
Por Bárbara Anjos
Você sabe como pedir carne para churrasco no açougue? É muito comum sentir uma certa dificuldade na hora de escolher as melhores carnes para churrasco, especialmente quem não tem muita afinidade nessa área. É por isso que, na hora da escolha das carnes para churrasco, não se deve pegar qualquer pedaço.
Além do risco de escolher um corte que não combina com o churrasco em casa, também tem o perigo da carne estar estragada ou de não ser de boa qualidade. Por isso, é muito importante saber como pedir carne no açougue para o churrasco. Veja a seguir como saber se a carne está estragada e algumas dicas para não errar no corte da carne para um churrasco:
A carne embalada à vácuo não pode ter muito sangue na embalagem
Ninguém quer comer uma carne de má qualidade ou correr o risco de comer uma carne estragada em um churrasco em família ou com amigos, não é mesmo?! Por isso, é preciso tomar muito cuidado com a escolha das carnes no açougue. Quando você opta por comprar uma carne embalada à vácuo, por exemplo, uma dica para saber se ela está boa ou não é observar a quantidade de sangue na embalagem.
Uma carne de boa qualidade não apresenta excesso de sangue na embalagem. Geralmente, a embalagem fica bem “agarrada” a carne, com pouco ou nenhum líquido vermelho. Por isso, ao pegar uma carne para churrasco, observe se há presença de sangue ou se ela está bem sequinha.
A coloração da carne revela se ela está boa ou não

Outra dica para saber se a carne está estragada ou não, é observar a coloração dela. Uma carne boa apresenta uma coloração avermelhada intensa e uniforme. Já uma carne de má qualidade, geralmente apresenta uma coloração menos intensa, como se estivesse pálida.
Se a carne para churrasco apresentar uma coloração esverdeada, isso é um sinal claro de que ela está podre e não deve ser ingerida. Se ela estiver com uma cor marrom ou alaranjada, é bem provável que ela esteja em processo de estragar.
Fique ligado no cheiro da carne
O odor da carne para churrasco também é um ótimo indicativo da qualidade dela. O ideal é conferir o cheiro da proteína antes de levá-la para casa, mas se isso não for possível, atente-se a essa característica quando for abrir a embalagem, seja ela a vácuo ou não.
A carne à vácuo, por ficar um certo tempo fechada, geralmente apresenta um odor mais forte. No entanto, quando a carne é retirada da embalagem, o odor vai embora logo após alguns minutos. Se ele persistir ou tiver um cheiro muito forte, é sinal de que provavelmente ela já estragou.
Quais são as melhores carnes para churrasco?
Em um churrasco para iniciantes, é muito comum surgir a dúvida de quais são os melhores cortes de carne para colocar na grelha. Quem não tem muita experiência fazendo churrasco, pode acabar comprando uma carne que não fique tão saborosa e macia na brasa, e ninguém merece comer uma carne fibrosa demais ou fora do ponto.
É por isso que, além da escolha de uma boa carne, o churrasqueiro também precisa dominar a arte da grelha para acertar o ponto do corte, deixando ele suculento e saboroso. Confira a seguir quais são as melhores carnes para churrasco:
- Picanha Friboi: esse é o corte preferido dos brasileiros para um bom churrasco. É considerada uma carne nobre extremamente saborosa, graças a capa de gordura que traz suculência ao corte;
- Costela: A Costela bovina, quando preparada corretamente na grelha, desmancha na boca. Mas para que isso aconteça, a costela precisa ser cozida lentamente em fogo indireto;
- Contra Filé Friboi: o Contra Filé Friboi é uma carne mais em conta do que a picanha e é ideal para aqueles que preferem um corte mal passado. Por ter fibras curtas, essa é uma carne bem macia e suculenta;
- Bananinha: apesar de ser um corte pouco comum no churrasco, a carne Bananinha é boa para churrasco e fica deliciosa na grelha. A gordura entremeada desse corte ajuda a manter a carne macia e suculenta;
- Fraldinha: se você quer economizar, a Fraldinha na churrasqueira é uma ótima opção. Apesar de ser um corte mais fino, a Fraldinha é extremamente saborosa na grelha, mas precisa ser preparada rapidamente em fogo alto para selar o suco da carne.
Além dos clássicos cortes de carne, confira outras opções de proteínas para complementar o seu churrasco:
- Picanha suína
- Panceta suína
- Costela suína
- Linguiça
- Tulipa de frango
- Coxinha da asa