Por Minha Receita
No Norte do Brasil, onde os rios são abundantes e os peixes fazem parte da cultura alimentar, o churrasco de peixe é uma forte tradição. Assado na brasa, o peixe ganha um sabor defumado irresistível, realçado por temperos simples e acompanhamentos típicos. Pescados como pirarucu, robalo e tambaqui são muito comuns na Amazônia. Além disso, alguns frutos do mar, como as ostras e o camarão de água doce, também ficam incríveis na churrasqueira.
Para te provar que o churrasco brasileiro vai muito além das carnes bovinas e suínas, a seguir, confira as melhores dicas de como assar peixes e frutos do mar na brasa!
Como fazer um bom churrasco de peixe?
O segredo dessa refeição está na escolha do tipo certo de peixe e na sua preparação. Algumas espécies se adaptam melhor à brasa, pois têm a carne firme e resistem ao calor da brasa sem desmanchar.

Qual é o peixe mais indicado para churrasco?
Se você já se perguntou qual é o melhor peixe para fazer na churrasqueira, deve saber que o Norte do Brasil tem muitos tipos de pescados provenientes da água doce. Por isso, o peixe é um grande destaque da culinária nortista. Esses são os mais comuns para churrasco:
- Tambaqui – Um dos favoritos do Norte, assado inteiro ou em postas grossas.
- Pirarucu – Peixe amazônico de carne firme, perfeito para a grelha, é conhecido como o “bacalhau da Amazônia”.
- Pintado – Um pescado macio, quase sem espinhas e ótimo para espetinhos ou para ser assado na folha de bananeira.
- Robalo – Ótimo para sushis ou sashimis. É um peixe de carne suculenta.

Veja também: Qual o melhor acompanhamento para peixe assado?
Quanto tempo leva para o peixe ficar na churrasqueira?
Dependendo do tipo de preparo, o peixe que você escolher deve assar entre 10 a 15 minutos de cada lado para evitar que fiquem secos. Peixes menores podem ser grelhados diretamente, enquanto os maiores ficam ótimos no espeto ou na folha de bananeira, o que ajuda a preservar a umidade e o aroma.
Se você for assar inteiro, faça cortes diagonais na pele para o tempero penetrar melhor. Se for em postas, corte em pedaços grossos. O Norte do Brasil valoriza temperos naturais como sal, limão, pimenta de cheiro e ervas frescas, como o coentro. O tucupi, típico da Amazônia, também pode ser usado para dar sabor.

Saiba mais: Filé de peixe: como temperar, empanar, assar e fritar
O que fazer para o peixe não grudar na grelha da churrasqueira?
Para evitar que peixe grude ou resseque demais, o limão vai ser o seu melhor amigo! Basta cortar rodelas grossas e formar uma “caminha” com a fruta, colocando o pescado por cima. As fatias devem ser grossas o suficiente para aguentar o calor durante todo o cozimento.
Frutos do mar na churrasqueira: o que e como assar?
Além do churrasco de peixe, frutos do mar como camarões de água doce e ostras ganham um sabor incrível na brasa. O segredo está em evitar que fiquem borrachudos para destacar o sabor natural.
- Para o camarão: Tempere com salsinha, coentro, azeite, sal e limão. Espete em palitos de madeira e asse por 1 a 2 minutos de cada lado. Use camarões grandes para evitar que ressequem!
- Para as ostras: Coloque-os diretamente na grelha até que as conchas se abram. Assim que ela abrir, retire da grelha e sirva com manteiga de ervas e limão.
Churrasco de peixe e frutos do mar é um dos sabores do Brasil
Na série “Sabores do Brasil”, da CNN Viagem & Gastronomia, o churrasco de peixe é um dos pratos principais! O primeiro episódio aborda a região Norte, onde grandes chefs e personagens locais ensinam a preparar um churrasco de peixe e ostras, além de fazer sushis e sashimis fresquinhos. A jornada em busca dos sabores do Norte mostra a essência da cozinha amazônica, que é simples, natural e cheia de sabor.