Por Minha Receita
Desde o tradicional Escondidinho para o almoço de domingo ao Lanche de Forno para café da tarde, o patinho boino é a opção de carne mais recomendada quando o assunto é preparar receitas com carne moída! É uma carne macia, suculenta e com a quantidade de gordura e textura ideal para os preparos. Mas, se o patinho não estiver disponível, você sabe quais são os cortes ideais para fazer a substituição?
A seguir, vamos te apresentar as melhores opções de carne bovina para substituir o patinho. Confira!
Confira: Como fazer carne moída? Receita simples e fácil para o dia a dia
Patinho é a melhor opção para carne moída
Conhecido por sua textura firme – responsável por deixar a carne mais soltinha – e sabor suave, o Patinho Friboi é o melhor corte bovino para preparar carne moído para refeições práticas do dia a dia ou receitas especiais para ocasiões especiais, como o Bolo de Batata com Carne Moída – perfeito para um almoço de domingo em família. Além disso, é uma carne magra, com baixo teor de gordura – possui uma quantidade de gordura marmoreada que pode ser retirada para que você obtenha um resultado mais saudável no cardápio da semana.
Veja: Qual é a diferença entre carne moída de segunda e primeira?
Quais carnes podem substituir o patinho?
O segredo para preparar uma boa carne moída é escolher um corte mais magro, com pouca gordura – para garantir o sabor e a suculência. Além disso, ela deve apresentar uma textura mais firme.
A seguir, confira as opções perfeitas para substituir o patinho bovino:
- Maminha Friboi: é a parte mais macia da alcatra, bem suculenta e com um sabor suave. Por isso, é perfeita para ser acompanhada de molhos, como em uma receita de carne moída à bolonhesa.
- Acém Friboi: uma carne magra e que tende a ser mais molhadinha que o patinho. Mais que isso, é uma opção super acessível para o dia a dia, já que é considerado uma carne de segunda – ou seja, é retirada da parte dianteira do boi.
- Lagarto Friboi: ótimo custo benefício para receitas cotidianas. A carne possui baixo percentual de gordura e um sabor marcante, ideal para preparar recheios – como em um bom Pastel de Carne para o lanche da tarde.
- Coxão Mole Friboi: carne com textura macia – que deixa a carne moída mais suculenta -, sabor suave e baixo teor de gordura – tudo o que uma boa carne moída necessita.
Saiba mais: O que é carne coxão mole?
Dicas para uma carne moída soltinha e vistosa
Quando pensamos em carne moída, aquele preparo soltinho e bem suculento é o ideal para completar um prato. Pensando nisso, separamos algumas dicas para facilitar o modo de preparo para que você possa servir a carne moída perfeita sem nenhuma dificuldade. Confira!
- Escolha o corte ideal: uma carne macia e com textura firme.
- Descongele antes de preparar: para que a carne não cozinhe nos próprios líquidos.
- Opte por uma panela grande: para não correr o risco de empelotar.
- Deixe a panela bem quente: a temperatura elevada evita a liberação dos líquidos da carne.
- Aposte em molhos suculentos: eles vão deixar a carne moída muito mais suculenta e saborosa
Saiba mais: O que fazer para a carne moída ficar soltinha?
Confira receitas com carne moída para o dia a dia
1. Bolo de Batata com Carne Moída
3. Lasanha de Carne Moída
Confira mais: Marmita Fitness com Carne Moída: 7 receitas + dicas!