Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Aprenda a fazer conserva de legumes com salada seleta 

Receita fácil e prática

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

A conserva de legumes é um produto delicioso e prático para consumir no dia a dia. Feito com uma mistura de aditivos que preserva o sabor e os nutrientes do alimento por mais tempo, essa é uma ótima opção para quem quer comer saudável, mas não tem tempo de cozinhar todos os dias. 

O picles em conserva é a opção mais conhecida, especialmente no hambúrguer, mas existem uma variedade de receitas de conservas de legumes tão deliciosas quanto essa.  Elas podem ser incluídas em saladas frias, sanduíches artesanais e até como petisco saudável. A seguir, veja como preparar uma conversa de legumes saborosa:

Quais são os legumes em conserva?

A conserva de legumes é um produto que traz um toque especial em qualquer receita, seja como complemento de um almoço simples ou de um sanduíche no lanche da tarde.  Mas quais legumes posso fazer conserva? Os legumes em conserva podem ser de vários tipos, então isso vai depender muito da preferência de cada um. As conversas podem ser de mini milho, cenoura, cogumelos, beterraba, cebola, berinjela, pimenta biquinho e vários outros tipos de legumes. Eles podem ser feitos individualmente ou como um mix de legumes. 

É saudável comer legumes em conserva?

Além dos vegetais, a conserva de legumes pode levar alguns ingredientes para conservá-los, como açúcar, água, azeite de oliva e vinagre. Por essa razão, é muito comum surgir a dúvida: será que é saudável comer legumes em conserva? A resposta é sim! No entanto, dependendo do tipo de conserva feita, algumas podem ser mais calóricas do que outras. 

A conserva de legumes com azeite e a conserva de legumes agridoce feita com açúcar, por exemplo, são um pouco mais calóricas. Já a conserva de legumes no vinagre e na água tende a ser menos calórica. Mas, de maneira geral, a conversa de legumes é saudável sim e apresenta valor nutricional semelhante aos do alimento fresco. Eles podem ser incluídos no cardápio semanal sem nenhum problema, desde que sejam ingeridos com moderação, especialmente as conservas industrializadas. 

pote de picles em uma mesa de madeira com cebola e um garfo ao lado

Veja como fazer conserva de legumes 

Fazer uma conserva de legumes é uma receita fácil e super prática. Você só vai precisar selecionar os legumes de sua preferência e providenciar um pote de vidro esterilizado e com tampa. Os legumes da Seleta Mista Seara são compostos por 5 vegetais (cenoura, couve-flor, brócolis, ervilha e vagem) que já vem higienizados, facilitando ainda mais o processo. 

No entanto, se você quer saber como fazer conserva de legumes crus, saiba que isso não é possível. Para fazer uma conserva de legumes, é fundamental cozinhar todos os vegetais antes de colocá-los no pote. Veja a seguir como fazer uma conserva de legumes com a Seleta Mista Seara:

Ingredientes: 

  • 1 pacote de 300 g de Seleta Mista Seara
  • 200 ml de vinagre branco
  • 200 ml de água
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de grãos de mostarda
  • 1 ramo de tomilho
  • 1 ramo de coentro 
  • 1 ramo de orégano
  • 2 folhas de louro

Modo de preparo

  1. Cozinhe os legumes da Seleta Mista Seara no vapor, por aproximadamente 5 minutos ou até ficarem al dente;
  2. Retire do fogo e espere esfriar; 
  3. No pote de vidro, adicione o dente de alho, sal, os grãos de mostarda, o tomilho, o coentro, orégano e louro;
  4. Coloque os legumes já frios dentro do pote;
  5. Coloque dentro do pote a água e o vinagre;
  6. Tampe o pote e sacuda bem para os ingredientes se misturarem; 
  7. Deixe o pote por algumas horas de cabeça para baixo. Isso ajuda a criar um vácuo, melhora a vedação e conserva os legumes por maos tempo;
  8. Coloque a conserva de legumes na geladeira. Ela pode ser consumida em até uma semana.

Veja também: 5 receitas para fazer com a seleta de legumes

Qual a proporção de água e vinagre para fazer salmoura para conservas?

Você sabe o que é salmoura? A salmoura é uma solução feita à base de água saturada com sal, com o objetivo de conservar alimentos. Ou seja, ela é o processo mais importante para fazer uma conserva de legumes. Afinal, é o sal que mantém os vegetais crocantes, evita a propagação de bactérias e preserva os nutrientes dos legumes. 

Porém, existem duas maneiras de fazer a salmoura para a conserva de legumes: a primeira e a mais tradicional consiste em adicionar sal direto nos legumes, enquanto a segunda consiste em dissolver o sal na água para submergir os vegetais.

Contudo, o vinagre também passou a ser usado nesse processo, geralmente o branco ou o de álcool, além da água. Mas qual é a proporção adequada? A proporção adequada para a salmoura é de 1 de vinagre para 1 de água.

Deixe um comentário


5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Dicas de Cozinha Entradas e Aperitivos Lanches zWebedia

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

Purê de abóbora servido emm uma cumbuca preta.
02.Apr

Dicas de Cozinha

Com quantos anos você descobriu que não precisa descascar e cozinhar abóbora para fazer purê?

copo de água com limão taiti e limão siciliano
02.Apr

Dicas de Cozinha

Pode tomar água com limão todos os dias? Veja os benefícios e os efeitos dessa prática no organismo

molho tártaro dentro de pote de vidro, servido dentro de um prato de maneira com limão fatiado
02.Apr

Dicas de Cozinha

Molho tártaro: aprenda a fazer o molhinho perfeito para peixes e frutos do mar

Peixes na churrasqueira
02.Apr

Dicas de Cozinha

Churrasco de Páscoa: dicas para fazer pescados assados na churrasqueira

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.