Por Minha Receita
Seja para armazenar comidas na geladeira, para utilizar como marmita para levar para o trabalho ou até mesmo para deixar os armários bem organizados, os famosos potinhos são uma verdadeira mão na roda. Mas, infelizmente, a verdade é que nada dura para sempre: reutilizar potes de plástico facilita muito a vida na cozinha, mas a hora de descartá-los e dizer adeus sempre chega.
Por isso, separamos dicas e recomendações para te ajudar a saber quando substituir seus potes reutilizáveis para continuar cozinhando e armazenando alimentos com total segurança!
Qual pote de plástico usar para armazenar alimentos?
Antes de saber descartar, é importante saber comprar e saber quais reutilizar. Verifique sempre se os potes e rótulos possuem o símbolo “para contato com alimentos” (esse que aparece na imagem abaixo).
Além disso, leia as instruções de fábrica, que especificam se o pote é próprio para microondas, congelador e lava-louças. O uso indevido pode desgastar ainda mais rápido os recipientes e até mesmo prejudicar a qualidade dos alimentos armazenados neles.

Como saber que é hora de jogar os potes de plástico fora?
Por mais duradouros que sejam, os potes de plástico também se deterioram. Com o tempo, eles podem liberar micro-práticos, que são um grande problema para o organismo humano, além de passar a não armazenar corretamente os alimentos.
Confira as recomendações para avaliar se o pote ainda é utilizável:
1) Verifique o pote: busque quebras e rachaduras, textura áspera fora do comum, arranhões e partes amassadas;
2) Verifique a tampa: para vedar bem e proteger os alimentos de interferências externas, é importante que a tampa esteja intacta e que o pote feche perfeitamente;
3) Busque manchas: os potes de plástico tendem a descolorir e acumular manchas – que podem ser pelo tempo de uso ou por acúmulo de sujeira.
Ao verificar todos esses pontos, separe aqueles que não são mais adequados para armazenar os seus alimentos e substitua por potes novos!
Lembre-se de fazer a separação correta de reciclagem na hora de descartar.
