Por Minha Receita
A costela é um dos cortes mais queridos para preparar um churrasco completo ou um almoço especial. No entanto, existem diversas opções desse corte de carne no mercado e isso pode gerar dúvidas na hora de escolher a melhor para assar. Mas fique tranquilo! O Minha Receita separou uma lista de dicas para ajudar você a conhecer melhor os tipos de costela e entender qual é a melhor opção!
O primeiro passo é definir o seu objetivo. A partir disso, será muito mais fácil escolher o tipo de costela ideal para assar. Então confira as dicas:
Costela Janelinha Maturatta Friboi é a escolha perfeita para quem busca uma carne suculenta
A costela janela ou janelinha é um corte localizado na parte traseira do boi e é a escolha perfeita para ser assada na churrasqueira. Como o próprio nome sugere, esse corte apresenta “janelas” de gordura entre os ossos, o que deixa a carne ainda mais macia e saborosa. E para deixar o seu churrasco em família ainda melhor e garantir uma costela que desmancha na boca, utilize a Costela Janelinha Maturatta Friboi. Veja como preparar uma deliciosa costela janelinha na brasa:
Veja também: Costela na churrasqueira: 7 dicas para ter uma carne macia e suculenta
Costela Ripa Maturatta é uma opção de costela super versátil
A Costela Ripa Maturatta possui uma marmorização natural e é uma opção perfeita para cozinhar a Costela na Panela de Pressão e a costela assada no forno. Esse corte vem da parte superior da caixa torácica do animal, próximo ao dorso e é muito carnudo, porém seu preparo é um pouco mais demorado. Experimente a tradicional Costela Ripa com Molho Barbecue e surpreenda sua família em um almoço de domingo ou o seu amor em um jantar romântico. Se o objetivo for servir no churrasco, a costela ripa também fica incrível quando preparada no espeto.
Como fazer costela assada: enrole no papel alumínio e garanta mais maciez
Uma dica para garantir uma costela assada mais saborosa e suculenta é enrolar em papel alumínio quando for adicionar ao forno ou à brasa. Basta enrolar a carne com três a quatro folhas de papel alumínio e deixar a parte brilhante do papel virada para a costela. Esse processo ajuda a reter o calor e a distribuir melhor o sabor, deixando a carne ainda mais macia e especial. Lembre-se de retirar o papel um pouco antes de finalizar o preparo para deixar a costela criar aquela crostinha crocante e dourada!
Invista em bons acompanhamentos para sua costela assada
Agora que você já conhece melhor as costelas, chegou a hora de se preparar e se deliciar. E para uma refeição ainda mais completa, complemente o cardápio com bons acompanhamentos. Se o objetivo for um jantar mais refinado, aposte no Nhoque Frito com Costela Barbecue. Já para quem escolher o tradicional churrasco, a Farofa para Churrasco, o Pão de Alho no Forno e o Molho vinagrete simples são receitas essenciais. Para algo mais leve, a salada e os legumes assados harmonizam perfeitamente e combinam com qualquer ocasião. Aproveite!
Veja mais: 15 acompanhamentos para servir com costela assada