Por Minha Receita
Para quem não abre mão de um delicioso churrasco suíno, aprender como fazer panceta na churrasqueira é uma forma deliciosa de preparar a carne e impressionar os convidados. Embora seja uma receita simples, para acertar no preparo você precisa seguir algumas etapas essenciais, como a escolha de uma panceta suína de qualidade e dos melhores temperos para a carne de porco. A seguir, veja 5 dicas para uma carne suína suculenta e saborosa no churrasco, preparando panceta na churrasqueira. Confira!
O que é panceta? Saiba mais sobre o corte suíno ideal para o churrasco
A panceta é um corte de carne de porco que tem um resultado surpreendente na churrasqueira. A carne é retirada da barriga do suíno, mesmo lugar de onde vem o bacon, mas não é defumada. Além disso, possui uma camada de gordura aparente e é ideal para fazer panceta pururuca.
Saiba mais: Carne suína para churrasco: 10 cortes suculentas e mais em conta
Dica 1) Panceta na churrasqueira: aprenda a escolher o corte
A linha de Churrasco Gourmet da Seara conta com diversos cortes suínos suculentos que são referência em qualidade, incluindo a Panceta Suína com Lemon Pepper Congelada Seara Gourmet, que é marinada no tempero lemon pepper. O tempero dá um toque cítrico e apimentado à carne, deixando o corte mais macio e saboroso. Para preparar, basta levar a panceta suína diretamente para a grelha e aproveitar o churrasco!
Veja também: Panceta suína: 8 receitas para fazer no forno, na churrasqueira e na airfryer
Dica 2) Tempere a panceta na churrasqueira com marinadas cítricas
Caso você escolha uma panceta resfriada, o próximo passo é temperar a carne suína com uma mistura de temperos cítricos e apimentados. Aposte em uma marinada de temperos secos, como ervas finas (manjericão, tomilho, manjerona, sálvia, alecrim e orégano), lemon pepper e páprica picante com vinagre e limão. Deixe a carne marinando de um dia para o outro na geladeira com o tempero para panceta na churrasqueira.
Dica 3) Panceta assada na churrasqueira pode ser temperada com sal, pimenta e limão
Para fazer uma marinada mais rápida, a dica é temperar a carne com sal, pimentas variadas (como pimenta-do-reino, calabresa, caiena, jalapeño) e suco de limão. Nesse caso, deixe a panceta marinando na geladeira por, pelo menos, 12 horas.
Confira também: Panceta assada: 10 receitas suculentas para experimentar
Dica 4) Confira como assar panceta na churrasqueira
Quando a carne suína estiver bem temperada, veja como fazer panceta na churrasqueira passo a passo:
- Coloque a panceta na churrasqueira com o couro virado para cima e deixe cozinhar por aproximadamente meia hora em calor brando;
- Depois, embrulhe a panceta suína em duas folhas de papel alumínio para acelerar o tempo de cocção. Volte com a carne para a grelha (com a parte do couro virada para baixo) e asse por 1 hora;
- Quando a carne estiver macia, tire o papel alumínio e deixe a panceta mais 5 minutos na brasa para deixar o couro crocante. Essa é uma das formas mais simples de fazer panceta à pururuca na churrasqueira.
Saiba mais: Como fazer panceta: veja 5 modos de preparo diferentes
Dica 5) Sirva a panceta de porco com acompanhamentos para churrasco
Para deixar o churrasco completo, não se esqueça de servir a carne suína com um acompanhamento saboroso. A dica é apostar nas receitas de Farofa de Bacon com Pão de Forma, Ervas, Especiarias e Chips de Parmesão e no Arroz à Grega com Presunto para acompanhar. Para os amantes de pão de alho caseiro, você pode incrementar o aperitivo com recheio de queijo e maionese temperada com alho e ervas, como salsa, alecrim ou manjericão.
Veja também: Como fazer panceta na panela de pressão: é simples e fica suculenta!
Matéria publicada em 14 de junho de 2021.
Matéria atualizada em 22 de fevereiro de 2024.