Por Minha Receita
A picanha é um dos cortes mais amados na hora de assar na brasa, pois é uma carne muito macia e saborosa! Por isso, frequentemente, as pessoas compram para aproveitar em churrascos ao redor do mundo todo. Mas é preciso ter cuidado, porque é possível simular uma picanha falsa e fácil cair no golpe.
Isso mesmo, existem outros cortes vendidos como picanha, mas que, na verdade, são outras carnes. Você sabia disso? Infelizmente, alguns restaurantes e açougues são mal-intencionados e se aproveitam das similaridades da picanha com outras partes do boi para lucrar de forma não ética — assim que surgiu a “picanha falsa”. O pior deste cenário é que ele não só engana os consumidores, mas também compromete a qualidade do churrasco.
Para evitar isso, confira aqui tudo sobre a picanha falsa: o que é e dicas para identificar. Siga lendo para aprender mais sobre esse corte enganoso e como evitar comprar!
O que é picanha falsa: de qual carne é feita?
A picanha falsa é feita a partir de cortes como alcatra, coxão duro e coxão mole cortados em um formato triangular para simular o corte mais caro. Também existem os espetinhos de picanha falsa, nesse caso, a capa do filé e o coxão duro são preparados no espeto em medalhões e servidos como picanha em algumas churrascarias desonestas.
Isso acontece porque a peça de picanha é uma das partes mais nobres do bovino, o que justifica seu preço mais alto devido à qualidade do sabor e maciez. O quilo da picanha custa em torno de R$ 70,00, enquanto o preço médio da alcatra é R$ 40,00. Essa diferença motivou a falsificação dos empreendimentos não confiáveis, que buscam aumentar a lucratividade ao vender cortes mais baratos como se fossem picanha.
Felizmente, é possível identificar detalhes nos cortes para diferenciar a picanha falsa da verdadeira para não ser enganado no momento da compra e garantir a qualidade do seu churrasco. Veja nossas dicas para diferenciar o que é de verdade e o que não é!
Salve para ler depois: Picanha na manteiga com vinagrete com laranja
Como identificar a picanha falsa?
Para curtir seu churrasco sem se frustrar, é essencial conhecer as características da carne autêntica. Fique atento às fibras e à espessura da gordura. Nas dicas a seguir, explicamos melhor como identificar a verdadeira picanha e evitar cair em golpes. Confira!
1. Aprenda as características visuais da picanha
A picanha verdadeira apresenta três veias que passam na lateral do corte, com espaços de dois dedos entre cada uma. Portanto, ao comprar a carne e não conseguir identificar essas três veias, ou se elas não estiverem na posição correta, atenção! A carne pode ser falsa.
A picanha também possui uma camada de gordura mais espessa e uniforme, que cobre boa parte do corte bovino. Já a gordura da alcatra, por exemplo, pode ser semelhante, mas é mais fina e menos uniforme. Isso também é um ponto a se considerar para diferenciar os cortes do boi.
2. Observe as fibras (linhas) da carne
Outra característica que vai te ajudar a diferenciar a picanha de outros cortes são as fibras da carne! As fibras musculares são as linhas aparentes da carne em alguma direção específica.
No caso da picanha, elas ficam do lado oposto à gordura e correm na diagonal, da borda mais fina para a borda mais grossa da carne. Diferentemente de outros cortes como a alcatra, cujas fibras são mais alinhadas no meio da peça. Portanto, veja fotos para entender as “linhas” musculares do corte e nunca mais errar na hora de comprar!
3. Preste atenção no formato e no tamanho da picanha
Outro ponto a se observar na carne para fugir da picanha falsa é observar o formato e o tamanho da peça. A picanha verdadeira é grande e triangular e contrasta com a aparência do coxão mole e do coxão duro, que são mais redondos e menores. Ainda, o corte nobre é maior e mais espesso em comparação às carnes falsificadas, que tendem a ser menores e mais finas.
4. Tome cuidado com a picanha fatiada
Você já viu bandejas de picanha fatiada nos mercados da sua cidade? Na realidade, muitas vezes, esse produto é uma combinação de picanha com coxão duro para render mais. Por isso, se você optar pela picanha fatiada, redobre sua atenção para observar os pontos mencionados anteriormente, principalmente as fibras!
5. Converse com o açougueiro sem medo
Após entender todos os pontos anteriores, você já possui conhecimento o suficiente para conversar com o açougueiro e questionar características da carne se houver dúvidas ou suspeitas sobre sua procedência.
Pergunte, inclusive, de onde a carne foi cortada. A picanha verdadeira pertence à parte traseira do boi. Se o açougueiro disser que a carne foi cortada de outra região, desconfie e opte por outro estabelecimento ou questione novamente o tipo do corte.
6. Compre em estabelecimentos de confiança
Que tal garantir a procedência da sua picanha? Compre a carne para o churrasco apenas em açougues e mercados de confiança, ou seja, que sejam conhecidos pela cidade, higienizados e que comprovem a procedência das carnes. Vale ressaltar que locais com boa reputação são menos propensos a vender carne falsificada.
Você pode confiar na Friboi para comprar cortes nobres com a melhor qualidade de sabor. A picanha Maturatta Friboi é conhecida por ser naturalmente macia, suculenta e com um sabor único — é para comprar sem medo!
Qual carne é mais parecida com a picanha?
O coxão duro e a alcatra são cortes com características de textura e sabor que se assemelham com a picanha, mas com um custo mais acessível. Por isso, podem servir de alternativas quando você precisar substituir a picanha com uma carne mais barata. Quer saber mais sobre as semelhanças entre essas duas carnes com o corte da picanha? Confira:
- Coxão duro: tem fibras mais curtas e firmes. Embora não seja tão macio quanto a picanha, pode ser uma boa alternativa para churrascos se for bem preparado. Sua textura mais robusta é ideal para pratos que precisam de um cozimento mais longo ou uma marinada saborosa;
- Alcatra: com fibras longas e um bom equilíbrio entre carne e gordura, a alcatra oferece um sabor próximo ao da picanha, mas a um preço mais acessível. É uma opção versátil e econômica para várias receitas.
Esperamos que essas dicas ajudem-no a identificar a picanha verdadeira e evitar a falsa. Para deixar seu churrasco ainda mais gostoso, não deixe de conferir nossa receita de maionese com ovo cozido. Até a próxima!