
Por Minha Receita
O bife é um corte muito popular na culinária brasileira. Ele é um corte versátil que pode ser usado em várias receitas, das mais sofisticadas às mais simples. Um exemplo é o PF, abreviação de prato feito, uma expressão para referir-se a pratos comerciais servidos em um almoço simples. Mas como escolher as melhores carnes para fazer bife?
Existem vários tipos de carne para bife, das mais baratas às mais caras. Os cortes mais macios são os preferidos para esse preparo, como é o caso do Filé Mignon Friboi, uma carne nobre muito utilizada para bife. No entanto, você sabia que existe um corte ainda mais macio para o preparo de bife? Continue lendo para descobrir que corte é esse!
Qual é a carne usada para fazer bife?
Na hora de preparar um bife, é muito comum surgir a dúvida de qual carne escolher para esse preparo. Afinal, ninguém quer dar o mole de escolher o corte errado e preparar um bife duro e sem suculência. Mas como escolher uma boa carne para bife? As melhores carnes para fazer bife precisam ter algumas características, como maciez, sabor e marmoreio.
Isso porque as carnes pouco fibrosas e com mais marmoreio tendem a ficar mais macias e suculentas quando fritas ou grelhadas. Alguns exemplos de cortes de carne que possuem essas características são o Filé Mignon Friboi, a Picanha Friboi e o Contra Filé Friboi Reserva. No entanto, existe um corte de carne para bife que é ainda mais macio e saboroso do que as citadas acima.

Qual a melhor carne para bife?
Você sabe qual a melhor carne para bife? O filé mignon é um dos cortes preferidos para fazer bife, especialmente devido ao sabor e a maciez da carne. No entanto, existe uma carne para bife que consegue ser ainda mais gostosa do que o filé mignon: o Diafragma Friboi, também conhecido como entranha.
Apesar de ser pouco conhecida no Brasil, a entranha é uma excelente carne para o preparo de bife. Ela fica localizada na região do tórax do boi, colado na parte interna da costela, bem no diafragma, uma região com bastante irrigação sanguínea. Por essa razão, esse corte tem um sabor intenso e uma suculência sensacional. No Uruguai, a entranha se popularizou bastante, especialmente para o preparo de churrasco. Geralmente, ele é servido acompanhado de chimichurri, um tempero feito a base de ervas secas.
Como fazer bife? Veja algumas dicas para preparar uma carne macia e saborosa
Não adianta nada comprar a melhor carne do açougue se você não sabe como fazer bife, não é mesmo? Por isso, é importante seguir algumas dicas de como temperar bife e como prepará-lo para que ele fique macio e suculento. Além de ser um bom corte para o bife, é importante tomar alguns cuidados. Confira a seguir algumas dicas para preparar um bife macio e saboroso:
- Deixe a carne para bife em temperatura ambiente
- Sal, pimenta do reino e alho são suficientes para temperar a carne para bife
- Use uma frigideira bem quente para grelhar a carne
- Não mova o bife durante o cozimento
- Não deixe o bife por muito tempo na frigideira. O ideal é deixar o bife entre 3 a 5 minutos de cada lado
- Deixe o bife descansar após o cozimento
Qual carne é macia e barata para bife?
O Diafragma Friboi, o Filé Mignon Friboi, a Picanha Friboi e o Contra Filé Friboi Reserva são excelentes opções de carne para bife. No entanto, por serem carnes nobres, elas costumam ser mais caras. Mas qual carne é boa e barata para fazer bife? O Coração da Alcatra Friboi, o Acém Friboi Reserva e Coxão Mole Friboi são excelentes opções de cortes baratos para fazer bife. Porém, para que eles fiquem macios e suculentos, o bife deve ser preparado adequadamente. Ele não pode ser nem muito grosso, nem muito fino, assim como não pode ficar muito tempo na frigideira para não ressecar, nem ficar duro.