Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Steak tartare: 3 versões do clássico francês (com receitas)

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

O steak tartare é uma iguaria que surgiu na França e conquistou a gastronomia do mundo todo! Trata-se de uma receita tradicional com carne crua, bem temperada e picada, preparada com gema de ovo para dar cremosidade, alcaparras, cebolas e condimentos para um sabor que harmoniza perfeitamente com a proteína— irresistível!

Sofisticado e de sabores únicos devido ao preparo da carne, o tartare combina com torradas, batatas fritas e salada fresca. Além disso, é uma ótima opção de prato para servir de entrada ou para aperitivo, bebendo bons drinks e vinhos. Você pode preparar a receita para um jantar elegante ou para combinar com bebidas e amigos.

No artigo steak tartare: o que é, origens e dicas para o preparo, contamos a história do prato clássico e damos algumas dicas valiosas para preparar a receita. Hoje, vamos listar três variações deliciosas de tartare, uma melhor que a outra. Prepare-se para explorar as combinações com essas receitas incríveis!

O que vem no steak tartare?

steak tartare na mesa com ovo encima com garfo ao lado

O steak tartare é um prato icônico da culinária clássica francesa com diversas opções para usar de ingrediente principal. A original é feita com carne crua (geralmente filé mignon) cortada em cubos bem pequenos temperados com sal, pimenta, cebola, azeite, ovo e folhas verdes picadas.

Essa é a versão clássica da receita, porém existem diversas variações do prato, desde as mais acessíveis até opções vegetarianas. São algumas ideias para compor o steak tartare:

  • Atum: para uma versão de peixe fresco e leve;
  • Carne de cordeiro: para um sabor mais exótico e robusto;
  • Cogumelos: para uma versão vegetariana;
  • Filé mignon: versão clássica e sofisticada;
  • Patinho: uma opção magra e saborosa;
  • Peito de peru: para uma opção com baixo teor de gordura;
  • Presunto parma: para um toque gourmet e salgado;
  • Salmão: para uma versão com peixe mais gorduroso e rico;
  • Tofu: uma opção vegana;
  • Vegetais: como tomate e abacate, para uma versão fresca e saudável.

1. Steak tartare de filé mignon

Prato branco com steak tartare dentro, em cima de uma mesa com toalha verde

O Filé Mignon Reserva é ideal para preparar o steak tartare devido à sua maciez e ao baixo teor de gordura. É um corte nobre do boi, conhecido pela textura delicada e sabor suculento, por isso, é uma das versões mais clássicas e sofisticadas da receita francesa. Você corta a carne em cubos pequenos e tempera, criando uma entrada ou prato principal com sabor refinado e empratamento elegante.

Cubinhos de filé mignon cru temperado com mostarda Dijon, molho inglês e ervas frescas é uma receita para confiar sem medo! Além disso, para acompanhar, um vinho tinto leve como o Pinot Noir ou um espumante são ótimas escolhas para harmonizar — realçando a suavidade do prato e complementando os sabores da carne.

Modo de preparo do steak tartare com mignon

Comece colocando pedras de gelo em uma tigela grande e encaixe uma tigela menor por cima, na qual você colocará os 200 g de filé mignon picado em cubos pequenos.

Para criar esse prato refinado, misture o filé mignon picado com cebola, alcaparras, salsinha, mostarda de Dijon, molho inglês, ketchup, conhaque e tabasco, usando dois garfos para combinar os sabores.

Logo em seguida, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e adicione uma gema de ovo para dar cremosidade. Para finalizar, modele o tartare em um aro individual, regue com azeite extravirgem e sirva imediatamente com batatas fritas, torradas ou salada verde.

Gostou dessa opção? A Minha Receita conta com mais detalhes o modo de preparo e ingredientes no artigo: Steak tartare de filé mignon.

2. Sanduíche de tartare de patinho

Essa alternativa do tartare de patinho no sanduíche é mais criativa e tão deliciosa quanto a tradicional. Trata-se de um tartare suculento que é, ao mesmo tempo, sofisticado e acessível. E mais, esse prato combina a sofisticação da receita com a praticidade e o sabor que cabe em uma mordida de sanduíche.

A receita é feita com cebola roxa, alcaparras, maionese, ketchup, mostarda, molho inglês e cebolete para um sabor refinado, que harmoniza com cervejas artesanais bem geladas! Quer aprender o modo de preparo?

Modo de preparo do tartare de patinho no sanduíche

Para preparar o tartare de patinho no pão, corte o patinho em cubos pequenos, misture com os temperos e espalhe sobre fatias de brioche douradas. Sirva com uma salada verde e tomate-cereja para um prato completo e delicioso.

Confira o artigo completo sanduíche de tartare de patinho com a lista de ingredientes e um passo a passo detalhado. Você não vai se arrepender, pois o sabor é garantido. Vamos para a terceira variação? Siga lendo e descubra como preparar um tartare com presunto de parma!

3. Tartare de tomate com presunto parma

Você nunca vai errar ao preparar o tartare clássico, mas sempre pode impressionar família e amigos servindo versões mais criativas e alternativas dessa receita. Com isso, para servir aos convidados uma entrada leve e apetitosa, prepare um tartare de presunto parma com tomates frescos, sabores que combinam muito bem!

Modo de preparo do tartare de parma com tomates frescos

Para preparar seu tartare, comece cozinhando os tomates e removendo a pele, para picar em cubos pequenos. Em seguida, misture com o presunto parma picado, alcaparras e ramos de aneto. Pegue essa mistura e tempere-a com cebola roxa, raspas de limão, pimenta-do-reino a gosto e sal. Leve para a geladeira por 10 minutos para intensificar os sabores.

Para o último passo da receita, pegue um prato e faça um círculo com a mistura de parma e tomates temperados com a ajuda de uma forma redonda ou até mesmo a boca de um copo. Finalize com uma camada de cream cheese e um fio de azeite — pronto, já pode servir e se deliciar!

Vale ressaltar que esse tartare combina com um vinho branco seco ou espumante. Se interessou pela receita? Para o passo a passo com detalhes e quantidade de ingredientes, leia nosso artigo tartare de tomate com presunto parma e aprenda a receita mais completa.

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Dicas de Cozinha Friboi zliveSeo

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

Bife do vazio servido em uma tábua de madeira. Ao lado do bife, uma pequena tigela branca com vinagrete de maçã. Os itens estão dispostos em uma mesa coberta com um pano vermelho.
14.Nov

Aves

Churrasco mais saudável: opções de carnes magras e acompanhamentos leves

Prato de macarrão tipo espaguete coberto com molho à bolonhesa, que inclui carne moída e pequenos pedaços de tomate. O molho é vibrante, de coloração vermelha intensa, e está finalizado com uma generosa porção de queijo ralado por cima. O prato é servido em uma tigela branca com bordas largas e discretas manchas rústicas, colocada sobre um prato maior de cor azul. Ao fundo, há uma tigela menor com mais queijo ralado. Talheres pretos estão dispostos sobre um guardanapo azul à esquerda.
14.Nov

Bovinos

Carne moída sequinha ou caudolosa? Aprenda a fazer as duas maneiras

Pudim liso, sem furinhos, servido em uma forma branca de plástico.
14.Nov

Dicas de Cozinha

10 dicas para fazer pudim igual de padaria: firme e lisinho! 

Fatia de pavê de biscoito servida em um prato amarelo de sobremesa. Ao fundo, a travessa com o doce inteiro.
13.Nov

Dicas de Cozinha

Sobremesas para o Natal: 30 doces para comer em família

Mais Matérias