Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Picanha no espeto ou na grelha? Veja qual é o melhor preparo

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

A picanha é aquele prato brasileiro que tem o amor de todos que consomem a carne. Sendo um verdadeiro símbolo do churrasco no país, a picanha no espeto é ideal para eventos sociais de todos os tipos, sejam festas, jantares, comemorações especiais e feriados, assim como pode se aliar muito bem com a grelha em ocasiões mais formais.

A verdade é que a forma ideal do preparo da picanha depende da sua preferência e do equipamento que você tem disponível. Se você tem tanto a grelha quanto espetos para churrasqueira ou nunca preparou picanha antes, continue lendo e encontre dicas de como preparar picanha e dúvidas sobre o corte!

Picanha no espeto: como preparar?

picanha no espeto assado

Para preparar a picanha no espeto, algumas dicas são necessárias. Em primeiro lugar, deve-se sempre escolher uma picanha de boa qualidade, com uma camada de gordura uniforme e sem manchas, como a Picanha Friboi, que possui um altíssimo nível de qualidade e é referência no ramo das carnes.

Para o segundo passo, o ideal é colocar a peça inteira no espeto. Se ela for muito grande, você pode perfeitamente cortar a carne em bifes grossos, de aproximadamente 3 cm ou 4 cm de espessura. Apenas lembre-se de não fazer muitos furos para a carne não perder sua suculência.

Ao temperar, utilize sal grosso em toda a superfície, incluindo a gordura, e deixe a carne descansar por aproximadamente 15 minutos para poder absorver melhor. Para assar, coloque o espeto na churrasqueira e vá girando aos poucos para que a carne passe de maneira uniforme. A picanha ficará pronta por volta de 40 minutos.

  • Prós: nesse preparo, o sabor da picanha é ressaltado, o cozimento da carne é mais uniforme e seu resultado é mais suculento, já que a rotação ajuda a reter os sucos da carne;
  • Contras: além do equipamento exigido, é necessária uma técnica maior para lidar com o espeto pesado, os bifes podem ressecar se não forem tão grossos ou terem mais furos do que o necessário e a carne, de modo geral, demora mais tempo para ficar pronta.

Se interessou pelo processo? Confira nossa receita de picanha na brasa para te auxiliar a fazer essa carne tão saborosa.

Picanha na grelha: como preparar?

Preparar a picanha na grelha é um processo fácil, as etapas de escolha e preparação da carne são as mesmas, inclusive, o corte em bifes, se necessário. A principal diferença se dá na hora de realmente assar a carne.

Para assar a picanha, coloque a parte da gordura voltada para cima, pois isso irá fazer com que ela derreta e penetre na carne, ficando mais hidratada e suculenta. Lembre-se que a camada de gordura deve sempre ser mantida antes do cozimento, pois é ela que ajuda a deixar a carne mais macia e saborosa.

Se estiver assando em filés, o ideal é virar a carne a cada 5 minutos, até atingir o ponto desejado. Para a peça inteira, deixe de 25-35 minutos na grelha. Na hora de servir, o ideal é cortar em fatias finas, contra as fibras.

  • Prós: ao usar a grelha, você tem maior controle sobre o cozimento e a temperatura, além de ser um processo mais rápido e que não exige tanta habilidade;
  • Contras: também necessita de equipamento (churrasqueira simples ou grelha portátil), tem um maior risco de ressecar a carne e um cozimento menos uniforme.

Em resumo: se você valoriza um sabor mais autêntico, o espeto é a melhor opção, mas se prefere praticidade e tem menos habilidade, a grelha é a melhor escolha para você.

Acesse também: Como cortar picanha do jeito certo?

Como espetar a picanha igual na churrascaria?

Para espetar carne da mesma maneira que na churrascaria, você deve seguir alguns passos. Primeiramente, tenha espetos de aço inoxidável, que são mais resistentes e higiênicos.

O truque para espetar carnes do jeito ideal é usar cortes maiores, se preferir, dobre a picanha em um formato parecido com um C com a gordura para fora, posicione o espeto ao longo da parte mais grossa da picanha e passe-o de maneira que fique bem firme.

Quanto tempo leva para assar uma picanha na brasa?

O tempo ideal para assar a picanha na brasa ou na churrasqueira clássica é entre 40 e 50 minutos, em uma temperatura de 52 a 55 °C para mal passado ou 60 e 65 °C para deixar a carne ao ponto.

Qual carne parece picanha no espeto?

picanha grelhada em uma tabua de madeira

Se você está em busca de um corte de carne que lembre a picanha no espeto, opções como alcatra, maminha, fraldinha e contrafilé são bem interessantes. Afinal, apesar de a picanha ser única em seu sabor e textura, esses cortes também oferecem uma ótima experiência gastronômica.

Se você está procurando carne boa para churrasco, confira o post com outras possibilidades igualmente deliciosas para sua festa ou confraternização. Boa leitura!

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Churrasco Assar Bovinos Churrasco em Casa Dicas de Cozinha Friboi Modo de Preparo zliveSeo

Matérias relacionadas

Churrasco

Confira outras matérias

Carne ao ponto para mal grelhada na churrasqueira e fatiada ao meio, servida sobre uma tábua de churrasco.
28.Mar

Bovinos

Como saber o ponto da carne? Teste esse truque feito com os dedos

A imagem mostra duas tiras de costela assadas, dispostas lado a lado em uma superfície escura. A carne está bem grelhada, com uma cor marrom dourada e marcas de grelha visíveis. A gordura derretida está brilhante, indicando que a carne foi assada na brasa. Pedaços de sal grosso estão espalhados sobre a carne, realçando o sabor e a textura. Ramos de alecrim estão posicionados ao redor das costelas, sugerindo um aroma adicional e um toque de ervas. O cenário é típico de um churrasco, com a carne exibindo um aspecto suculento e apetitoso.
28.Mar

Bovinos

Como pedir carne no açougue para o churrasco? Anote essas dicas

Um prato com bifes de contrafilé suculentos, arroz branco soltinho, feijão carioca cremoso e uma salada fresca de alface e tomate. Uma refeição caseira completa, equilibrada e convidativa, perfeita para o dia a dia.
18.Mar

Almoço

Receitas com contrafilé para o dia a dia

Espetinhos com coração de frango, queijo coalho e tomate cereja grelhados, em um prato escuro com molho à parte.
15.Mar

Aves

5 receitas de espetinho de frango suculento e bem temperado

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.