Por Minha Receita
Escolher os melhores tipos de carne para assar no forno pode ajudar a fazer um preparo mais suculento. Sabia disso? O forno é um eletrodoméstico que retém uma grande concentração de calor e, por isso, se dá bem com carnes macias, que permitem cozimentos longos, como a maminha, a costela, o filé mignon e o lagarto. A seguir, confira o tipo de carne certo para assar no forno!
1. Maminha
Conhecida por sua textura macia e sabor suculento, a maminha é a parte mais macia da alcatra. Fica localizada na parte traseira do boi, próxima à picanha, e é uma opção versátil para assar no forno. Devido à sua textura delicada, a maminha ganha mais sabor com marinadas e temperos aromáticos. Para assar no forno, recomenda-se selar a carne em uma frigideira quente e terminar o cozimento a uma temperatura média de 180ºC. Você pode apostar na Alcatra com Maminha Friboi Reserva, que tem pouca gordura e deve ser assada inteira, para não ressecar.
Saiba mais: Maminha é boa para churrasco?
2. Costela
A costela é considerada uma carne macia e saborosa, mas também é relativamente gordurosa. Pode ser feita a partir da costela de ripa e da costela de ponta de agulha. Para assar no forno, faça uma mistura de temperos secos, como o dry rub para costela, e deixe pegar sabor por pelo menos 1 hora. Depois, asse a carne lentamente em fogo baixo para permitir que fique macia e suculenta, desprendendo-se facilmente do osso.
Veja também: 10 acompanhamentos para servir com costela assada
3. Picanha
A picanha é a estrela do churrasco brasileiro, mas também pode ganhar um sabor especial quando vai ao forno. Localizada na parte traseira do boi, essa carne possui uma camada generosa de gordura, que derrete durante o cozimento, adicionando sabor e maciez ao preparo. Para assar a picanha no forno ou fazer a picanha na airfryer, recomenda-se temperá-la com sal grosso antes de colocá-la em uma assadeira. Além disso, asse em fogo alto para selar os sucos e depois reduza a temperatura para cozinhar lentamente até atingir o ponto desejado.
Confira também: Como cortar picanha do jeito certo?
4. Filé Mignon
O filé mignon é um corte premium de carne bovina, conhecido por sua textura macia e sabor delicado. Por ser mais refinado, o corte se tornou uma escolha popular para ocasiões especiais e jantares sofisticados, como um jantar a dois. Para assar o filé mignon no forno, recomenda-se selar a carne em uma frigideira quente antes de partir para o preparo. Assim, você mantém o corte suculento! Aproveite a versatilidade do Filé Mignon Friboi Reserva para fazer bifes, medalhões, escalope, estrogonofe, rosbifes, refogados e picadinhos.
Saiba mais: Como fazer Filé Mignon ao Molho Gorgonzola?
5. Lagarto
O lagarto é um corte de carne bovina magra e fibrosa, conhecido por sua versatilidade e sabor característico. Assado, cozido ou recheado, esse tipo de carne fica saboroso de diferentes maneiras. É ideal para assar no forno devido à sua capacidade de reter a umidade durante o cozimento. Para preparar, você pode enrolar e amarrar a carne com barbante de cozinha para manter a forma. O Lagarto Friboi Reserva tem um sabor especial, asse lentamente em fogo baixo para garantir que fique macio e suculento.
Veja também: O que é uma carne magra? Confira 10 opções para o dia a dia
6. Coxão Mole
O coxão mole é um corte de fibras curtas, que tem textura macia e sabor pronunciado. Para assar o coxão mole no forno, a dica é fazer um molho para carne saboroso, que vai complementar a suculência. Asse o coxão mole lentamente em fogo médio para garantir que fique macio e suculento por dentro, com uma crosta dourada por fora. A maneira certa de manusear o Coxão Mole Friboi Reserva é em sentido transversal às fibras!
Confira também: O que é carne coxão mole?
7. Contrafilé
Constituídos dos cortes filé de lombo e filé de costela, o contrafilé é ideal para assar no forno devido à sua capacidade de reter a umidade. Para assar, recomenda-se temperá-lo com sal e pimenta antes de colocar na assadeira. Asse o contrafilé rapidamente em alta temperatura para garantir que fique macio! Além disso, aposte no Contrafilé Friboi Reserva que tem uma boa capa de gordura.
Agora que você já sabe que carne é boa para assar, confira outras dicas importantes para o preparo!
Como saber se a carne assada está no ponto?
Ao atingir o ponto perfeito, a carne assada terá a cor interna rosada e as suas bordas tostadas. Para perceber se já pode tirar do forno, aperte a carne com a ponta dos dedos e veja se a consistência está firme, mas macia.
O que fazer para a carne não ressecar?
Cozinhar a carne por muito tempo pode deixá-la ressecada, mas se você colocar a temperatura baixa e verificar o ponto durante o preparo, não terá mais problema. Para complementar a suculência, a dica é caprichar na marinada e fazer um molho com o líquido que ficou na assadeira.
Publicada em 22 de março de 2024.
Atualizada em 14 de agosto de 2024.