Por Minha Receita
Quer preparar uma refeição deliciosa e garantir uma experiência gastronômica no seu almoço ou jantar? Saiba que para isso é fundamental fazer a escolha certa do corte de carne para bife.
Desta forma, separamos alguns dos melhores cortes da Friboi para fazer em bife e garantir refeição de deixar água na boca. Confira!
1. Filé Mignon
O filé mignon é considerado um corte nobre, contando com baixo nível de gordura. Ele é retirado da parte traseira do animal, sendo uma carne extremamente macia.
Aqui vai um segredinho para deixar o filé mignon ainda mais suculento: deixe a espessura da carne um pouco mais grossa para manter o suco na peça.
Para deixar essa refeição ainda mais gostosa e refinada, você pode fazer o filé mignon ao molho madeira e servir com um arroz branco soltinho. Já ficou na vontade?
2. Contrafilé
O contrafilé é um corte retirado do lombo do boi, no lado oposto ao filé mignon. É considerado uma carne magra, apesar de contar com uma camada de gordura que lhe confere suculência.
Se você está com pressa, este corte é perfeito para bife, pois pode ser preparado em menos de 10 minutos. Além disso, é uma excelente escolha para churrascos, proporcionando um sabor acentuado.
Com essa carne, é possível fazer diversas receitas, como o famoso Contra Filé à Oswaldo Aranha, que conta com um preparo simples e muito saboroso, graças aos complementos de alho frito e farinha de mandioca.
3. Miolo de alcatra
O miolo de alcatra, também conhecido como Coração de Alcatra, constitui o centro da peça, caracterizando-se por suas fibras curtas que atribuem uma textura extremamente macia, tornando-o uma carne perfeita para cortes em bifes.
Essa peça é uma das melhores carnes para churrascos e também é super versátil seus preparos na cozinha, podendo ser feito como assado, picadinho, grelhado ou refogado.
4. Coxão mole
O coxão mole é um corte bovino retirado da coxa do animal, sendo um dos mais macios por conta de suas fibras curtas e textura suculenta. Essa peça pode ser preparada de diversas formas, sendo considerada um corte versátil e super suculento para o dia a dia.
Além de contar com um preparo descomplicado, é uma excelente escolha para fazer strogonoff de carne, pois o coxão mole apresenta um sabor rico e macio, graças à sua marmorização que absorve os sabores do molho.
5. Picanha
O corte preferido dos brasileiros, a picanha. Ela é conhecida por sua suculência e sabor incomparáveis. Com sua característica camada de gordura na parte superior, é perfeita para diversas ocasiões: do churrasco entre amigos ou para fazer bifes grelhados na cozinha.
Essa peça não tem muitos segredos, pois seu sabor único fala por si só. Para uma experiência ainda mais saborosa, experimente a picanha com mandioca na manteiga — uma combinação que derrete na boca.
5 dicas para deixar a carne para bife suculenta
Confira nossas dicas para deixar a carne escolhida no ponto certo, suculenta, gostosa e perfeita para surpreender seus convidados:
1. Cortar corretamente
Sabia que até a forma que você corta a carne influencia na sua maciez? Por isso, é essencial cortar os bifes no sentido das fibras da carne, garantindo ao máximo a textura e a suculência da carne.
2. Atente-se a grossura do bife
Se você deseja um bife suculento, é fundamental prestar atenção à sua espessura. Por isso evite bifes muito finos e dê preferência para uma espessura de dois dedos para o bife manter os sucos durante o cozimento.
3. Não fique virando a carne
Um erro comum dos iniciantes é ficar virando a carne diversas vezes, o que pode resultar em uma textura dura.
Quando colocar a carne na frigideira, não fique mexendo e virando a peça. Deixe-a cozinhar pelo tempo indicado de cada lado e vire apenas uma vez, quando necessário.Dessa forma, você permite que a carne desenvolva uma crosta saborosa e preserve seus sucos internos, garantindo uma textura macia ao final do preparo.
4. Garanta o ponto ideal
O ponto ideal é quando o centro da carne continua rosado e o externo mais escuro, dourado. Para um bife bem preparado, primeiro, aqueça a frigideira em fogo alto e depois adicione o bife. Aguarde até perceber que a cor está mudando na lateral do bife, o que indica que está cozinhando em direção ao topo.
É nesse momento que você deve virá-lo. Após virar, reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe por cerca de 3 minutos para alcançar o ponto desejado.
5. Não tempere antes
Se você deseja reproduzir em casa aquele prato digno de um restaurante chique, com um bife bonito e com sabor único, aqui está o segredo: tempere a carne no momento certo. Adicionar tempero à carne vermelha antes do preparo pode resultar em desidratação, fazendo-a perder seus sucos naturais.
Portanto, o ideal é adicionar o sal somente quando o bife já estiver na panela, garantindo que ele mantenha toda a sua suculência e maciez.
Gostou das nossas dicas de como preparar um bife perfeito para servir no almoço ou jantar? Depois desse texto, não tem erro! Em nosso site você encontra todos os tipos de receita, seja para complementar uma refeição, prato principal ou docinhos para sobremesa. Não deixe de acompanhar as novidades. Até mais!