Por Minha Receita
Procurando dicas para aprender como fazer carbonara? Essa é uma massa tipicamente italiana, originária de Roma, muito amada por sua simplicidade e sabor rico e cremoso! Apesar disso, um dos maiores desafios ao preparar o macarrão carbonara é evitar que o ovo empelote depois do cozimento. O prato pode ser servido em um jantar a dois, jantar romântico em casa e até em comemorações especiais, como o almoço de Dia das Mães.
Para não comprometer a textura do molho, algumas dicas vão te ajudar a fugir dos gruminhos. Confira, a seguir, uma deliciosa receita de macarrão à carbonara!
Receita de carbonara cremoso
Ingredientes:
- 130g de Bacon Extra Double Lombo Seara Gourmet
- 150g de espaguete (ou outra massa longa de sua preferência)
- 6 gemas de ovo
- 150g de queijo parmesão (ou queijo pecorino)
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
- Coloque uma panela grande com água para ferver em fogo alto;
- Enquanto a água ferve, pique o Bacon Extra Double Lombo Seara Gourmet em cubos médio;
- Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio, junte os cubos de bacon e frite até dourar;
- Em uma tigela, bata as gemas;
- Rale o queijo sobre as gemas, tempere com sal e pimenta a gosto e misture;
- Após levantar fervura, salgue a água e cozinhe espaguete pelo tempo indicado na embalagem;
- Junte 1 concha da água do cozimento do macarrão na mistura de gemas e queijo e misture para incorporar;
- Ainda no fogo, junte 1 concha da água do cozimento do macarrão também na frigideira do bacon;
- Transfira o espaguete para a frigideira do bacon e misture delicadamente;
- Retire do fogo, junte o creme de gemas e queijo, junte mais uma concha da água do cozimento, volte ao fogo e salteie o macarrão por 30 segundos;
- Transfira o carbonara para um prato e sirva imediatamente!
Confira as dicas do vídeo:
Use esse truque para o ovo do carbonara não empelotar!
- Faça o macarrão à carbonara apenas com gemas: isso ajuda a garantir uma textura mais cremosa ao molho e reduz o risco de aparecerem gruminhos.
- Tempere a gosto: adicionar uma boa quantidade de pimenta preta moída na hora ao molho de ovo e queijo não só proporciona sabor, mas também ajuda a estabilizar as gemas, reduzindo a probabilidade de empelotamento.
- Misture a massa carbonara fora do fogo: é crucial retirar a frigideira do fogo antes de adicionar o molho de ovo e queijo à massa. Mexa rapidamente e vigorosamente para incorporar o molho, evitando que as gemas cozinhem muito rápido e formem grumos.
- Ajuste a consistência: se o molho parecer muito grosso, adicione um pouco da água do cozimento do macarrão para atingir a consistência desejada.
- Sirva imediatamente: a carbonara é melhor quando servida imediatamente, enquanto ainda está quente e o molho está cremoso. Logo, a melhor dica é não deixar a massa descansar por muito tempo antes de servir.
Veja também: Prepare um macarrão à carbonara em 20 minutos!
Qual a diferença entre o queijo pecorino e parmesão?
O pecorino é um queijo maturado por até 12 meses que possui um sabor mais apimentado que o parmesão. É feito a partir do leite de ovelha, diferente do queijo parmesão que vem do leite de vaca. O pecorino também é mais salgado e mais gorduroso.
Aposte no bacon bem picadinho para fazer um carbonara perfeito
A receita do carbonara costuma ser feita com guanciale, que é a bochecha do porco, mas o Bacon Extra Double Lombo Seara Gourmet traz o toque perfeito para que a massa fique deliciosa. O produto possui a proporção ideal entre carne e gordura, deixando seu carbonara ainda mais gostoso e delicado.
Confira também: Macarrão com bacon: 7 formas de apostar nessa combinação deliciosa
Qual vinho combina com macarrão à carbonara?
Você pode servir a massa com um vinho tinto leve que já será uma ótima pedida, mas quem gosta de vinhos brancos não vai se decepcionar harmonizando a massa com os vinhos da uva Chardonnay. A bebida possui a acidez necessária para complementar o sabor do macarrão carbonara e é ótima para ocasiões especiais, como uma noite romântica.