Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Petiscos veganos: 7 sugestões para servir entre amigos

Confira e prepare na sua casa!

Por Minha Receita

2.5/5 - (2 votos)

Se você está em busca de um cardápio vegano para servir para os amigos, dê uma olhada na nossa seleção de petiscos veganos para deixar o encontro muito mais agradável e apetitoso. O bom da comida vegana é que todo mundo pode saborear e ficar satisfeito, tanto veganos, vegetarianos e flexitarianos – adeptos da dieta plant based – quanto quem só quer apreciar essas delícias saudáveis.

Receitas veganas são ótimas para ter na manga e, aqui no site, nós já criamos um verdadeiro cardápio vegano para te ajudar a receber convidados no happy hour. Agora, chegou a vez dos petiscos. Confira 7 sugestões variadas abaixo e monte o seu banquete!

1. Hambúrguer vegetal com sabor e textura de carne é uma das receitas veganas preferidas para lanche

Uma das receitas veganas mais famosas (e gostosas!) é a de hambúrguer vegano. O motivo? Existe um mundo de possibilidades para quem quer matar a vontade de comer hambúrguer mas sem consumir a proteína animal: soja, grão-de-bico, lentilha e até cogumelos são algumas opções que se popularizam cada vez mais por garantirem sabor e textura iguais aos de carne ou de frango. Providencie pão, queijo e maionese veganos e coloque à disposição dos seus convidados! Quer ver receitas criativas? Confira essa seleção de hambúrgueres veganos para servir:

2. Grão de bico assado e temperado com páprica doce é um petisco vegano super prático

Um dos petiscos veganos mais gostosos e fáceis de fazer é o grão de bico assado! Quem não gosta de ir petiscando enquanto toma uma cerveja e conversa com os amigos? Essa receita é uma excelente opção para você colocar em cumbucas e servir nas extremidades da mesa ou nos cantinhos vazios.

Para fazer, é o seguinte: separe a quantidade que você deseja, lave o grão-de-bico em água corrente e seque com uma toalha. Depois, espalhe em uma assadeira. Em um recipiente, misture 3 colheres (sopa) de manteiga vegana ou azeite, 1 colher (sopa) de páprica doce, sal e pimenta a gosto. Despeje essa mistura sobre o grão-de-bico e asse por aproximadamente 30 minutos a 180 ºC até dourar.

3. Isca de peixe vegano empanado com maionese de tofu é um petisco muito saboroso

Se os seus amigos adoram frutos do mar, que tal servir isca de peixe vegano? Apesar de ter peixe no nome, você pode encontrá-lo na versão vegetal, sem nenhum tipo de carne na receita. Geralmente, esse empanado é feito de soja, não contém derivados de ovo e leite, e tem sabor e aparência de peixe. Para deixar o petisco ainda mais gostoso, sirva com uma maionese de tofu, que já apareceu aqui no site como acompanhamento desse hambúrguer de cogumelos.

Para fazer, basta bater no liquidificador ¾ xícara (chá) de Tofu em pedaços peneirado, ½ dente de alho, salsinha, ½ limão, 1 colher (chá) de mostarda, 1 colher (sopa) de azeite e sal a gosto.

4. Espetinhos de salsicha vegana com azeitonas e pimentões não pode faltar no cardápio vegano

Quer um petisco colorido, fácil de fazer e que agrada a todos? Vá nos espetinhos de salsicha vegana! Saborosa, ela tem sabor e textura iguais ao da proteína e harmoniza superbem com ingredientes como azeitonas e pimentões. Basta cozinhar a salsicha normalmente, temperar com as especiarias que você preferir e cortar em rodelas. Depois, adicione aos palitinhos azeitonas sem caroços (pretas ou verdes) e os pimentões. Não esqueça de deixar molhos à disposição, como molho de alho e molho de ervas.

Adorou a ideia dos espetinhos e quer conferir mais combinações? Dá uma olhada nessa matéria com 3 ideias de espetinhos veganos para servir!

5. Chips de mandioca complementa o cardápio vegano para quem gosta de um petisco rústico e saboroso

Mandioca sem casca, azeite, sal e pimenta-do-reino: é apenas isso que você precisa para fazer esse chips de mandioca em casa! Esse petisco é uma excelente opção para servir à mesa ao lado de qualquer outro aperitivo porque harmoniza bem com qualquer receita e ainda conta com um sabor irresistível se você polvilhar salsinha por cima. Sem contar o visual rústico dos chips caseiro.

Para fazer, você precisa lavar e secar bem os pedaços de mandioca. Com um descascador de legumes, faça tiras longas e finas ao longo do comprimento da mandioca, sem se preocupar em deixá-las no mesmo tamanho. Tempere com azeite, sal e pimenta, e misture com as mãos para envolver todas as tiras. Unte com azeite uma assadeira grande, espalhe as tiras e leve ao forno em temperatura alta por por cerca de 30 minutos até ficarem douradas e crocantes. É só servir depois de esfriar!

6. Bruschetta de cogumelos para quem deseja um petisco vegano com toque italiano

Quem disse que a bruschetta não pode ser servida para veganos? Basta substituir a proteína que tradicionalmente vai por cima do pão rústico por cogumelos shitake e shimeji. Fica uma delícia! A nossa dica é refogar os cogumelos em azeite e vinho branco para garantir mais sabor ao aperitivo, e salpicar queijo parmesão vegano por cima. Você também pode adicionar os clássicos tomates italianos assados, se preferir.

Como fazer bruschetta: fatie os cogumelos e leve-os para uma frigideira com azeite e alho. Refogue rapidamente e acrescente vinho branco para dar mais sabor, mas deixe o álcool evaporar. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta, depois monte os cogumelos no pãozinho rústico. Finalize com o queijo parmesão vegano, um fio de azeite e está pronto para servir!

7. Dadinhos de tapioca de queijo vegano é o petisco vegano ideal para servir com molho de pimenta

O dadinho de tapioca é um petisco fácil e gourmet que agrada a todo mundo, principalmente os fãs de pimenta, já que é quase sempre servido com geleia ou molho apimentado. Esse clássico nos bares brasileiros é feito com poucos ingredientes, e a receita tradicional leva queijo coalho. A nossa sugestão, então, é usar um queijo vegano, que pode ser um queijo de sua preferência porque o sabor ficará tão bom quanto! A receita leva:

  • 250 gramas tapioca granulada 
  • 250 gramas de queijo vegano
  • 500 ml leite vegetal caseiro, que pode ser o de castanha de caju crua, leite de amêndoa, leite de macadâmia ou leite de amendoim
  • 1 ½ colher de chá sal
  • 1 colher de chá pimenta-do-reino branca
  • óleo vegetal para fritar os dadinhos

Basta misturar os ingredientes, deixando o leite vegetal por último. Bata bem rapidamente para não empelotar até formar uma consistência parecida com a de um mingau. Quando chegar a esse ponto, transfira para uma travessa, espalhe com uma colher e forre com um plástico. Deixe esfriar e leve à geladeira por 3 horas. Depois disso, transfira a massa para uma tábua e, com uma faca, corte-a em cubos. Forre o fundo de uma assadeira com papel-manteiga, preaqueça o forno a 180 ºC e leve para assar por 40 minutos ou até dourar. Se preferir, frite em óleo vegetal quente. Deixe esfriar e sirva seus dadinhos com o molho!

Os comentários estão desativados.

2.5/5 - (2 votos)

Ver mais:

100% Vegetal Dicas de Cozinha Entradas e Aperitivos Incrível

Matérias relacionadas

100% Vegetal

Confira outras matérias

Imagem de diversos legumes em cima de uma churrasqueira, com um garfo de churrasco ao lado, vistos de cima.
11.Dec

100% Vegetal

Legumes na churrasqueira: 9 opções deliciosas

06.Dec

100% Vegetal

Carne vegetal: os benefícios no seu dia a dia

23.Aug

100% Vegetal

As melhores receitas de lasanha para um jantar em família

linguiça para churrasco com cogumelos e pesto de tomilho
12.Aug

100% Vegetal

10 coisas que não podem faltar em um bom churrasco

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.