Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Peru de Natal: 12 dicas infalíveis para preparar o prato para a ceia

O segredo para um peru assado suculento está no preparo

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

O peru de Natal é um dos pratos mais aguardados da ceia. De tão suculento, ele poderia ser saboreado o ano inteiro – e muitas pessoas iriam amar! Só que muita gente tem receio de preparar o peru assado por ser uma ave grande e que precisa de bastante tempo de forno para assar por dentro. Para uns, a receita de peru de Natal acaba passando do ponto e ressecando demais, enquanto para outros a dúvida é sobre descongelamento e marinada.

A seguir, o Minha Receita separou 12 dicas infalíveis que te farão acertar no prato na ceia de Natal. Anote e capriche! 

1. Na hora de escolher o peru de Natal, aposte na praticidade

Se você não quer perder muito tempo na cozinha, a melhor opção é escolher uma ave que possa descongelar e levar direto ao forno. Por isso, o Peru Temperado Seara tem popularidade! Ele que já vem temperado com ingredientes especiais e pronto para ser levado direto ao forno. Ou seja, você não precisa perder tempo lavando a ave, nem fazendo a marinada. Assim, o peru assado fica molhadinho, macio e com um tempero delicioso.

Peru inteiro assado servido com salpicão em uma travessa branca.

2. Faça uma marinada para peru com vinho branco para refinar o prato

Se você é do time que adora dar um toque especial com temperos caseiros, vale caprichar na marinada para peru assado. Ela serve para dar mais gosto à ave natalina, mas só vai ser melhor absorvida se você retirar a pele do peru. Uma boa sugestão é apostar no vinho branco ou na cerveja e combinar com ervas (sempre frescas!) como alecrim, tomilho e louro. Pimenta-do-reino, alho e cebola também não podem faltar. Você pode deixar a ave marinando por 12 horas (se for apenas o peito) ou por até 2 dias na geladeira, se for um peru inteiro.

3. A marinada pode se transformar no molho para peru perfeito

Quando for fazer a marinada, pense que é o gosto dela que você vai saborear no peru assado pronto, já que a combinação desses ingredientes também vai servir como o molho para peru. É que a marinada vai deixar a ave natalina mais macia e molhadinha, o que pode ser uma saída para quem tem receio em ressecar o peru de Natal assado.

4. Dica de como fazer peru de Natal: use sacos de assar para marinar a ave

Se você não sabe como fazer peru de Natal, atente-se para o fato de que essa é uma ave natalina grande. Isso significa que você deve colocá-la em sacos de assar na hora da marinada, que são facilmente encontrados nos supermercados. Eles são melhores do que os tabuleiros porque conseguem envolver todo o peru e, assim, não faltar nenhum pedacinho temperado. A dica é usar dois sacos para garantir que um não fure e derrame os temperos da ave natalina. Ah, e se você quiser mais praticidade, o Peru Temperado Seara Assa Fácil já vem temperado e embalado no saco assa fácil, podendo ir direto do freezer para o forno.

5. Deixe o peru de Natal em temperatura ambiente antes de assar

Uma informação que faz toda a diferença é que, se você optar por uma carne que precisa ser descongelada antes de assar, como a do delicioso Peru Defumado Seara Gourmet, precisa deixá-la fora da geladeira cerca de 30 minutos antes de colocá-la no forno. Isso vai evitar ressecar a carne do peru de Natal, pois para ser assado ele deve estar em temperatura ambiente ao invés de gelado ou congelado. Assim, a ave natalina consegue ficar assada de dentro para fora!

O Peru Defumado Seara Gourmet tem uma carne macia e suculenta, naturalmente defumada e cozida, conferindo um sabor único e intenso para marcar os melhores momentos. Basta descongelar e aquecer!

Peru de Natal assado e defumado em uma tábua de madeira com arroz colorido ao lado.

6. Abra o forno a cada uma hora para regar a o peru de Natal com a marinada

Um peru leva cerca de 3 horas para ficar pronto. Sim, é bastante tempo… Mas, enquanto isso, você pode preparar os outros pratos para servir na ceia de Natal. Além disso, vale abrir o forno a cada uma hora para regar a marinada por cima do peru de Natal e, assim, permitir que ele absorva ainda mais o sabor dos ingredientes que você escolheu. Nada de colocar o peru no forno e esquecê-lo, ok?

7. Pincele o peru natalino com margarina Doriana

A Margarina Doriana com Sal vai dar mais brilho, sabor e uma linda cor dourada para a sua receita de peru de Natal! Você pode pincelar toda a extensão da ave com o ingrediente e proteger as pontas das coxas e asas com papel alumínio. Assim, o peru fica molhadinho mesmo passando muito tempo no forno.

8. Remova o papel-alumínio no final para deixar o peru assado dourado

Para deixar o peru natalino bem douradinho, remova o papel-alumínio faltando 30 minutos para retirar a ave do forno. Assim, o peru de Natal será assado diretamente e vai formar aquela crosta saborosa e bonita por fora. Não esqueça de virar a ave natalina e deixá-la no forno mais alguns minutinhos para que ela doure por completo! Confira o modo de preparo completo a seguir:

8. Peru recheado com farofa é sempre uma boa escolha

Fazer um recheio para o peru de Natal é uma ótima forma de incrementar a receita: o Peru de Natal com Farofa Natalina, em especial, fica muito suculento. Essa receita é feita com o Peru Temperado Seara, que já tem o seu sabor característico. Você só vai precisar descongelar a ave, fazer a farofa e rechear a ave.

9. Como decorar o peru de Natal? Faça uma apresentação elegante!

No cardápio para ceia de Natal completa, o peru é um dos itens indispensáveis. Por isso, o peru de Natal merece uma apresentação bem bonita, certo? Coloque o peru assado em uma travessa ou prato bem bonito e utilize ervas frescas ou frutas secas para enfeitá-lo: vale alecrim, tomilho, damasco, tâmara, ameixa, entre outros de sua preferência. 

10. Corte o peru de Natal apenas na hora de servir

Para manter o peru de Natal suculento, é importante cortá-lo apenas na hora de servir, na hora em que todos se sentarem à mesa da ceia. Para evitar o ressecamento da carne, espere 10 minutos depois que a ave sair do forno. Depois, use uma faca afiada e sem serra para cortar: o objetivo é cortar sem desmantelar o peru natalino. Usar um garfo grande de churrasco pode te ajudar também!

11. Escolha a melhor receita de peru de Natal para a sua ceia

Já que o peru é uma das comidas de Natal mais esperadas da ceia, a ave deve estar perfeita para os seus convidados apreciarem. Por isso, escolha a receita que mais combina com a preferência de sua família e amigos, e que também combine com os acompanhamentos da ceia de Natal.

No Minha Receita, você encontra deliciosas opções de preparo, como o Peru de Natal com Pêssego, ou o Peru Defumado com Salada Natalina de Couscous Marroquino e ainda o Peru Assado com Molho de Laranja, Salpicão e Farofa de Bacon com Passas. Aproveite!

Publicada em 22 de dezembro de 2021.

Atualizada em 26 de novembro de 2024.

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Fim de ano Aves Dicas de Cozinha Doriana Gourmet Seara zMultimarcas zWebedia

Matérias relacionadas

Fim de ano

Confira outras matérias

Tender bolinha fatiado, servido com legumes em um prato dourado redondo e bem raso. O fundo da mesa está com decorações de natal e piscas piscas.
26.Nov

Carne Suína

Como assar tender de formas simples: 10 dicas infalíveis para o preparo

Peru de Natal servido com frutas em uma travessa grande. No fundo, uma panelinha com arroz natalino.
22.Nov

Aves

Cardápio para ceia de Natal completa: ideias de entradas e pratos principais para receber a família

Fiesta Seara servido com cuscuz em um prato redondo.
22.Nov

Aves

Comidas para ceia de Natal: 35 receitas de entradas, pratos principais e sobremesas

Tender assado com abacaxi disposto em fatias dentro de uma metade do abacaxi.
22.Nov

Aves

30 sugestões de pratos para uma ceia de Ano Novo simples e barata

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.