Por Minha Receita
Quando o assunto é fazer churrasco em casa, muitas dúvidas que podem surgir sobre o preparo das carnes. Assim como calcular a média de carne por pessoa, escolher todos os ingredientes para um churrasco completo e escolher os acompanhamentos de churrasco, o momento de colocar a carne no fogo é muito importante para garantir um resultado saboroso e no ponto certo. Mas como saber esse momento ideal?
Existem diversos fatores a serem considerados, que vão desde a preparação da churrasqueira até o tipo de carne de churrasco que você está usando. O Minha Receita separou todas as dicas para descobrir o momento certo de colocar a carne na brasa!
Qual o momento certo de colocar a carne na churrasqueira?
Uma técnica comum é usar a mão para estimar a temperatura e saber o momento certo de colocar a carne de churrasco. Quanto tempo você consegue manter a mão acima da grelha sem se sentir desconfortável pode indicar se está muito frio ou no ponto certo. Se você não consegue ficar 5 segundos com a mão estendida sobre a churrasqueira devido ao calor, esse é o momento certo de colocar a carne.
Para quem não é iniciante em fazer churrasco, um termômetro é uma ferramenta indispensável. Com ele, você sabe exatamente quando a churrasqueira está na temperatura desejada. Após retirar a carne da churrasqueira, deixe-a descansar por alguns minutos. Isso permite que os sucos se redistribuam, resultando em uma carne mais suculenta.
Quanto tempo devo esperar para usar a churrasqueira?
Para saber quanto tempo você deve esperar para usar a churrasqueira, é preciso organizar o aparelho, acendendo o carvão corretamente e distribuindo-o. Inicie utilizando acendedores específicos e espalhe o carvão de forma uniforme após estarem acesos. Evite o uso de líquidos inflamáveis, que podem deixar um sabor desagradável na carne.
Depois de acender o carvão, você deve esperar até que ele fique coberto por uma camada cinza. Isso geralmente leva cerca de 20 a 30 minutos. Quando o carvão estiver brilhante e coberto de cinzas, a churrasqueira estará pronta para uso. Cada cor de brasa tem um significado. Uma brasa vermelha e viva, sem chamas, é ideal para selar a carne e garantir aquele exterior crocante da carne de churrasco. Já a brasa coberta de cinzas, mais fria, é perfeita para um cozimento mais lento e interno. Tenha áreas mais quentes e áreas mais frias na churrasqueira. Assim, você pode mover a carne entre elas, garantindo um cozimento uniforme.
Qual carne colocar primeiro na churrasqueira?
Cortes finos como bife de chorizo ou frango na churrasqueira necessitam menos tempo sobre o fogo. Por conta disso, o ideal é começar pelas carnes de preparo rápido, em seguida assar as entradas de churrasco e aperitivos como as asinhas de frango. Já cortes grossos, como picanha de churrasco, requerem uma abordagem mais cuidadosa para cozinhar por dentro sem queimar por fora.
A escolha de carnes de qualidade é essencial para um churrasco de resultado saboroso. Por isso, a dica é apostar em cortes como a Picanha Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet, Ancho Suíno ao Chimichurri Seara Gourmet, Costela Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet, Filé Mignon Suíno Linhagem Europeia Seara Gourmet e a Panceta Linhagem Europeia Seara Gourmet.
O que fazer para a carne do churrasco não ficar seca?
Uma ótima dica para não deixar a carne seca, é preparar marinadas para temperar. Apesar do dry rub para churrasco (tempero seco) ser muito popular, carnes marinadas com temperos líquidos podem exigir menos tempo no fogo, pois a marinada pode ajudar no processo de cozimento. Mas cuidado, ingredientes açucarados podem fazer a carne queimar mais rápido.