Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Qual a diferença entre coxão mole e coxão duro?

Saiba a diferença entre os cortes bovinos

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Coxão mole e coxão duro são dois cortes de carne muito consumidos no dia a dia, mas que frequentemente geram dúvidas. O fato de ambos terem um nome parecido e virem da parte traseira do boi gera confusão na hora de escolher, mas a diferença entre eles vai muito além de um ser mole e outro ser duro. A carne coxão mole, por exemplo, é feita em bifes, ensopados e churrascos gregos, enquanto o coxão duro na pressão é muito mais prático e delicioso. Saiba mais a seguir!

Carne coxão mole x coxão duro: entenda a diferença!

Tanto a carne coxão duro quanto coxão mole são cortes que vêm da parte traseira do boi. Porém, o coxão duro é mais externo. Essa pequena diferença faz com que os dois tenham propriedades bem distintas entre si. O coxão duro tem fibras mais longas e densas, que influenciam na sua textura. Além disso, conta com uma quantidade maior de colágenos, que deixam a carne mais rígida.

Por outro lado, como o coxão mole (também chamado de chã de dentro) fica na parte interna, possui fibras mais curtas e menos densas. A concentração de colágeno também é menor, assim como a quantidade de gordura. Por isso, o bife de coxão mole ganha uma textura mais macia.

Coxão mole e coxão duro devem ter preparos diferentes

É melhor comer coxão duro ou coxão mole? A resposta é simples: não tem como definir! A verdade é que esses dois cortes são tão diferentes na prática que cada um deve ser preparado de uma maneira e consumido em situações diferentes. No caso da carne coxão duro, o indicado é prepará-la através do cozimento lento. 

Essa técnica ajuda a amolecer a carne de forma igual em todas as partes, garantindo uma peça mais macia e super suculenta. O coxão duro na pressão é outra forma muito comum de preparo. Já o coxão mole, por sua vez, não precisa de um cozimento tão lento. Ele é mais macio naturalmente, podendo ser grelhado, assado ou cozido no forno.

Saiba mais: Coxão mole serve para churrasco?

Onde usar o coxão mole?

O coxão mole é muito fácil de ser preparado. Ele é bastante usado em receitas de picadinhos, ensopados, escalopes e strogonoffs. O bife coxão mole também é super saboroso e apreciado na cozinha. Por já ser macio, não há a necessidade de amaciá-lo, o que poupa tempo na hora do preparo. O corte também funciona muito bem no preparo de hambúrgueres deliciosos. No geral, costuma ser bastante aproveitado em grelhados e assados. 

Vale ressaltar que o coxão mole tem naturalmente um teor mais baixo de gorduras. Por isso, é uma alternativa mais interessante para quem segue uma dieta com foco na diminuição desse componente. Na hora de escolher a carne no mercado, opte por produtos de qualidade, como o Coxão Mole Friboi. Esse corte é macio e apresenta um sabor marcante e delicado, além de ser uma carne magra com baixo teor de gordura e muita suculência.  

Veja também: 9 receitas com coxão mole para um almoço em família

Onde usar a carne coxão duro?

O Coxão Duro Friboi tem fibras longas e proporciona uma carne extremamente suculenta quando preparada com o método do cozimento lento. Por isso, costuma ser muito utilizada no preparo de cozidos, rosbife e carne guisada. Ele também fica uma delícia quando desfiado para o preparo de escondidinhos. O coxão duro na pressão ainda dá origem a uma deliciosa carne de panela para servir no almoço de domingo

Veja também: 3 aperitivos práticos com coxão duro

Coxão mole é bom para churrasco? Saiba qual a carne mais indicada!

Tanto o coxão mole quanto o coxão duro podem ser usados no churrasco, pois são duas carnes suculentas. A escolha do corte a ser utilizado vai depender do gosto pessoal. O coxão mole é bom para churrasco por já ser mais macio naturalmente. Ele é preparado de forma mais rápida, sua textura é agradável ao paladar e tem um sabor delicioso. Por conta disso, costuma ser mais indicado na hora do churrasco.

Porém, o coxão duro preparado da forma correta proporciona uma carne suculenta e de sabor muito marcante. Esse corte requer um cozimento lento, mas o resultado é uma carne de churrasco deliciosa. Além disso, o coxão duro é a melhor opção para quem gosta de carne para churrasco com gordura.

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Bovinos Dicas de Cozinha Friboi Para Almoço e Jantar zWebedia

Matérias relacionadas

Bovinos

Confira outras matérias

Mesa posta com salpicão de frango servido em recipiente laranja.
21.Nov

Aves

Salpicão de frango combina com o que? 10 opções de pratos para servir junto

Pedaços de carne cupim com queijo dispostos em uma tábua de madeira.
19.Nov

Bovinos

Não use cerveja, nem leite! Veja como amaciar a carne de churrasco com fruta

Fatia de moussaka de berinjela, carne moída, molho branco e batata disposta sobre um prato azul. Ao fundo, uma tigela com tomates e outras tigelas com temperos.
18.Nov

Bovinos

O que é moussaka? Conheça a lasanha de batata, berinjela e carne moída do Oriente Médio

Bife do vazio servido em uma tábua de madeira. Ao lado do bife, uma pequena tigela branca com vinagrete de maçã. Os itens estão dispostos em uma mesa coberta com um pano vermelho.
14.Nov

Aves

Churrasco mais saudável: opções de carnes magras e acompanhamentos leves

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.