Seja para uma refeição rápida do dia a dia ou para caprichar numa receita especial, o frango é uma carne versátil e bastante popular. Sua limpeza adequada é essencial para preservar sua qualidade da proteína.
Afinal, ninguém quer encontrar nervos ou gordurinhas a mais no prato! Por isso, aqui vão algumas dicas importantes para garantir que seu frango seja limpo corretamente antes de iniciar o preparo:
Não descongele a carne na pia da cozinha! Para descongelar os cortes de frango, lembre-se de tirá-los do freezer horas antes de prepará-los. 1- Coloque o pacote congelado em um prato; 2- Deixe descongelar naturalmente na geladeira para evitar a proliferação de bactérias.
Não é necessário lavar o frango Por incrível que pareça, tal prática pode até ser perigosa! Isso porque a carne crua pode conter bactérias que se espalham pela pia e utensílios ao redor. Além disso, a água corrente nem sempre é capaz de remover possíveis bactérias, pois o cozimento da carne já ajuda.
Remova as gorduras, nervos e cartilagens Facilmente encontradas, costumam ter uma coloração mais rosada ou levemente esbranquiçada. Além disso, lembre-se de retirar a pele do frango, já que é uma das partes mais gordurosas. Para isso, basta esperar a peça descongelar e puxá-la com as mãos.
Faça o corte no sentido das fibras Na hora de cortar o frango, procure seguir o sentido das fibras da carne, pois isso fará com que ela fique mais macia e suculenta durante o preparo. E, claro, certifique-se de que a faca esteja bem afiada para realizar cortes mais precisos e deixar seu frango com uma aparência mais agradável.