Por Minha Receita
Pizza é boa de qualquer jeito, mas uma massa de pizza com fermentação natural deixa tudo ainda melhor. Apesar do tema despertar a utilização de muitas técnicas diferentes, especialistas e apaixonados por pizza concordam que a massa de pizza feita com fermentação natural e lenta tem um sabor e textura irresistíveis! Entenda o que é massa de fermentação natural, como funciona esse longo processo e qual o impacto de tudo isso no sabor e qualidade da pizza artesanal que chega à sua mesa. Acompanhe!
Afinal, o que é uma massa de pizza com fermentação natural?
Conhecido por diversos nomes – levain, sourdough starter, massa madre, lievito naturale e massa azeda –, o fermento natural é, na verdade, um produto em estado selvagem composto por micro-organismos que, combinados à água e farinha, atuam na fermentação da massa de pizza e outros itens de panificação, como pães e focaccias.
Já que esse tipo de fermento depende da natureza para agir, o processo é bem lento e delicado. Com isso, o tempo de crescimento da massa, mais a temperatura adequada e o uso de ingredientes selecionados, são fundamentais para obter um resultado de excelência, ou seja, uma massa de pizza fofinha, leve e com um perfil de sabor mais intenso.
Geralmente a massa de pizza com fermentação natural precisa descansar por, no mínimo, 24 horas antes de ser finalizada e assada. Esse processo é chamado de fermentação lenta ou longa fermentação. Conforme a massa vai crescendo, os agentes de fermentação vão adicionando sabores complexos, além das bolhas de ar características desse tipo de massa para pizza.
Pizza: fermentação natural e suas principais vantagens
Sabor e aroma inconfundíveis: Se você quer uma pizza que desperte suas papilas gustativas e realce todos os ingredientes usados, a massa de fermentação natural é a melhor escolha para a base de pizza. Além do sabor rico que você não encontra em outros tipos de massas, o aroma é único.
Textura diferenciada: a fermentação natural proporciona uma crosta com boa textura e uma ligeira elasticidade. Seu miolo é macio e, por isso, até mesmo quando a pizza é formatada em massa fina, o conjunto da obra fica irresistível na mordida.
Melhor digestão: com o longo tempo de fermentação e crescimento, as enzimas criadas pelas leveduras pré-digerem amidos e açúcares e quebram o glúten. Assim, quando chega ao seu organismo, já está meio digerido, cortando pela metade o trabalho que tem que ser feito.
Pizza mais nutritiva: o processo de fermentação natural para pizza libera uma quantidade maior de nutrientes em relação às massas preparadas com outras técnicas de fermento.
Pizza Artesanal Seara Gourmet: fermentação natural lenta e mais sabor para a sua noite de pizzas em casa!
E aí, ficou com vontade de comer uma massa de pizza fina feita com fermentação natural de 24 horas? Então corra para o seu supermercado favorito e garanta as duas Pizzas Artesanais da linha Seara Gourmet: a Pizza Artesanal Calabrese e a Pizza Artesanal Margherita. Práticas, elas vão do freezer diretamente para o forno e ficam prontas em até 20 minutos.
Além da massa de fermentação natural, as pizzas artesanais são abertas manualmente e preparadas com ingredientes de qualidade, como tomate importado da Itália. Como se isso não bastasse, elas são assadas no forno à lenha, o que garante uma borda crocante por fora e bem macia por dentro. Irresistível!