Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Qual a diferença entre coxão mole e coxão duro?

Saiba a diferença entre os cortes bovinos

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Coxão mole e coxão duro são dois cortes de carne muito consumidos no dia a dia, mas que frequentemente geram dúvidas. O fato de ambos terem um nome parecido e virem da parte traseira do boi gera confusão na hora de escolher, mas a diferença entre eles vai muito além de um ser mole e outro ser duro. A carne coxão mole, por exemplo, é feita em bifes, ensopados e churrascos gregos, enquanto o coxão duro na pressão é muito mais prático e delicioso. Saiba mais a seguir!

Carne coxão mole x coxão duro: entenda a diferença!

Tanto a carne coxão duro quanto coxão mole são cortes que vêm da parte traseira do boi. Porém, o coxão duro é mais externo. Essa pequena diferença faz com que os dois tenham propriedades bem distintas entre si. O coxão duro tem fibras mais longas e densas, que influenciam na sua textura. Além disso, conta com uma quantidade maior de colágenos, que deixam a carne mais rígida.

Por outro lado, como o coxão mole (também chamado de chã de dentro) fica na parte interna, possui fibras mais curtas e menos densas. A concentração de colágeno também é menor, assim como a quantidade de gordura. Por isso, o bife de coxão mole ganha uma textura mais macia.

Coxão mole e coxão duro devem ter preparos diferentes

É melhor comer coxão duro ou coxão mole? A resposta é simples: não tem como definir! A verdade é que esses dois cortes são tão diferentes na prática que cada um deve ser preparado de uma maneira e consumido em situações diferentes. No caso da carne coxão duro, o indicado é prepará-la através do cozimento lento. 

Essa técnica ajuda a amolecer a carne de forma igual em todas as partes, garantindo uma peça mais macia e super suculenta. O coxão duro na pressão é outra forma muito comum de preparo. Já o coxão mole, por sua vez, não precisa de um cozimento tão lento. Ele é mais macio naturalmente, podendo ser grelhado, assado ou cozido no forno.

Saiba mais: Coxão mole serve para churrasco?

Onde usar o coxão mole?

O coxão mole é muito fácil de ser preparado. Ele é bastante usado em receitas de picadinhos, ensopados, escalopes e strogonoffs. O bife coxão mole também é super saboroso e apreciado na cozinha. Por já ser macio, não há a necessidade de amaciá-lo, o que poupa tempo na hora do preparo. O corte também funciona muito bem no preparo de hambúrgueres deliciosos. No geral, costuma ser bastante aproveitado em grelhados e assados. 

Vale ressaltar que o coxão mole tem naturalmente um teor mais baixo de gorduras. Por isso, é uma alternativa mais interessante para quem segue uma dieta com foco na diminuição desse componente. Na hora de escolher a carne no mercado, opte por produtos de qualidade, como o Coxão Mole Friboi. Esse corte é macio e apresenta um sabor marcante e delicado, além de ser uma carne magra com baixo teor de gordura e muita suculência.  

Veja também: 9 receitas com coxão mole para um almoço em família

Onde usar a carne coxão duro?

O Coxão Duro Friboi tem fibras longas e proporciona uma carne extremamente suculenta quando preparada com o método do cozimento lento. Por isso, costuma ser muito utilizada no preparo de cozidos, rosbife e carne guisada. Ele também fica uma delícia quando desfiado para o preparo de escondidinhos. O coxão duro na pressão ainda dá origem a uma deliciosa carne de panela para servir no almoço de domingo

Veja também: 3 aperitivos práticos com coxão duro

Coxão mole é bom para churrasco? Saiba qual a carne mais indicada!

Tanto o coxão mole quanto o coxão duro podem ser usados no churrasco, pois são duas carnes suculentas. A escolha do corte a ser utilizado vai depender do gosto pessoal. O coxão mole é bom para churrasco por já ser mais macio naturalmente. Ele é preparado de forma mais rápida, sua textura é agradável ao paladar e tem um sabor delicioso. Por conta disso, costuma ser mais indicado na hora do churrasco.

Porém, o coxão duro preparado da forma correta proporciona uma carne suculenta e de sabor muito marcante. Esse corte requer um cozimento lento, mas o resultado é uma carne de churrasco deliciosa. Além disso, o coxão duro é a melhor opção para quem gosta de carne para churrasco com gordura.

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Bovinos Dicas de Cozinha Friboi Para Almoço e Jantar zWebedia

Matérias relacionadas

Bovinos

Confira outras matérias

Imagem de um prato escuro com Carpaccio de carne e algumas folhas de rúcula por cima, sob uma mesa escura.
17.Oct

Bovinos

Carpaccio de carne: confira 3 receitas deliciosas

picanha maturada cortadas encima de uma tabua de madeira com faca ao lado
17.Oct

Bovinos

Picanha maturada: saiba mais sobre essa técnica!

Churrasco de costela maturatta friboi com abobrinhas recheadas com carne.
16.Oct

Bovinos

O que é costela ripa? Conheça o corte com maciez e sabor excepcionais

Panquecas de carne com molho de tomate servidas em um prato branco. Ao fundo, tomates inteiros.
16.Oct

Aves

10 sugestões de acompanhamentos para panqueca de frango e carne

Mais Matérias