Por Minha Receita
Seja para um almoço simples, um jantar saboroso um para um sanduíche simples durante a noite, receitas com peito de frango são sempre muito bem vindas. Mas, você sabe como preparar um peito de frango suculento para turbinar a sua receita e servir um prato de qualidade? A seguir, confira algumas dicas de como acertar o preparo do filé de frango. Aproveite!
Escolha o peito de frango perfeito
O Filé de Peito Suculentíssimo Seara faz jus ao nome: ele é ideal para preparar um peito de frango suculento para um almoço irresistível! Os filés, além de saborosos, vêm congelados 1 a 1 em um saco ZIP Abre-Fecha, para que você tenha mais praticidade e consiga descongelar somente o que precisas para preparar uma deliciosa receita com frango!
Se atente à espessura do o filé de peito de frango
Para preparar um filé de peito de frango suculento na medida certa, o ideal é que ele não passe de mais ou menos 2 dedos de espessura. O tamanho do filé tem tudo a ver com seu grau de suculência, já que, quanto mais espesso, mais umidade você terá.
Quando for assar um peito de frango um pouco mais grosso, a recomendação é selar na frigideira e deixá-lo bem douradinho antes de levar ao forno. Mas, se você preferir um um filé de peito de frango mais fino, a preparação deve ser feita rapidamente em uma frigideira para que o frango não seque e fique ressecado.
Confira: Receita de peito de frango: 12 pratos para fazer no almoço e jantar
Cuidado na hora de descongelar
Se os filés de peito de frango ainda estiverem congelados, a recomendação é deixá-los descongelar na parte de baixo da geladeira. Descongelar a carne no microondas acarreta na alteração da sua textura: ela acaba ficando mais seca por dentro.
Prepare uma marinada suculenta
Uma das melhores formas de preparar um filé de peito de frango suculento é temperar com uma marinada.
Confira: 9 marinadas para frango
O que é uma marinada?
A marinada é um “banho de carnes”, feita obrigatoriamente com ingredientes líquidos para que as carnes ganhem mais sabor e fiquem ainda mais suculentas. A maioria das marinadas é composta por uma combinação entre um ingrediente ácido – pode ser suco de limão ou vinagre -, uma gordura e ervas, especiarias e temperos aromáticos. A maior diferença entre marinar e temperar é o tempo em que a carne fica em contato com os temperos: na marinada, a carne precisa ficar por bastante tempo mergulhado na mistura para incorporar os sabores e ficar super macio e suculento!
Dica para um preparo rápido: sele o o peito de frango primeiro
Se a ideia for preparar um almoço rápido e não der tempo de deixar o frango em uma marinada, não se preocupe. A dica é preparar os filés na frigideira e selar antes de temperar. Fazendo isso, você previne a perda da umidade da carne no momento do cozimento, já que o sal suga a água presente.
Veja também: 15 receitas fáceis com frango para jantar
O tamanho da frigideira é importante
Escolha uma panela grande para preparar o frango. O ideal é que os filés fiquem bem espaçados na frigideira, para que grelhem uniformemente sem perder a umidade.
Deixe o peito de frango descansar antes de servir
Depois de grelhar, a dica para manter a suculência é deixar o filé descansando por alguns minutos. Essa etapa é importante para que os sucos se redistribuam pela carne, transformando-a em uma peça inteira cheia de sabor, maciez e suculência. Na hora de servir, fatie os filés de frango contra as fibras para garantir uma textura macia.
Confira: Filé de frango ao molho: 5 ideias para variar o frango do dia a dia