Por Minha Receita
A polenta com carne moída é um prato clássico e especial, que toda casa brasileira já teve em sua mesa. Apesar de ser um prato tipicamente brasileiro, sua origem vem de Nápoles, na Itália, conhecido como “Ragu”, um nome francês.
O ragu, nada mais é do que a proteína disposta neste prato — ou seja, ele é o ensopado de carne com legumes e molho de tomate. No país europeu, o ragu é servido de duas maneiras totalmente diferentes do jeito que servimos aqui no Brasil.
Vale lembrar que o prato clássico aqui do Brasil é considerado nutritivo e uma opção super saudável para as refeições, uma vez que utiliza diversos vegetais para fazer a carne moída e a própria polenta. Confira como prepará-lo com o passo a passo do Minha Receita e se delicie com essa criação!
Quais são os ingredientes necessários para a polenta com carne moída?
Para preparar uma deliciosa polenta com carne moída, comece com o “mise en place”, ou seja, separe todos os ingredientes que você utilizará na receita categorizadamente, já cortados, lavados e secos, quando necessário.
Vale lembrar que existem várias versões dessa receita, como a polenta com ragu de linguiça ou, então, a polenta com ragu de filé mignon suíno. Para a receita com carne bovina, que serve quatro pessoas, é necessário:
- 1 kg de carne bovina moída de sua preferência
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho
- 1 galho de alecrim
- 1 maço pequeno de tomilho
- 1 maço pequeno de manjerona
- 2 folhas de louro
- 200 ml de um bom vinho tinto
- 1 tablete de caldo de carne
- 2 tomates
- Óleo de sua preferência, ou azeite
- 1 caixa de molho de tomate, ou 1 lata de tomate pelado
- 1 litro de água
- 1 xícara de fubá pré-cozido ou fubá mimoso
- 3 colheres de manteiga ou margarina
- Queijo de sua preferência ralado
- Sal a gosto
Há outras versões que fazem esse prato com carnes magras desfiadas, sendo necessário preparar a receita na panela de pressão. Assim, assemelhando-se ao famoso prato “vaca atolada” ou “carne louca”.
Ainda, é possível realizar outra versão deste prato utilizando carnes magras para tornar um picadinho ao molho. Para isso, escolha a carne desejada, preferencialmente uma carne considerada magra, como miolo de acém, patinho, filé mignon ou contrafilé Reserva Friboi, por exemplo. É necessário tirar toda a parte da gordura da carne, preparar o cozido e adicionar os demais ingredientes dessa receita.
Há também as opções gourmets, dos quais os restaurantes de chefs brasileiros renomados dispõem em seus cardápios. Para servir a proteína, os chefs utilizam medalhões de filé mignon suíno ou bovino para servir de acompanhamento, criando uma nova versão ao prato polenta com carne moída.
Hora de colocar a mão na massa: como fazer polenta com carne moída
Sabemos que fazer uma boa polenta pode ser uma tarefa assustadora para algumas pessoas. Mas, a verdade é que o preparo não é tão complicado, bastando seguir as etapas da maneira correta para não errar na receita. Continue sua leitura para aprender a fazer a melhor polenta com carne moída da sua vida:
Etapa 1: preparo da massa da polenta
Em uma panela, sob um fogão desligado, coloque o litro de água, a manteiga, a margarina, uma pitada de sal e o fubá de sua preferência. Ligue o fogão em temperatura média e mexa o conteúdo na panela até tudo ficar homogêneo. Lembre-se de mexer constantemente a polenta cremosa com movimentos lentos de “vai e vem” em toda a panela.
Após, raspe o conteúdo das bordas para o cozimento ser uniforme. O ponto correto da polenta é após as bolhas maiores começarem a aparecer conforme você mexe a mistura. Quando todo o conteúdo líquido se tornar cremoso, torna-se uma consistência semelhante ao purê de batata com queijo, mas ainda mais cremoso, ou seja, mole.
E, claro, para dar um toque especial, adicione um queijo de sua preferência. É recomendado mussarela, parmesão ou gruyère, que dão um toque salgado e muito saboroso para esse preparo, além de combinar perfeitamente com a carne moída.
Ao chegar a esse ponto, desligue o fogo. Antes de deixar o conteúdo de lado, verifique se o sal está conforme o seu paladar. Caso contrário, adicione a quantidade desejada para tornar o creme delicioso.
Etapa 2: incremente sua polenta para um toque especial
Uma dica extra está na famosa polenta frita, que serve de aperitivo em diversos restaurantes, inclusive os mais renomados de nosso país. Seu preparo é realizado da mesma maneira, a única diferença é que, após o preparo, ela é disposta em uma assadeira retangular que vai direto para a geladeira ou congelador.
Com ela bem resfriada ou congelada é possível cortar em tiras e fritar diretamente em óleo quente. Apesar de não ser a polenta com carne moída que muitos estão acostumados, é uma opção deliciosa para encantar os seus convidados em refeições especiais ou como entrada para os eventos.
Etapa 3: fazendo o molho de carne moída
Para iniciar o preparo, despeje o óleo sob uma panela e acrescente a carne moída. Refogue muito bem até a carne moída ficar soltinha, sem muitos blocos e quase pronta.
Após, acrescente o tablete de caldo de carne, alho, alecrim, louro, vinho, tomates e o molho de tomate ou o tomate pelado, a cebola e o manjericão. Misture muito bem e adicione um pouco de sal. Fique atento para não salgar muito durante o preparo, já que você irá experimentar a receita ao final e conferir se é necessário adicionar mais.
Deixe apurar por pelo menos 15 minutos em fogo baixo e, ocasionalmente, mexa o conteúdo da panela para não queimar. Você deve notar que todos os líquidos parecem uniformes.
O ponto ideal do molho é quando os líquidos se tornam viçosos, ou seja, nem muito líquidos, nem muito espessos, no ponto certo para, quando servir, a carne ser pega com facilidade e o molho estar em uma tonalidade brilhante. Agora é necessário conferir a quantidade de sal. Caso seja necessário, salgue mais para tornar o prato ainda mais saboroso para você e sua família ou, então, aposte em outros temperos que substituem o sal.
Etapa 4: montagem e finalização do prato
Não há maneira correta de servir o prato polenta com carne moída. Como a famosa lenda no Brasil sobre “o feijão é ao lado, por cima ou baixo do arroz”, este prato também gera dúvidas quanto a sua forma de ser servido.
Em restaurantes ao sul do Brasil, a polenta cremosa é servida ao centro do prato com um furo ao meio, de forma que o molho e a carne são servidos neste furo. Mas, em outras regiões do país, é possível encontrar a carne moída ao lado da polenta.
Independente das escolhas, servindo a polenta com carne moída ao lado, por cima ou por baixo da carne, este prato é uma opção deliciosa para comer no cotidiano por seu valor nutricional, e principalmente em dias frios, que tornam toda comida muito mais gostosa e nostálgica.
Etapa 5: invista em bons acompanhamentos
Para tornar a polenta com carne moída um prato ainda mais brasileiro, é possível adicionar um arroz, feijão acompanhado da polenta com carne moída, que pode ser servida também com uma salada ou verduras e legumes, como uma deliciosa salada bariloche com rúcula e tomate.
A verdade é que para um prato se tornar nostálgico, boas memórias em volta da mesa são necessárias. Reúna sua família e amigos em um delicioso almoço preparado por você e aproveite este tempo em conjunto dos convidados.
Confira mais receitas clássicas e nostálgicas como essa em nosso site, Minha Receita, que reúne diversas opções para você se deliciar com diferentes tipos de pratos compostos por carnes vermelhas, brancas e peixes, ou doces. Continue nos acompanhando!