Por Minha Receita
Quem não gosta de um churrasco com carne suculenta? Para ter um resultado satisfatório, muitas pessoas recorrem ao uso de cerveja ou leite na hora de amaciar a carne, principalmente os cortes de segunda, como a ponta de peito e o coxão mole. Mas, há uma alternativa natural e surpreendente que pode ser muito mais eficaz. E não, nós não estamos falando das marinadas com cachaça!
A seguir, veja como deixar as carnes para churrasco muito mais suculentas com esse truque:
Abacaxi é uma fruta poderosa para amaciar carnes
Além da cerveja, da cachaça e do leite, o abacaxi é um amaciante natural para as carnes. Ele é tão potente que nem pode ficar em contato direto por muito tempo, pois pode acabar deixando as carnes muito moles.
O segredo da fruta está em uma enzima chamada bromelina, que quebra as fibras da carne e reduz sua rigidez. Esse processo facilita a mastigação e realça a textura, sendo ideal para cortes mais duros como acém, alcatra, cupim, maminha ou peito bovino.
Veja também: Qual é a parte mais macia da alcatra?
Como amaciar a carne de churrasco com suco de abacaxi?
Além de amaciar, o abacaxi traz mais sabor, complementando carne de churrasco com um toque ácido. A fruta ajuda a realçar as características da carne e combina bem com muitos temperos para churrasco, como alho, açúcar mascavo, melaço, pimenta e ervas. Veja mais dicas!
- Escolha o abacaxi certo:
Prefira um abacaxi maduro, pois ele terá mais suco e bromelina ativa. - Prepare o suco:
Bata a polpa do abacaxi no liquidificador com um pouco de água. Não adicione açúcar nem coe o suco, para aproveitar ao máximo a enzima. - Marine a carne:
- Coloque a carne em um recipiente ou saco plástico;
- Despeje o suco de abacaxi, cobrindo todos os pedaços;
- Adicione temperos a gosto, como sal, alho e pimenta, para agregar sabor.
- Tempo de marinada:
- Cortes mais grossos: deixe por no máximo 30 minutos.
- Cortes mais finos: 10 a 15 minutos são suficientes.
Dicas extras para um churrasco em casa perfeito
Combine o método com cortes de boa qualidade. A maciez depende tanto do preparo quanto do tipo de carne. Uma boa opção é a Ponta de Peito Bovino Maturatta, o Cupim Maturatta e o Acém Bovino Maturatta. Além disso, experimente usar o abacaxi não só como amaciante, mas também como acompanhamento: grelhe fatias da fruta para servir junto com a carne.
Na hora de preparar o churrasco em casa, retire a carne da marinada, escorra o excesso de suco e leve à grelha. O calor intenso sela a carne rapidamente, preservando os sucos internos e a maciez. A técnica é prática, natural e realça o sabor da carne sem precisar recorrer aos métodos tradicionais. Aproveite!