
Por Minha Receita
Provavelmente, você já se perguntou se a palha italiana é, de fato, uma receita da culinária italiana. Porém, apesar do nome sugestivo, esse doce de brigadeiro com biscoito de maisena surgiu aqui no Brasil. Ficou curioso? Confira a leitura, conheça um pouco mais sobre a história dessa sobremesa de chocolate e aprenda a preparar uma versão deliciosa, perfeita para comer aquele docinho depois de um almoço em família.
Qual a verdadeira origem dessa sobremesa?
O consenso é que essa sobremesa surgiu no Sul do Brasil e foi trazida pelos imigrantes italianos. Essa sobremesa é uma inspiração do doce italiano conhecido como salame di cioccolato. Esse doce é feito com chocolate, manteiga, ovos e biscoitos, podendo incluir amêndoas, nozes ou avelãs.
Aqui no Brasil, a receita foi adaptada substituindo a massa de chocolate pelo nosso tradicional brigadeiro e mantendo apenas os pedaços de biscoito, criando o que conhecemos como “palha italiana”.
Atualmente, essa sobremesa se popularizou no Brasil, sendo muito comum em festas de aniversário. Ela também ganhou novas versões e sabores, como a Palha Italiana de Leite Ninho e a Torta de Palha Italiana. Confira:
Por que se chama palha italiana?
Mas, então, por que esse doce de chocolate se chama palha italiana? A explicação é simples: “palha” faz referência à amêndoa sem pele, retirada do salame do cioccolato. Já o termo “italiana” é em homenagem à comunidade italiana do sul do Brasil.

Como fazer palha italiana: confira essa receita deliciosa
Ingredientes:
- 1 colher de Margarina Doriana sem Sal + para untar
- 1 lata de leite condensado
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó
- 200gr de biscoito maisena
- 100gr de açúcar de confeiteiro
- 100gr de amêndoa branca picada
Modo de preparo:
- Em uma panela, adicione o leite condensado o chocolate e a Margarina Doriana sem Sal;
- Mexa sem parar até começar a soltar da panela, desligue o fogo e transfira para um bowl;
- Quebre os biscoitos grosseiramente;
- Coloque os biscoitos na mistura de chocolate e adicione as nozes picadas;
- Unte um refratário pequeno com a margarina e espalhe a massa;
- Deixe esfriar e corte em quadrados;
- Passe pelo açúcar de confeiteiro.