Por Minha Receita
Acertar o ponto da picanha suína é, sem dúvidas, uma das melhores formas de impressionar em uma ocasião especial, como no churrasco de picanha. Na cozinha brasileira, os principais pontos são mal passado, ao ponto e bem passado. A prática exige experiência, mas algumas técnicas podem te ajudar a atingir a cor, textura e suculência perfeitas.
Para assar a picanha na churrasqueira, aposte em cortes marmorizados, como a Picanha suína de linhagem europeia Seara Gourmet, e priorize carnes para churrasco temperadas, como a Picanha suína ao alho Seara Gourmet, que já vem marinada no alho. A seguir, confira 5 dicas que ensinam a preparar a picanha perfeita!
Dica 1) Churrasco de picanha mal passada: cozinhe a carne até 63ºC
Para que a picanha suína fique mal passada, o corte deve permanecer no fogo por, no máximo, 5 minutos até atingir a temperatura mínima de 63 ºC. Assim, a carne permanece com o miolo avermelhado e a parte de fora apenas selada, cozida no ponto suficiente para consumo.
Dica 2) Ao ponto para mal: esse é o ponto da picanha mais macio e suculento
Outra forma de aprender como fazer picanha na churrasqueira é deixá-la no fogo até ficar ao ponto para mal. Nesse ponto da picanha suína, a temperatura interna varia entre 65ºC a 68°C. A carne fica grelhada por fora e com o centro rosado, além de ter uma suculência única.
Dica 3) Picanha suína ao ponto: quando a carne está caramelizada por fora e rosada por dentro
As receitas com picanha suína ao ponto garantem uma carne com a superfície caramelizada e uniforme. Nesse ponto da picanha, a temperatura interna deve variar entre 68 a 72°C. A diferença é que não há quase nenhuma presença de sangue no corte: apenas uma faixa rosada por dentro, com o avermelhado já opaco. Veja como fazer a Picanha Suína Assada com Risoto de Tomates e Aspargos nesse ponto perfeito:
Dica 4) Ao ponto para mais: quando a picanha suína fica rígida, mas mantém a suculência
Esse é o ponto da picanha em que o tempo de preparo supera 8 minutos. A temperatura interna deve ser acima de 72ºC, demonstrando que o corte suíno está no ponto, quase bem passado. O interior ainda é suculento, mas a carne estará mais rígida. Confira uma receita de Picanha Suína no Forno para aprender a deixar a carne com essa textura:
Dica 5) Bem passado: o ponto da picanha mais caramelizado de todos
Esse é o ponto mais conhecido, pois a carne fica completamente cozida por dentro e com uma caramelização mais forte. O corte fica amarronzado, mas não deve passar demais para não torrar. O tempo de preparo varia entre 9 a 10 minutos, dependendo da espessura do corte da picanha suína.