Por Minha Receita
O galeto é um tipo de frango menor e mais macio do que o frango tradicional vendido em açougues, comumente assado na brasa para realçar seu sabor. Com isso, os pratos feitos com galeto são famosos por seus sabores únicos e defumados, que conferem um toque especial às receitas.
Essa iguaria tem raízes nas zonas de colonização italiana do sudeste e sul do Brasil. Na Europa, era conhecida como “passarinhada” e ganhou o nome de galeto ao chegar ao Brasil. Ao preparar um galeto, você experimentará um sabor distinto e uma textura que o diferencia do frango comum.
Se você deseja conhecer mais sobre essa deliciosa opção, continue lendo para descobrir tudo o que precisa saber para preparar um galeto perfeito. Vamos mergulhar na história e nas técnicas que fazem do galeto uma escolha especial para suas refeições!
Qual é a origem do galeto?
É uma herança culinária que veio dos países europeus, como Portugal, Itália e Espanha, e se espalhou pelo restante do território. Hoje em dia, encontramos diversos pratos típicos que compõem o galeto em todos os estados do Brasil, como:
- Sopa de cappelletti com galeto;
- Galeto assado na brasa;
- Galeto ao primo canto;
- Galeto al mattone;
- Galeto ao molho de ervas;
- Galeto com polenta frita;
- Galeto com batatas rústicas.
O que é galeto? O que significa?
O Galeto Seara nada mais é do que o frango em uma fase mais jovem. Ele é bem menor do que outros frangos, pesa em torno de 600 g e sua carne é mais macia, com um sabor e textura mais característico — quem prova diz ser mais saboroso!
Como se prepara um prato com galeto?
É uma ave indicada para preparo no forno para servir inteira. Além disso, vale ressaltar que não é indicado comprar um galeto congelado, somente resfriado. Essa é a melhor forma de manter a maciez e sabor do frango, principalmente por ele não conter muita gordura. Uma imersão em alho, cebola, vinho para marinar, limão e ervas finas já são o suficiente para preparar um galeto assado saboroso.
Como servir galeto? 3 receitas para preparar em casa
O galeto, diferentemente do frango assado de tamanho comum, é bem menor e a forma mais comum e indicada para servir é feito na brasa, bem tostado. É um prato famoso em bares e restaurantes, assado com condimentos e servido com uma bebida bem gelada, como refrigerante, cervejas e sucos naturais. Confira 3 receitas de galeto para preparar em casa:
Receita | Ingredientes | Modo de preparo |
---|---|---|
Galeto assado na brasa | 1 galeto inteiro, sal grosso, azeite de oliva, ervas frescas (alecrim, tomilho, sálvia) e alho picado. | Tempere o galeto com sal grosso, azeite, ervas e alho. Deixe marinar por 2 horas. Asse na brasa até dourar e cozinhar por completo, aproximadamente 45 minutos. |
Galeto ao primo canto | 1 galeto, suco de 1 limão, 3 dentes de alho amassados, 2 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta a gosto e alecrim fresco. | Tempere o galeto com suco de limão, alho, azeite, sal, pimenta e alecrim. Deixe marinar por 1 hora. Asse em forno preaquecido a 200 °C por 40 ou 50 minutos, até dourar. |
Galeto com polenta frita | 1 galeto, sal, pimenta-do-reino, 2 dentes de alho picados, 1 ramo de alecrim, 2 colheres de sopa de manteiga e polenta pronta cortada em palitos. | Tempere o galeto com sal, pimenta, alho e alecrim. Cozinhe na manteiga até dourar e ficar suculento. Sirva com a polenta frita em óleo quente até ficar crocante. |
Qual é a diferença entre frango e galeto?
A maior diferença entre um frango e o galeto é a idade e o tamanho das aves. O galeto, pode chegar ao peso de no máximo 600 g. Já o frango tradicional é consideravelmente maior do que o galeto.
O que é uma galeteria?
As galeterias são restaurantes especializados em galetos, servindo pratos com as mais variadas receitas do frango. Além disso, atendem geralmente o público de classe média e alta nas cidades.
Para quem pensa em empreender, esse é um negócio que funciona bem em locais com grande circulação de pessoas, seja durante o dia ou à noite, para comer no local, delivery ou takeaway. Costumam abrir para funcionamento tanto no horário do almoço quanto do jantar e fazem muito sucesso entre o público familiar.
Já para quem pensa em frequentar o local, são ótimos restaurantes para visitar com amigos e família para aproveitar receitas deliciosas com galeto e acompanhamentos.
Agora que você conhece a história do galeto e suas origens, confira nossas 4 dicas para deixar o galeto assado suculento e preparar uma receita deliciosa. Esperamos você lá!