Por Minha Receita
A picanha suína é um corte de carne de porco suculento que tem feito sucesso no churrasco gourmet. O corte tem o mesmo nome que a picanha retirada do boi, pois também vem da região traseira do porco.
A melhor forma de aproveitar o sabor, a maciez e a versatilidade da carne é preparando a picanha assada na churrasqueira, a picanha suína no forno e a picanha suína na panela de pressão. A seguir, veja qual é a preparação ideal para as suas receitas e aprenda tudo sobre esse tipo de carne suína!
De qual animal vem a picanha suína?
A picanha suína é um corte retirado da carne de porco, especificamente da região do lombo, que é a mesma área onde a picanha bovina é retirada de um boi. Ela fica localizada logo acima da alcatra e é considerada um corte nobre, com uma deliciosa capa de gordura.
Em qual parte do porco fica a picanha suína?
A picanha suína é cortada da parte traseira do porco, mais precisamente da região próxima à cauda, conhecida como lombo suíno. É uma área com uma camada de gordura que contribui para o sabor e a suculência da carne. No churrasco de picanha suína assada, o ponto certo da carne deve ser o mesmo que o bovino para preservar o seu sabor.
Veja também: Como fazer picanha suína: 6 dicas de preparo fundamentais!
Qual corte é a picanha suína?
A picanha suína é um corte específico de carne de porco que consiste na porção da carne retirada da parte superior do lombo. A peça possui uma forma triangular, semelhante à picanha bovina. Para aproveitar bem o corte de picanha, separe a carne do coxão duro antes de assar.
Quais são as melhores formas de fazer picanha suína?
- Assada no forno: A picanha no forno deve ser assada a uma temperatura controlada, garantindo que a carne fique macia e suculenta, como é o caso das receitas com a Picanha Suína ao Alho Congelada Seara Gourmet.
- No churrasco: Grelhar a picanha suína temperada na churrasqueira é uma opção clássica, permitindo que gordura derreta e a carne fique caramelizada por fora, mantendo-a suculenta por dentro.
- Na airfryer: Fritar a picanha na airfryer, em uma frigideira ou chapa é uma opção rápida que resulta em uma textura crocante.
- Na grelha: Grelhar a picanha suína em uma chapa ou frigideira também é uma escolha válida e ajuda a criar uma crosta saborosa.
Seja qual for a sua receita com picanha suína, o mais importante é temperar a carne adequadamente com sal, pimenta e outros temperos de sua preferência para realçar seu sabor.
Além disso, comprar uma peça de qualidade e manter a capa de gordura do corte, antes de assar, é uma boa dica para que a picanha fique suculenta.
A picanha suína é um corte versátil que pode ser apreciado de diversas maneiras, inclusive com outros cortes de carne suína e bovina, como a panceta e a alcatra.
E aí, anotou as dicas? Agora é a hora de convidar os amigos para dividir uma picanha suína suculenta com você, sem medo de errar no preparo!
Veja também: Ponto da picanha suína: 5 dicas para atingir a cor, textura e suculência perfeitas