Por Minha Receita
Comeu costelinha de porco com barbecue no fim de semana e sobrou? Sem problemas! Com as sobras de carne de porco é possível preparar uma infinidade de receitas criativas e deliciosas ao longo da semana – de arroz de costela a sanduíches, passando por bolinhos, sopas e o que mais a sua inspiração permitir. Como a carne da costelinha de porco ao molho barbecue é macia e solta facilmente do osso, é muito fácil desfiar as sobras ou deixar a costela em lascas para compor novos pratos. A seguir, selecionamos 6 ideias incríveis de receitas com costelinha assada com barbecue para você dar o seu toque criativo e reaproveitar a carne que sobrou. Confira!
1. Sanduíche de costela: uma ideia prática para reaproveitar a carne da costelinha com barbecue
Montar um sanduíche é uma das melhores formas de aproveitar as sobras da costelinha de porco com barbecue, já que você tem a liberdade de combinar a carne desfiada com os ingredientes que desejar. Quer uma ideia de lanche rápido? Corte o pão de sua preferência ao meio (pode ser baguete, ciabatta e até um pão de hambúrguer tipo brioche) e passe manteiga de ervas dos dois lados. Em uma frigideira em fogo médio-alto, coloque as fatias de pão, com o lado da manteiga para baixo, e retire quando estiverem levemente tostadas. Adicione ao pão o queijo de sua preferência e algumas verduras junto com uma porção generosa de costelinha desfiada com molho barbecue. Feche o sanduíche com a outra metade do pão e bom apetite!
2. Sopa de costela com mandioca: sugestão saborosa para os dias mais frios
Quando o tempo está frio e bate aquela vontade de comer algo reconfortante, não há opção melhor que uma tigela de sopa acompanhada de pão fresco ou torradinhas. Você pode reaproveitar a carne desfiada da costelinha de porco e incorporá-la em uma sopa de mandioca. Para preparar é bem simples: cozinhe a mandioca na panela de pressão e bata no liquidificador com a água do cozimento até formar um creme. Em seguida, refogue a costelinha desfiada com azeite, cebola, alho e uma folha de louro, retire da panela e reserve. Adicione o creme de mandioca na mesma panela da costela, acerte o sal e deixe ferver, mexendo de vez em quando. Sirva o creme com a costelinha de porco por cima e dê um toque final com croutons, cheiro-verde e um fio de azeite de oliva.
3. Escondidinho de costela com molho barbecue: um prato rápido e fácil de agradar
Se você costuma preparar o escondidinho com purê e recheios mais tradicionais (frango, carne seca, legumes, bacalhau, etc.), experimente combinar esse clássico brasileiro com a carne da costelinha suína ao molho barbecue. Você pode seguir o passo a passo da nossa receita de escondidinho de costela ou criar a sua própria versão substituindo a batata inglesa por mandioquinha (batata-baroa) ou um mix com diferentes tipos de batata-doce, por exemplo. Já o recheio pode ganhar ainda mais cremosidade com um pouco de requeijão culinário. Fica uma delícia!
4. Arroz de costela: uma ótima maneira de aproveitar a costela de porco assada
O arroz de costela é mais uma opção prática e saborosa para você reaproveitar a carne da costelinha de porco com barbecue. É uma ideia que funciona tanto para uma refeição do dia a dia como para aquelas ocasiões que pedem um arroz diferente para impressionar. Para preparar o arroz de costela não há muitos segredos – basta refogar o arroz com os temperos de sua preferência, adicionar a costelinha suína, cobrir tudo com água e deixar cozinhando em fogo baixo. Quando a água secar e o arroz estiver bem macio, desligue o fogo. Finalize com tomates-cerejas cortados e ervas frescas a gosto.
5. Ragu de costela: um molho que combina com uma variedade de receitas
Uma das receitas mais populares da culinária italiana, o ragu é um molho à base de tomate e carne (moída ou picada) cozido em fogo baixo por um longo período. Além da carne bovina – que deriva o famoso ragu à bolonhesa –, é possível preparar receitas de ragu com linguiça, cordeiro, frango e cortes suínos, como a costela. No caso das sobras da costelinha suína, a carne já está cozida e, portanto, não é preciso deixar o molho cozinhando por muito tempo. Você só precisa escolher um molho de tomate de qualidade e adicionar aipo, cebola, cenoura, um pouco de vinho branco e ervas aromáticas como manjericão e louro. Sirva o ragu de costela suína sobre massas, polenta, batatas ou como recheio de tortas e sanduíches.
6. Bolinho de costela: outra sugestão deliciosa de receita com costelinha ao molho barbecue
Vai receber convidados em casa e está em busca de um petisco ligeiro e saboroso? Aproveite a carne da costelinha de porco ao molho barbecue para preparar um bolinho de costela irresistível. Depois de desfiar e refogar a carne na panela, adicione uma mistura de leite e farinha aos poucos e cozinhe até obter uma massa consistente, mas ainda úmida. Espere esfriar um pouco, forme os bolinhos, passe na farinha de rosca e leve-os para fritar em óleo bem quente. Sirva ao lado de uma porção de mostarda escura e um vidro de pimenta. Irresistível!