Por Minha Receita
Combinar vinho com carne vermelha é uma harmonização interessante ao paladar. Já tentou, por exemplo, servir um churrasco de picanha com vinho tinto? Quando assada na brasa, a picanha fica com um sabor acentuado por conta da sua capa de gordura. É aí que os os taninos presentes no vinho tinto entram em ação! Eles ajudam a equilibrar o sabor da gordura da carne, deixando a harmonização mais saborosa.
A seguir, veja qual tipo de vinho combina com churrasco, qual o melhor vinho para tomar com picanha e outras dúvidas sobre o assunto. Confira!
Afinal, qual tipo de vinho combina com churrasco?
O vinho para acompanhar o churrasco em casa varia de acordo com as carnes que você escolher para servir. Se forem carnes vermelhas, a melhor opção é o vinho tinto. Se for peixe, carne de porco ou cortes de frango, é melhor apostar em vinhos leves, como os vinhos brancos e rosés.
Que tipo de vinho combina com carne vermelha?
Carnes vermelhas macias e com um bom marmoreio harmonizam melhor com vinhos tintos de corpo médio, isto é, que não são nem muito leves, nem muito pesados. Os cortes mais indicados para essa combinação são o Bife Ancho Maturatta Friboi (entrecôte), wagyu e angus.
Confira quais são os vinhos nesse estilo:
- Malbec
- Chianti
- Shiraz
Qual vinho combina com churrasco de carnes gordurosas?
Para carnes mais rígidas e gordurosas, como a Fraldinha Maturatta Friboi, que possui uma capa de gordura característica, os tipos de vinhos mais indicados são os encorpados, com taninos marcantes.
Veja boas opções nesse estilo:
- Merlot
- Cabernet Franc
- Cabernet Sauvignon
- Tannat
- Syrah
Qual o melhor vinho para tomar com picanha?
A picanha é uma carne vermelha que entra na lista de carnes gordurosas. Por isso, combina com vinhos de taninos acentuados, como os da uva Cabernet Sauvignon, Syrah e Tannat. Experimente essa harmonização com a suculência excepcional da Picanha Maturatta Friboi.
Veja também: Como cortar picanha do jeito certo?
Qual a melhor bebida para acompanhar um churrasco suíno?
O churrasco de carne de porco combina com cachaças e aguardentes do tipo envelhecida. Um exemplo é a harmonização da cachaça branca leve com aperitivos de barriga de porco, como o torresmo crocante.
Além disso, a cachaça envelhecida acompanha muito bem um churrasco de costela, feito com a Costela Suína com Alecrim Seara Gourmet, que é suculenta e já vem temperada, pronta para assar na churrasqueira.
Saiba mais: Como fazer costela na churrasqueira? 7 dicas para ter uma carne macia