Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Qual o momento certo de colocar a carne na churrasqueira?

Repostas para as perguntas sobre o churrasco!

Por Minha Receita

4/5 - (7 votos)

Quando o assunto é fazer churrasco em casa, muitas dúvidas que podem surgir sobre o preparo das carnes. Assim como calcular a média de carne por pessoa, escolher todos os ingredientes para um churrasco completo e escolher os acompanhamentos de churrasco, o momento de colocar a carne no fogo é muito importante para garantir um resultado saboroso e no ponto certo. Mas como saber esse momento ideal? 

Existem diversos fatores a serem considerados, que vão desde a preparação da churrasqueira até o tipo de carne de churrasco que você está usando. O Minha Receita separou todas as dicas para descobrir o momento certo de colocar a carne na brasa!

Qual o momento certo de colocar a carne na churrasqueira?

Uma técnica comum é usar a mão para estimar a temperatura e saber o momento certo de colocar a carne de churrasco. Quanto tempo você consegue manter a mão acima da grelha sem se sentir desconfortável pode indicar se está muito frio ou no ponto certo. Se você não consegue ficar 5 segundos com a mão estendida sobre a churrasqueira devido ao calor, esse é o momento certo de colocar a carne.

Para quem não é iniciante em fazer churrasco, um termômetro é uma ferramenta indispensável. Com ele, você sabe exatamente quando a churrasqueira está na temperatura desejada. Após retirar a carne da churrasqueira, deixe-a descansar por alguns minutos. Isso permite que os sucos se redistribuam, resultando em uma carne mais suculenta.

Quanto tempo devo esperar para usar a churrasqueira? 

Para saber quanto tempo você deve esperar para usar a churrasqueira, é preciso organizar o aparelho, acendendo o carvão corretamente e distribuindo-o. Inicie utilizando acendedores específicos e espalhe o carvão de forma uniforme após estarem acesos. Evite o uso de líquidos inflamáveis, que podem deixar um sabor desagradável na carne.

Depois de acender o carvão, você deve esperar até que ele fique coberto por uma camada cinza. Isso geralmente leva cerca de 20 a 30 minutos. Quando o carvão estiver brilhante e coberto de cinzas, a churrasqueira estará pronta para uso. Cada cor de brasa tem um significado. Uma brasa vermelha e viva, sem chamas, é ideal para selar a carne e garantir aquele exterior crocante da carne de churrasco. Já a brasa coberta de cinzas, mais fria, é perfeita para um cozimento mais lento e interno. Tenha áreas mais quentes e áreas mais frias na churrasqueira. Assim, você pode mover a carne entre elas, garantindo um cozimento uniforme.

Qual carne colocar primeiro na churrasqueira?

Cortes finos como bife de chorizo ou frango na churrasqueira necessitam menos tempo sobre o fogo. Por conta disso, o ideal é começar pelas carnes de preparo rápido, em seguida assar as entradas de churrasco e aperitivos como as asinhas de frango. Já cortes grossos, como picanha de churrasco, requerem uma abordagem mais cuidadosa para cozinhar por dentro sem queimar por fora.

A escolha de carnes de qualidade é essencial para um churrasco de resultado saboroso. Por isso, a dica é apostar em cortes como a Picanha Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet, Ancho Suíno ao Chimichurri Seara Gourmet, Costela Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet, Filé Mignon Suíno Linhagem Europeia Seara Gourmet e a Panceta Linhagem Europeia Seara Gourmet. 

O que fazer para a carne do churrasco não ficar seca? 

Uma ótima dica para não deixar a carne seca, é preparar marinadas para temperar. Apesar do dry rub para churrasco (tempero seco) ser muito popular, carnes marinadas com temperos líquidos podem exigir menos tempo no fogo, pois a marinada pode ajudar no processo de cozimento. Mas cuidado, ingredientes açucarados podem fazer a carne queimar mais rápido.

Os comentários estão desativados.

4/5 - (7 votos)

Ver mais:

Dicas de Cozinha Gourmet

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

Croissant fresquinho e recheado com fatias de peito de peru, queijo cremoso e alface crocante. Uma combinação deliciosa e perfeita para um café da manhã ou lanche da tarde irresistível.
31.Mar

Dicas de Cozinha

Ideias de petisco para consumir em um dia ensolarado na praia

Um copo com suco de abacaxi, decorado com abacaxi e folhas de hortelã, em destaque sobre mesa de madeira com detalhes em amarelo.
31.Mar

Dicas de Cozinha

Sucos com gengibre: conheça os benefícios e as melhores combinações para fazer

Pão de milho caseiro em uma tábua de madeira.
31.Mar

Dicas de Cozinha

Pão de milho fofinho: receita caseira e mais saborosa que o do mercado

A rainha da culinária brasileira! Feijão preto cozido lentamente com diversas carnes nobres e defumadas, acompanhado de arroz branco, couve refogada, farofa e laranja. Um festival de sabores que aquece a alma! #feijoada #comidabrasileira #tradição
29.Mar

Dicas de Cozinha

Sabores que marcam: clássicos da culinária brasileira que não saem de moda

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.