Matérias

Matérias

Matérias e dicas



O que é picanha suína?

Tudo o que você precisa saber sobre esse corte macio e suculento

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

A picanha suína é um corte de carne de porco suculento que tem feito sucesso no churrasco gourmet. O corte tem o mesmo nome que a picanha retirada do boi, pois também vem da região traseira do porco. 

A melhor forma de aproveitar o sabor, a maciez e a versatilidade da carne é preparando a picanha assada na churrasqueira, a picanha suína no forno e a picanha suína na panela de pressão. A seguir, veja qual é a preparação ideal para as suas receitas e aprenda tudo sobre esse tipo de carne suína!

De qual animal vem a picanha suína?

A picanha suína é um corte retirado da carne de porco, especificamente da região do lombo, que é a mesma área onde a picanha bovina é retirada de um boi. Ela fica localizada logo acima da alcatra e é considerada um corte nobre, com uma deliciosa capa de gordura.

Em qual parte do porco fica a picanha suína?

A picanha suína é cortada da parte traseira do porco, mais precisamente da região próxima à cauda, conhecida como lombo suíno. É uma área com uma camada de gordura que contribui para o sabor e a suculência da carne. No churrasco de picanha suína assada, o ponto certo da carne deve ser o mesmo que o bovino para preservar o seu sabor. 

Veja também: Como fazer picanha suína: 6 dicas de preparo fundamentais!

Qual corte é a picanha suína?

A picanha suína é um corte específico de carne de porco que consiste na porção da carne retirada da parte superior do lombo. A peça possui uma forma triangular, semelhante à picanha bovina. Para aproveitar bem o corte de picanha, separe a carne do coxão duro antes de assar. 

Quais são as melhores formas de fazer picanha suína?

  • No churrasco: Grelhar a picanha suína temperada na churrasqueira é uma opção clássica, permitindo que gordura derreta e a carne fique caramelizada por fora, mantendo-a suculenta por dentro.
  • Na airfryer: Fritar a picanha na airfryer, em uma frigideira ou chapa é uma opção rápida que resulta em uma textura crocante.
  • Na grelha: Grelhar a picanha suína em uma chapa ou frigideira também é uma escolha válida e ajuda a criar uma crosta saborosa.

Seja qual for a sua receita com picanha suína, o mais importante é temperar a carne adequadamente com sal, pimenta e outros temperos de sua preferência para realçar seu sabor.

Além disso, comprar uma peça de qualidade e manter a capa de gordura do corte, antes de assar, é uma boa dica para que a picanha fique suculenta

A picanha suína é um corte versátil que pode ser apreciado de diversas maneiras, inclusive com outros cortes de carne suína e bovina, como a panceta e a alcatra.

E aí, anotou as dicas? Agora é a hora de convidar os amigos para dividir uma picanha suína suculenta com você, sem medo de errar no preparo!

Veja também: Ponto da picanha suína: 5 dicas para atingir a cor, textura e suculência perfeitas

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Gourmet Para Almoço e Jantar

Matérias relacionadas

Carne Suína

Confira outras matérias

Prato com joelho de porco assado e temperado, acompanhado de batatas douradas fatiadas. Ao fundo, cerveja escura com espuma e itens como alho, azeite e temperos.
16.Oct

Carne Suína

Joelho de porco na airfryer: receita de Eisbein mais prática e suculenta

Strogonoff de lombo suíno cortado em tiras com batatas bolinhas assadas ao lado servido em um prato branco.
16.Oct

Carne Suína

Quais os benefícios do lombo suíno? Descubra a riqueza dessa proteína na alimentação

Pizza com presunto alemão em cima de uma tábua de madeira. Ao lado, folhas de louro e bagas de zimbro. Ao fundo, tomates inteiros.
27.Sep

Carne Suína

Comida alemã: do fast food ao pratos clássicos, confira as mais irresistíveis

A imagem mostra filés de alcatra de boi assados e cortados em fatias grossas, servidos em uma travessa retangular branca. A carne está suculenta e dourada por fora, com um molho leve de carne na base. Ao lado, acompanhamentos de cenouras fatiadas, castanhas-de-caju e batatas, criando uma refeição completa e robusta. O prato está decorado com um ramo de alecrim fresco, e ao fundo, é possível ver utensílios de mesa elegantemente dispostos para uma refeição formal.
13.Sep

Bovinos

Cachaça para cozinhar? Veja 5 combinações com carnes que deixam a receita suculenta

Mais Matérias