
Por Minha Receita
A dobradinha é um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira, mas também é um dos que mais dividem opiniões. Enquanto tem gente que ama de paixão, outros torcem o nariz só de ouvir falar nesse prato. Talvez esse “preconceito” tenha relação com a textura diferente da dobradinha ou até pela origem desse ingrediente: o bucho do boi.
Mas a verdade é que, quando bem preparada, a dobradinha fica uma delícia e combina tanto no almoço quanto no jantar. Ela fica macia, saborosa e, quando preparada com feijão branco, fica com um caldinho encorpado suculento, sendo um ótimo prato para dias frios. A seguir, veja como preparar uma dobradinha com feijão branco deliciosa para aquecer nos dias mais frios:
Pode cozinhar dobradinha com feijão branco?
Não só pode, como deve! O feijão branco eleva o sabor da dobradinha em mil! Eles se complementam perfeitamente, criando um caldo espesso, encorpado e delicioso. Com batata, cenoura e temperos simples, essa é uma receita fácil e deliciosa que tem sabor de almoço na casa de vó, ideal para um almoço de domingo em família ou para um jantar em dias mais frios.
Veja também: 10 pratos que você vai desejar comer em dias frios
Veja como fazer dobradinha com feijão branco
A dobradinha com feijão branco é uma receita de inverno muito mais fácil de preparar do que parece. O segredo para que esse prato fique saboroso e suculento é escolher um bucho bovino de alta qualidade, como o Rúmen Fatiado (bucho) Friboi. Ele já vem limpinho e fatiado, pronto para ser usado na receita.
Além disso, para deixar o bucho com uma textura bem macia, uma dica é cozinhar essa carne na panela de pressão. O grande erro de quem decide fazer dobradinha é cozinhar o bucho em uma panela normal por pouco tempo, o que pode acabar deixando a carne com uma textura mais firme e borrachuda. Para que ele atinja a consistência e textura desejada, ele precisará ficar mais tempo cozinhando. Veja a seguir como fazer dobradinha com feijão branco:
Ingredientes
- 800g de Rúmen Fatiado (bucho) Friboi
- 1 xícara de feijão branco
- 1 cenoura grande
- 2 batatas grandes
- 200g de bacon
- 1 linguiça paio
- 2 cebolas
- 5 dentes de alho
- 2 limões
- 1 lata de tomate pelado picado
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 2 folhas de louro
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 3L de água
- 2L de caldo de carne fervente
- 1 fio de óleo
- 6 ramos de salsinha
- Sal e pimenta-do-reino
- 4 cebolinhas
Modo de preparo:
- Em uma panela grande, junte a água e leve para ferver. Esprema o limão na água fervente e acrescente Rúmen Fatiado (bucho) Friboi. Após ferver por 10 minutos, escorra e dispense a água;
- Pique o bacon a linguiças paio. Em uma panela de pressão em fogo médio, junte o fio de óleo e frite o bacon e o paio até começarem a dourar;
- Pique as cebolas e a pimenta dedo-de-moça, dispensando a semente, adicione à panela e refogue até ficar translúcida. Amasse o alho na panela, adicione o louro e refogue por mais 1 minuto;
- Junte o tomate pelado, o extrato, o bucho reservado, o feijão branco, o caldo de carne e misture. Pique as folhas de salsa, junte à panela. Tempere com sal e pimenta-do-reino, feche a panela e leve em fogo alto até chiar. Diminua o fogo para o médio/baixo e deixe cozinhar por 30 minutos;
- Desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha. Descasque e fatie a cenoura e a batata, junte à panela, ligue o fogo em temperatura média e deixe cozinhar por mais 10 minutos até as cenouras ficarem levemente macias;
- Fatie as cebolinhas finamente e sirva salpicando na dobradinha, acompanhada de arroz branco e farinha de mandioca.

O que fazer para tirar o cheiro forte da dobradinha?
Apesar da dobradinha com feijão branco ser um prato delicioso, existe um pequeno problema: ela exala um cheiro forte e desagradável que incomoda muita gente. Esse cheiro vem da gordura residual e do sebo do rúmen, mesmo após a limpeza para serem refrigerados e comercializados. No entanto, existem algumas dicas para evitar esse cheiro incômodo. Veja a seguir:
- Após descongelado, lave bem o bucho com vinagre e limão, deixando de molho por alguns minutos. Isso ajuda a neutralizar o odor da carne.
- Antes de cozinhar a dobradinha com feijão branco, fervente o bucho por alguns minutos com água, limão e vinagre. Depois de ferventado, jogue essa água fora e cozinhe o bucho em outra água.
Veja como preparar dobradinha empanada com molho tártaro
Qual o benefício da dobradinha com feijão branco?
Além de ser saborosa, a dobradinha é um prato cheio de nutrientes, sendo uma ótima opção para variar o cardápio semanal sem fugir da dieta. Ela é rica em colágeno, uma proteína que ajuda a manter a saúde da pele, das articulações, do cabelo, unha e até do coração. Ela também é uma boa fonte de energia e ainda ajuda na recuperação e no ganho de massa muscular.