Por Minha Receita
O preparo da picanha na airfryer é um modo mais prático e rápido de fazer a carne para um almoço de domingo, no dia dia ou até mesmo um churrasco na airfryer, quando não se quer acender a churrasqueira para isso. Para aprender como fazer picanha na airfryer, as dicas a seguir vão te ajudar a deixar a carne ainda mais deliciosa e suculenta com uma boa picanha suína tem que ser. Confira!
Dica 1) Escolha uma carne suína de qualidade para fazer a picanha na airfryer
Para ter um preparo perfeito da sua picanha na airfryer, escolha uma carne de qualidade e que tenha capa de gordura para manter a maciez da peça, como a Picanha Suína Seara. Se você quer elevar o nível da sua receita de picanha na airfryer, vale apostar em peças de linhagem selecionada que apresentam maior marmoreio, garantindo ainda mais suculência e maciez ao corte suíno.
Dica 2) Escolha os temperos certos para fazer a picanha suína na airfryer
Antes de começar o preparo da picanha na airfryer, você precisa saber como temperar carne de porco da maneira certa, para elevar a suculência da peça. O melhor jeito de temperar a picanha suína é preparando uma marinada com vinho branco, molho inglês e mostarda dijon, adicionando ervas frescas de sua preferência. Deixe a picanha marinando de um dia para o outro e pronto!
Dica 3) Como fazer picanha suína na airfryer com temperos simples
Se você não tiver esse tempo para esperar de um dia para o outro, pode escolher as picanhas suínas já temperadas da Seara como a Picanha suína resfriada temperada Seara ou a Picanha Suína ao Alho Seara Gourmet. Esses produtos já estão prontos para o preparo e garantem praticidade para as suas receitas!
Outra dica para fazer a picanha na airfryer é temperar a carne de porco apenas com sal e pimenta-do-reino, selar a peça de todos os lados em uma frigideira com fio de óleo e finalizar o preparo na fritadeira elétrica. Confira o vídeo abaixo:
Dica 4) Faça cortes na gordura para uma picanha na airfryer suculenta
A capa de gordura na parte superior da peça é o elemento que proporciona suculência e maciez no momento que a carne começa a cozinhar. Portanto, o segredo no preparo da picanha suína na air fryer é fazer cortes diagonais nessa capa, de forma proporcional, por toda a superfície. Os cortes precisam ser superficiais, sem aprofundar a carne, isso ajuda a gordura a derreter e penetrar mais facilmente entre as fibras da picanha, dando mais sabor e evitando que a carne fique ressecada.
Dica 5) Preaqueça a fritadeira elétrica para preparar a picanha na airfryer
Para que a picanha na airfryer fique no ponto certo, o mais indicado é preaquecer a fritadeira elétrica a 200ºC por aproximadamente 10 minutos. Isso vai ajudar a manter o ar quente durante todo o tempo de preparo, além de evitar que a picanha fique crua por dentro ou fique com um aspecto seco depois de assada.
Dica 6) Como assar picanha na airfryer: é muito fácil!
Com a fritadeira elétrica aquecida, a peça já temperada e com os cortes feitos na superfície da gordura, é hora de começar o preparo da picanha na airfryer.
Passo 1) Coloque a picanha na airfryer inteira com a gordura riscada e virada para baixo. Ajuste o tempo para 10 minutos na temperatura de 200ºC;
Passo 2) Em seguida, vire a picanha suína para cima e deixe por mais 10 minutos na mesma temperatura;
Passo 3) Diminua a temperatura para 180ºC e programe mais 10 minutos, deixando a picanha suína assar até criar uma crosta dourada.
Dica 7) Sirva a picanha na airfryer com diferentes acompanhamentos
Para fazer um prato completo com a picanha na airfryer, você pode preparar alguns acompanhamentos para churrasco, que vão complementar o sabor da peça. Uma boa dica para combinar com a picanha suína é preparar um Vinagrete de Azeitonas, servido com uma deliciosa Farofa de Calabresa, e você terá uma refeição completa para o seu almoço.
Se quiser uma dica mais sofisticada, você pode fazer o preparo da Picanha Suína com Arroz de Coco Queimado, que será uma ótima pedida para trazer mais variedade para o prato. Escolha a sua guarnição favorita e aproveite!
Matéria publicada em 31 de outubro de 2022.
Matéria atualizada em 22 de janeiro de 2024.