
Por Minha Receita
Provavelmente você já deve ter ouvido alguém perguntando por aí se bacalhau é peixe. Apesar de parecer uma pergunta boba, essa é uma confusão bastante comum, especialmente com a proximidade da Semana Santa e do almoço de Páscoa. Afinal, as receitas com bacalhau tomam conta dessa época e fazem o maior sucesso. Ainda que muita gente ache que bacalhau é o nome de um peixe específico ou de algum preparo, a resposta pode te surpreender. Veja a seguir o que é bacalhau e tire essa dúvida de uma vez por todas.
É verdade que bacalhau não é peixe?
Por incrível que pareça, o bacalhau não é uma espécie de peixe. Na verdade, esse nome é dado a peixes específicos que passam por um processo de desidratação e salga. Essa é uma técnica antiga usada há vários séculos para conservar o alimento, mantendo suas proteínas, vitaminas e minerais. Ou seja, o termo “bacalhau” refere-se ao resultado desse processo de dessalga. Mas, nas receitas de almoço e jantar, ele é tratado como um tipo de peixe único, o que acaba contribuindo para essa confusão.
Veja também: 25 receitas com bacalhau para a Sexta Santa
Qual é o peixe que é bacalhau?
Se bacalhau não é peixe, o que ele é afinal? O bacalhau é o nome dado a peixes específicos que passam pelo processo de dessalga. A espécie de peixe mais tradicional é o Gadus Morhua, também conhecido como bacalhau do Atlântico e, no Brasil, bacalhau do porto. Esse é o peixe mais nobre para esse preparo, mas ele não é criado no Brasil, e sim nos mares do Atlântico Norte, próximo a Noruega. Por essa razão, esse tipo de bacalhau é bem mais caro e até difícil de encontrar. Além do Gadus Morhua, também existem outras espécies que passam por esse mesmo processo, como o Gadus Macrocephalus e Gadus Ogac, Saithe, Zarbo e Ling.
No entanto, existem versões mais em conta que são facilmente encontradas no Brasil, como o Lombo de Bacalhau Swift, uma carne nobre muito utilizada em receitas com lombo de bacalhau à portuguesa. Além dele, o Bacalhau Desfiado Dessalgado Swift é uma outra opção ainda mais em conta, perfeita para receitas como bolinho de bacalhau.
Aprenda como dessalgar bacalhau
Qual a diferença entre peixe e bacalhau?
A diferença entre peixe e bacalhau é simples. Enquanto o peixe é o animal em seu estado natural, seja ele fresco ou congelado, o bacalhau é o resultado de um processo de transformação do peixe. O peixe fresco passa pelo processo de dessalga para ser conversado por mais tempo. Com isso, podemos dizer que todo bacalhau é peixe, mas nem todo peixe é bacalhau.
Veja algumas receitas deliciosas com bacalhau
O bacalhau é um peixe que tem um sabor bem característico. No entanto, ele é um tipo de peixe super versátil, que vai bem em muitas receitas e combina com várias ocasiões, seja na Páscoa ou em um almoço especial. A seguir, confira algumas receitas deliciosas com o bacalhau para reproduzir em casa: