Friboi
Aprenda a preparar yakissoba em casa
Rendimento
2 pessoas
Preparo
1:00
Ingredientes
- 150g de Macarrão para yakissoba
- 50g de Brócolis em pedaços
- 30g de Cenoura em fatias
- 50g de Acelga em pedaços
- 30g de Broto de bambu
- 20g de Champignon fatiado
- 100g de Filé mignon
- 50g de Lombo de porco fatiado
- 50g de Peito de frango fatiado
- 100g de Camarões médios
- 100g de Lula
- Sal a gosto
- 1 Pitada de açúcar
- 40 ml de Shoyu
- ½ Dente de alho picado
- 20g de Amido de milho
- 300 ml de Caldo de frango
- Óleo de soja a gosto
- Óleo de gergelim a gosto
- Pimenta-do-reino branca
Modo de preparo
Modo de preparo
Cozinhar o macarrão al dente e reserve. Aquecer a wok e colocar o óleo de soja. Fritar o macarrão até dourar. Retirar, escorrer e arrumar o disco de macarrão sobre um prato.
Na mesma panela, acrescentar mais óleo de soja e aquecê-lo para fritar a carne de boi, de porco, o frango, a lula e o camarão. Retirar e deixar escorrer. Reservar.
Ainda na mesma panela, dourar o alho, acrescentando a seguir os legumes (brócolis, cenoura, acelga, o broto de bambu, o champignon) e as carnes reservadas.
Misturar bem e adicionar o sal, o molho de soja, a pimenta, o açúcar e o caldo de frango.
Cozinhar durante 30 segundos e engrossar com o amido dissolvido em água. Por último, adicionar o óleo de gergelim e cobrir o macarrão com a mistura.
O yakissoba reina entre os clássicos da cozinha oriental. Colorido e farto de ingredientes, é uma receita que nasceu na China e logo chegou ao Japão.
Rapidamente, deixou de ser exclusividade da face asiática do planeta e ganhou os quatro cantos do globo. Originalmente, é chamado de Macarrão Chop Suey, que em chinês significa “macarrão frito”. E essencialmente esse é o passo que deve ser bem feito para garantir, em casa, que ele seja como o do seu restaurante preferido.
“É preciso fritar bem o macarrão. E também não misturar o macarrão com o molho, pois ele deve ser servido à parte, em cima da massa frita”, dá a dica Hélio Takeda, professor de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.
É claro que o prato, ao longo da jornada que percorreu pelo mundo, foi ganhando outras interpretações, a partir da base de proteína e legumes. “Uns preparam com soja, outros adicionam uma série de frutos do mar, como camarão, lula, polvo e até vieiras”, comenta Takeda. “Há o time dos que preferem só com carne bovina. E nesse capítulo, o segredo é não temperá-la previamente para não correr o risco de torná-la dura”, alerta ele. Entre os cortes aconselhados estão filé mignon e contrafilé.
Dá para variar, inclusive, o macarrão e, ao invés de usar o próprio para yakissoba, preparar como a mais comum das pastas, a feita de farinha de trigo. Ainda é possível fazer com as massas de arroz, feijão e até de batata doce, o que pode ser um caminho alternativo aos que sofrem de intolerâncias e alergias.
Ver mais:
FriboiReceitas relacionadas
Friboi
Confira outras receitas