. As temperaturas mais amenas garantem um cozimento mais uniforme e macio, tornando o prato ainda mais saboroso que derrete na boca. Outro fator importante é não deixar a carne cozinhar por muito tempo (além dos 40 minutos na pressão) para não endurecê-la.

Se você gosta de carnes mais ao ponto, espere sair a pressão para finalizá-la na frigideira, onde você terá maior controle do andamento da maminha.

5. Cuidado na hora de realizar o corte da peça

Para cortar a maminha, é importante que o corte seja feito contra as fibras da carne. Parece algo bobo, mas é um dos passos que mais afetam a textura da carne! Ao tomar esse cuidado, você evita que ela fique dura e garante que a sua receita de maminha na panela de pressão se desmanche na boca a cada mordida.

O ponto-chave é encontrar a direção das fibras e cortar de forma perpendicular a elas, e não paralela — ou seja, se a fibra está na vertical, faça o corte na horizontal. Ao cortar dessa maneira, você reduz o tamanho das fibras, tornando a carne muito mais fácil de mastigar.

Perguntas importantes sobre maminha

Algumas dúvidas podem surgir durante a escolha da carne e sua preparação. Confira as principais a seguir.

Qual a carne mais macia, maminha ou fraldinha?

Tanto a maminha quanto a fraldinha são cortes muito comuns no cardápio do brasileiro, sendo ambos parte dos 10 cortes de carne econômicos para o dia a dia. Cada um tem suas singularidades, e você pode optar pela sua preferência pessoal.

A maminha é geralmente considerada mais macia por conta das fibras menores, textura suculenta e quantidade moderada de gordura, que ajuda a manter a carne úmida durante o cozimento. Ela apresenta um valor de compra geralmente mais alto e, se não tomado o cuidado correto, pode ficar dura.

Já a fraldinha, apesar de suas fibras longas, quando cortada corretamente (do contra, assim como a maminha), pode se tornar tão macia e saborosa quanto a maminha e com um maior custo-benefício.

Por que a maminha fica dura?

As razões para a carne da maminha endurecer são falta de cuidado no corte e na preparação, cozimento insuficiente ou prolongado, temperatura muito alta ou muito baixa, a falta de descanso da carne, ou seja, servi-la de imediato, impedindo que os sucos se redistribuam.

Resolvidas as dúvidas? Agora que você sabe os segredos para o preparo da maminha na panela de pressão, confira outros posts da Minha Receita que podem te interessar, como os segredos para fazer um bom churrasco. Até a próxima!

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Bovinos zliveSeo

Matérias relacionadas

Bovinos

Confira outras matérias

Imagem de um prato escuro com Carpaccio de carne e algumas folhas de rúcula por cima, sob uma mesa escura.
17.Oct

Bovinos

Carpaccio de carne: confira 3 receitas deliciosas

picanha maturada cortadas encima de uma tabua de madeira com faca ao lado
17.Oct

Bovinos

Picanha maturada: saiba mais sobre essa técnica!

Churrasco de costela maturatta friboi com abobrinhas recheadas com carne.
16.Oct

Bovinos

O que é costela ripa? Conheça o corte com maciez e sabor excepcionais

Panquecas de carne com molho de tomate servidas em um prato branco. Ao fundo, tomates inteiros.
16.Oct

Aves

10 sugestões de acompanhamentos para panqueca de frango e carne

Mais Matérias