Por Minha Receita
Muitas pessoas têm dúvida sobre qual carne comprar para churrasco na airfryer, mas as opções que você vai encontrar aqui são garantias de um resultado suculento! Além da picanha, que é um clássico, o bife ancho é um corte com marmoreio que fica delicioso na fritadeira elétrica. A seguir, veja quais são as carnes mais indicadas para fazer um churrasco na airfryer delicioso!
Quais são as 5 melhores carnes para churrasco?
Os cortes marmorizados, ou seja, que têm bastante gordura intramuscular, são os melhores para assar na airfryer. A gordura ajuda no cozimento, trazendo mais sabor e suculência para a peça depois que derreter. Se não for intramuscular, que seja um corte com capa de gordura!
1) Picanha Maturatta
A picanha pode ser temperada com sal e pimenta-do-reino ou com uma pasta de alho simples. Ela tem um formato caracteristicamente triangular e uma capa de gordura que cobre toda a peça. É conhecida por ser naturalmente macia, suculenta e com um sabor único.
2) Bife Ancho Maturatta
Conhecido também como entrecôte, o bife ancho é um corte de carne proveniente da parte dianteira do boi, localizado próximo à costela. É famoso por ser suculento, ter uma textura firme, porém muito macia. O ancho bovino é um corte naturalmente marmorizado, o que faz com que o churrasco na airfryer fique suculento.
3) Coração da Alcatra Maturatta
Também chamado de baby beef, o coração da alcatra tem a gordura bem distribuída, além de um sabor delicado, ideal para churrascos caseiros. O corte faz parte da lista de carnes para churrasco para salvar e usar em qualquer ocasião!
4) Contrafilé Maturatta
O contrafilé é uma carne rica em sabor, perfeito para quem busca uma textura firme e bem suculenta. A carne deve ser temperada apenas com sal para realçar seu sabor.
5) Costela Janelinha Maturatta
Essa costela é diferente das outras porque tem pequenas “janelas” de gordura entre os ossos, daí o nome “janelinha”. A suculência do corte proporciona uma textura singular, que derrete na boca! A costela assada na airfryer deve cozinhar em temperatura baixa e com papel alumínio.
Veja também: Churrasco na airfryer: respondemos as principais dúvidas que você pode ter!
Como fazer para não deixar a carne seca na airfryer?
Para ter uma carne suculenta na airfryer, algumas dicas podem ajudar na preparação:
1) Aposte em marinadas simples
Misture azeite, ervas, temperos e um pouco de vinagre ou limão para garantir suculência. Deixe a carne marinando por pelo menos 30 minutos antes do preparo. Isso vale para cortes como a costela e o coração da alcatra!
2) Ajuste a temperatura
Evite temperaturas muito altas no início do preparo. Comece a cozinhar em uma temperatura baixa (160ºC a 180°C) e aumente nos últimos minutos para dourar.
3) Não sobrecarregue a cesta da airfryer
Deixe espaço entre os pedaços de carne para garantir a circulação do ar quente e um cozimento uniforme.
4) Use papel alumínio ou manteiga
Para cortes como a costela e a picanha, usar o papel alumínio ou uma pasta de alho e manteiga por cima ajuda a reter a umidade. Retire o papel nos últimos minutos para dourar.
5) Deixe a carne descansar
Depois de retirar a carne da airfryer, deixe descansar por 5 minutos antes de fatiar. Isso ajuda a redistribuir os sucos e mantê-la mais suculenta.
E aí, já sabe qual carne comprar para churrasco na airfryer? Aproveite todas essas dicas para fazer um preparo delicioso!
Saiba mais: Linguiça na airfryer: dicas para deixar a carne suculenta e não ressecar