
Por Minha Receita
Saber o ponto certo da carne pode parecer coisa de chef experiente e é até um tema polêmico dentre os carnívoros por aí, mas a verdade é que existe um truque simples que pode transformar sua forma de cozinhar: o teste com os dedos. Com as próprias mãos, você pode identificar se a carne está mal passada, ao ponto ou bem passada — sem precisar cortar ou usar um termômetro — e agradar rapidamente a todas as preferências.
Esse método, que já virou clássico entre os amantes de um bom churrasco ou um bife na frigideira, é prático, rápido e funciona surpreendentemente bem. E se você ainda não conhece, está na hora entender, saber se é confiável e já testar para evitar surpresas no seu prato.
Como saber o ponto da carne com os dedos?
Esse teste é baseado na comparação da firmeza da carne com uma área específica da palma da sua mão, aquele músculo abaixo do dedão. Funciona assim: você encosta cada dedo da mão no polegar, um de cada vez, e, com a mão oposta, sente a maciez dessa região “fofinha” que citamos com o dedo indicador. Depois, compare com a resistência da carne.
- Mal passada: toque o polegar no dedo indicador e pressione a base do polegar — é bem macio. Esse é o ponto de uma carne mal passada;
- Ao ponto para mal passada: toque o polegar no dedo médio e sinta a base do polegar. Um pouco mais firme — carne ao ponto para mal;
- Ao ponto: toque o polegar no dedo anelar e pressione a base do dedão. Firme e macio ao mesmo tempo — ao ponto;
- Bem passada: agora toque o polegar no dedo mínimo. Perceba como a base do polegar está bem mais rígida? Assim fica a carne bem passada.

Temperatura e ponto da carne: tem diferença?
A temperatura é uma das formas mais precisas de saber o ponto da sua carne, porque cada um deles tem uma faixa de variação ideal para chegar ao cozimento desejado. Saiba quais são os números para a carne bovina:
- Mal passada: 52°C a 55°C
- Ao ponto para mal: 55°C a 60°C
- Ao ponto: 60°C a 65°C
- Ao ponto para bem: 65°C a 69°C
- Bem passada: acima de 70°C
Para conseguir mensurar tudo isso especificamente, será necessário adquirir um termômetro culinário, que será seu grande aliado na cozinha e dispensa o teste dos dedos.
Veja mais: Como saber se a carne está ao ponto?
Existe outra forma de testar o ponto da carne?
Além do teste dos dedos e do termômetro, muita gente usa o bom e velho visual e toque direto na carne. À medida que a carne cozinha, ela muda de cor, suculência e textura. Com um pouco de prática, dá pra notar:
- Mal passada: centro vermelho e bem macio.
- Ao ponto: centro rosado, com uma leve resistência ao toque.
- Bem passada: tom marrom uniforme e textura firme.
Evite cortar a carne durante o preparo para checar o ponto — isso faz com que ela perca sucos e fique mais seca.

Dá mesmo pra confiar no truque dos dedos?
O teste dos dedos é uma ótima referência, especialmente se você faz comida com frequência e desenvolve sensibilidade. Claro que não é 100% exato como um termômetro, mas funciona muito bem para quem tem um dia a dia corrido e não pode comprar esse item para acrescentar na cozinha.
E, claro, para saber se dá certo ou não, é simples: teste você mesmo em casa, cortando um pedacinho da carne que está sendo feita e comparando se bate com a realidade.