Matérias

Matérias

Matérias e dicas



5 tipos de molho para almôndegas

Inove nas receitas com almôndega com diferentes molhos

Por Minha Receita

3/5 - (3 votos)

Almôndega ao molho é uma ótima opção de prato para um almoço ou jantar fácil e rápido no dia a dia. Por ser saborosa e versátil, a almôndega de carne combina com diversos tipos de molho: vermelho, branco, barbecue e agridoce são algumas opções interessantes para experimentar. Para te ajudar a inovar nas receitas com almôndegas, preparamos uma lista com 5 tipos de molho para almôndegas. Confira!

1. Molho de tomate com manjericão é uma das melhores combinações para as almôndegas de forno

Além de ornar muito bem com diferentes tipos de cortes de carne bovina, o molho de tomate com manjericão é um clássico das almôndegas no forno. Ao misturar a acidez do tomate com o frescor das folhas de manjericão, ele se torna uma das melhores opções de molho para quem busca agradar o paladar da família.

Como fazer molho de tomate com manjericão para almôndegas: em uma panela média, refogue 2 dentes de alho com azeite no fogo médio até começar a dourar. Junte 3 xícaras (chá) de molho de tomate caseiro (tomate pelado batido no liquidificador)  ou extrato de tomate e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e adicione folhas de manjericão fresco. Deixe cozinhar por cerca de 3 minutos até que o molho incorpore os sabores dos ingredientes. Depois, acrescente a Almôndega Bovina Seara Nature.

2. Molho agridoce pode trazer um toque diferenciado à receita de almôndegas tradicional

Feito com vinagre, amido de milho, açúcar mascavo e molho de soja (ou shoyu), o molho agridoce é outra opção saborosa para incrementar as almôndegas assadas. Utilizado na culinária inglesa, o agridoce traz uma mistura de sabores ácidos com um toque levemente adocicado que encanta muitas pessoas.

Como fazer molho agridoce para almôndegas: em uma panela média, misture os ingredientes (1 xícara de água, ½ xícara de vinagre de maçã, ½ xícara de passata de tomate, 1 xícara de açúcar mascavo e 2 colheres de sopa de amido de milho) e tempere com sal e páprica picante. Acrescente 1 colher de chá de molho de soja, deixe engrossar em fogo médio e, no final, incorpore as almôndegas prontas.

3. Molho branco é versátil e combina com diversos acompanhamentos para almôndegas

Que tal incrementar a sua receita de almôndega com  um delicioso molho branco? Também conhecido como molho bechamel, ele é preparado com partes iguais de manteiga e farinha de trigo que, quando misturadas da forma certa, resultam na base de roux (essencial para fazer um molho bechamel perfeito). Depois, é só acrescentar o leite e finalizar com temperos. Vale lembrar que a melhor parte desse molho é que ele é extremamente versátil e combina com diversos acompanhamentos para almôndegas, como o macarrão ou um gratinado de purê de batata baroa.

Como fazer molho branco para almôndegas: primeiro, aqueça uma panela grande em fogo médio e acrescente 1 litro de leite. Na mesma panela, coloque 1/2 cebola inteira, 1 folha de louro e 2 cravos. Diminua para o fogo mínimo e deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo sempre. Depois, retire a cebola, o louro e os cravos e espere o leite esfriar por completo. Em uma outra panela, derreta 3 colheres (sopa) de manteiga e com 3 colheres (sopa) de farinha de trigo,  incorporando os dois ingredientes até formar uma massa. Com a mistura de roux pronta (massa de manteiga + farinha), adicione ao leite aos poucos, misturando bem até levantar fervura. Depois, deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos até engrossar. Para finalizar o molho branco, adicione os temperos de sua preferência (como sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto) e mexa constantemente até encorpar.

No vídeo abaixo, nós separamos o passo a passo completo de como fazer molho branco para almôndegas assadas:

Caso queira dar um toque ainda mais saudável, nossa sugestão é acrescentar um pouco de brócolis cozido no vapor quando o molho branco estiver pronto, como o Brócolis Seara Nature que é 100% natural e combina superbem com o prato. Outros legumes também podem contribuir para uma deliciosa receita de Almôndegas com Legumes Assados.

4. Molho barbecue é outra opção ideal para almôndegas assadas

O molho barbecue é a nossa quarta sugestão para aperfeiçoar a sua receita de almôndegas assadas. Para prepará-lo de forma caseira, basta misturar vinagre com extrato ou passata de tomate (purê de tomate) e adicionar algumas colheres de açúcar mascavo. Além de refogar alho e cebola no óleo e dar um toque de chef com os temperos de sua preferência.

Como fazer molho barbecue para almôndegas: em uma panela, acrescente os ingredientes (2 xícaras de extrato ou passata de tomate, ¼ xícara de vinagre de maçã, ¼ xícara de molho inglês, ¼ xícara de açúcar mascavo + 2 colheres de sopa de mostarda escura – opcional) em um refogado de alho e cebola no óleo. Tempere com páprica, pimenta-do-reino a gosto e outros temperos de sua preferência. Deixe a mistura ferver em fogo médio-alto, reduza o fogo e cozinhe até que o molho fique escuro e espesso (de 10 a 15 minutos).

5. Molho carbonara combina com a clássica receita de almôndegas com macarrão

Já que o bacon ajuda a incrementar uma variedade de receitas, que tal apostar em um molho que combine tanto com a carne suína quanto com as almôndegas? Nesse caso, o molho carbonara é a escolha perfeita para essa mistura. Você pode preparar uma deliciosa almôndega recheada, assada ou frita e incorporar o molho depois que estiver pronto.

Como fazer molho carbonara para almôndegas: comece cortando 100 gramas de bacon em cubos e prepare-o no forno com azeite até ficar crocante (ou, se preferir, doure rapidamente na frigideira). Em um refratário, bata 3 ovos com um garfo, tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente o macarrão cozido para cozinhar os ovos com o calor da massa. Finalize com o bacon + 2 colheres de sopa de requeijão light e incorpore as almôndegas para servir enquanto ainda estiver quentinho.

Almôndega bovina Seara Nature pode ser uma deliciosa opção para aprimorar o prato

Feita com ingredientes 100% naturais, como aveia, chia, linhaça e extrato de alecrim, a Almôndega bovina Seara Nature combina superbem com todas as sugestões de molhos para almôndega que falamos aqui. Além disso, é uma boa opção para quem busca uma alimentação mais leve e saudável, já que possui 32% a menos de sódio quando comparada a outras opções convencionais. Vale a pena experimentar!

Os comentários estão desativados.

3/5 - (3 votos)

Ver mais:

Bovinos Dicas de Cozinha Nature Para Almoço e Jantar Seara

Matérias relacionadas

Bovinos

Confira outras matérias

Churrasco de cupim sendo fatiado em uma tábua de madeira.
26.Dec

Bovinos

Conheça os utensílios indispensáveis para um bom churrasco

Costela assada na airfryer ainda dentro da cesta da fritadeira
26.Dec

Bovinos

Costela assada na airfryer: confira dicas e sugestões de preparo

A imagem mostra duas tiras de costela assadas, dispostas lado a lado em uma superfície escura. A carne está bem grelhada, com uma cor marrom dourada e marcas de grelha visíveis. A gordura derretida está brilhante, indicando que a carne foi assada na brasa. Pedaços de sal grosso estão espalhados sobre a carne, realçando o sabor e a textura. Ramos de alecrim estão posicionados ao redor das costelas, sugerindo um aroma adicional e um toque de ervas. O cenário é típico de um churrasco, com a carne exibindo um aspecto suculento e apetitoso.
20.Dec

Bovinos

Que tipo de costela é boa para assar?

Filés de alcatra de boi assados e cortados em fatias grossas, servidos em uma travessa retangular branca com cenouras, castanhas-de-caju e batatas.
19.Dec

Bovinos

Qual carne é mais macia, alcatra ou contrafilé?

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.