Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Pizza: você sabe o que é massa de fermentação natural?

A pizza com fermentação natural tem sabor e aroma inconfundíveis

Por Minha Receita

2/5 - (1 voto)

Pizza é boa de qualquer jeito, mas uma massa de pizza com fermentação natural deixa tudo ainda melhor. Apesar do tema despertar a utilização de muitas técnicas diferentes, especialistas e apaixonados por pizza concordam que a massa de pizza feita com fermentação natural e lenta tem um sabor e textura irresistíveis! Entenda o que é massa de fermentação natural, como funciona esse longo processo e qual o impacto de tudo isso no sabor e qualidade da pizza artesanal que chega à sua mesa. Acompanhe! 

Afinal, o que é uma massa de pizza com fermentação natural?

Conhecido por diversos nomes – levain, sourdough starter, massa madre, lievito naturale e massa azeda –, o fermento natural é, na verdade, um produto em estado selvagem composto por micro-organismos que, combinados à água e farinha, atuam na fermentação da massa de pizza e outros itens de panificação, como pães e focaccias. 

Já que esse tipo de fermento depende da natureza para agir, o processo é bem lento e delicado. Com isso, o tempo de crescimento da massa, mais a temperatura adequada e o uso de ingredientes selecionados, são fundamentais para obter um resultado de excelência, ou seja, uma massa de pizza fofinha, leve e com um perfil de sabor mais intenso. 

Geralmente a massa de pizza com fermentação natural precisa descansar por, no mínimo, 24 horas antes de ser finalizada e assada. Esse processo é chamado de fermentação lenta ou longa fermentação. Conforme a massa vai crescendo, os agentes de fermentação vão adicionando sabores complexos, além das bolhas de ar características desse tipo de massa para pizza. 

Pizza: fermentação natural e suas principais vantagens

Sabor e aroma inconfundíveis: Se você quer uma pizza que desperte suas papilas gustativas e realce todos os ingredientes usados, a massa de fermentação natural é a melhor escolha para a base de pizza. Além do sabor rico que você não encontra em outros tipos de massas, o aroma é único. 

Textura diferenciada: a fermentação natural proporciona uma crosta com boa textura e uma ligeira elasticidade. Seu miolo é macio e, por isso, até mesmo quando a pizza é formatada em massa fina, o conjunto da obra fica irresistível na mordida. 

Melhor digestão: com o longo tempo de fermentação e crescimento, as enzimas criadas pelas leveduras pré-digerem amidos e açúcares e quebram o glúten. Assim, quando chega ao seu organismo, já está meio digerido, cortando pela metade o trabalho que tem que ser feito. 

Pizza mais nutritiva: o processo de fermentação natural para pizza libera uma quantidade maior de nutrientes em relação às massas preparadas com outras técnicas de fermento. 

Pizza Artesanal Seara Gourmet: fermentação natural lenta e mais sabor para a sua noite de pizzas em casa! 

E aí, ficou com vontade de comer uma massa de pizza fina feita com fermentação natural de 24 horas? Então corra para o seu supermercado favorito e garanta as duas Pizzas Artesanais da linha Seara Gourmet: a Pizza Artesanal Calabrese e a Pizza Artesanal Margherita. Práticas, elas vão do freezer diretamente para o forno e ficam prontas em até 20 minutos.

Além da massa de fermentação natural, as pizzas artesanais são abertas manualmente e preparadas com ingredientes de qualidade, como tomate importado da Itália. Como se isso não bastasse, elas são assadas no forno à lenha, o que garante uma borda crocante por fora e bem macia por dentro. Irresistível! 

Os comentários estão desativados.

2/5 - (1 voto)

Ver mais:

Dicas de Cozinha Gourmet Lanches

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

Camarão crocantes empanados servidos em um prato com tigela de molho branco no centro.
19.Nov

Dicas de Cozinha

Como temperar camarão para comer frito, empanado ou ensopado

Fatia de bolo de cenoura com cobertura de chocolate durinha servida em um prato de sobremesa branco
19.Nov

Dicas de Cozinha

Como fazer cobertura de chocolate durinha?

A imagem mostra quatro costelinhas de porco assadas na airfryer, dispostas em uma tábua de madeira clara. As costelas têm uma aparência dourada e caramelizada, sugerindo que foram bem temperadas e assadas até ficarem suculentas e crocantes por fora. Ao lado das costelas, há um pequeno pote de molho cremoso tipo ranch, decorado com cebolinha picada. A mesa de fundo é decorada com um guardanapo xadrez laranja e branco, criando um ambiente acolhedor e descontraído. Há elementos decorativos como garrafas de azeite, limões cortados e dentes de alho, que completam a cena.
19.Nov

Almoço

10 receitas de airfryer para o almoço de domingo 

Pedaços de carne cupim com queijo dispostos em uma tábua de madeira.
19.Nov

Bovinos

Não use cerveja, nem leite! Veja como amaciar a carne de churrasco com fruta

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.