Por Minha Receita
Peixe é sempre uma ótima opção de proteína para uma refeição saudável, leve e muito saborosa. Para incrementar suas receitas para almoço ou jantar, nada melhor do que um bom molho para peixe adicionando mais sabor e cremosidade ao prato. O molho de maracujá e o de alcaparras são opções tradicionais de molho para peixe, mas não são as únicas. Por aqui você vai encontrar sugestões de molho para peixe frito, assado e cozido. Confira 5 opções de molho para comer com peixe!
1 – Molho de maracujá para peixe: um toque de acidez que harmoniza com salmão
Se você gosta de sabores mais ácidos e adocicados, vai adorar essa sugestão: o molho de maracujá para peixe é simples de fazer e fica uma delícia. Você pode prepará-lo com 1 maracujá maduro, ½ xícara de suco de maracujá concentrado + 1 colher de sopa, 1 colher de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de manteiga gelada em cubos, 1 colher de chá de amido de milho e sal. A dica aqui é colocar uma pitada de açúcar para quebrar um pouco a acidez da fruta.
Como fazer molho de maracujá: junte os ingredientes em uma panelinha, exceto a manteiga gelada, e misture bem com um fouet. Depois leve ao fogo alto até ferver e, em seguida, diminua ao mínimo e cozinhe por 4 minutos ou até engrossar. Por fim, desligue o fogo, junte os cubos de manteiga um a um para emulsificar e misture com o fouet.
Ficou com água na boca? A nossa sugestão de receita para usar o molho de maracujá é um delicioso Salmão ao Molho de Maracujá ou acrescentar o molho para peixe em uma Tilápia Grelhada com Purê de Batata e Brócolis.
2 – Molho tártaro para peixe: o tradicional que combina muito bem com peixe frito
O molho tártaro é um clássico que não poderia ficar de fora. Ele é conhecido por sua versatilidade, combinando muito bem com peixe assado, cozido e grelhado. Mas, especialmente, uma das opções mais gostosas de molho para comer com peixe frito. De sabor marcante, levemente ácido, o molho tártaro é feito a base de maionese com alcaparras e pepino. Que tal adicionar um pouco de molho tártaro em uma receita de sanduíche artesanal de iscas de peixe?
Como fazer molho tártaro: você vai precisar de 1 xícara de picles ou pepinos picados bem pequenos, 1 xícara de maionese pronta ou caseira, 1 colher de chá de mostarda escura, 1 colher de chá de limão, 2 colheres de sopa de cebola, 1 colher de sopa de cebolinha picada, 1 colher de chá de açúcar e pimenta do reino a gosto. Misture todos os ingredientes em uma tigela e leve à geladeira por 30 minutos para resfriar antes de servir.
3 – Molho de alcaparras para peixe: acidez que deixa qualquer preparo mais gostoso
Já vimos que sabores intensos combinam muito bem com peixes, então, a alcaparra é mais um ingrediente que você pode usar para criar um molho para peixe assado ou grelhado. Esse tempero de sabor salgado e azedinho dá um toque especial a diversos tipos de peixe, em especial, o salmão, que é um dos preferidos dos brasileiros, como na nossa receita de Lombo de Salmão Assado com Tapenade de Alcaparras, Castanhas de Caju e Azeitonas com Batatas ao Murro. Além do lombo de salmão, também vale a pena fazer o molho de alcaparras para acompanhar o Filé de Tilápia Seara.
Como fazer molho de alcaparras: é preciso apenas ¼ de xícara de chá de azeite, ¼ de xícara (chá) de manteiga, 2 colheres de alcaparras, salsinha e pimenta do reino a gosto. Coloque todos os ingredientes em um mini processador ou liquidificador e bata até ganhar uma consistência homogênea. Em seguida, pode servir ou guardar em um pote de vidro na geladeira por até uma semana. O molho de alcaparras também é um bom acompanhamento para saladas.
4- Molho de camarão para peixe: uma combinação de sabores de dar água na boca
O molho de camarão é o acompanhamento perfeito para peixe assado ou grelhado, afinal, unir o sabor do camarão com o do peixe é irresistível. Além de ser delicioso, a receita é bem fácil de ser feita. Você pode preparar com tomate, cebola e coentro, ou apostar no sabor do leite de coco que também harmoniza muito bem. Uma ótima opção para acompanhar um delicioso prato de Filé de Tilápia Grelhado.
Como fazer molho de camarão: refogue os temperos de sua preferência em uma panela, depois adicione o Camarão Descascado Seara e deixe refogar até dourar.
5 – Molho branco para peixe: opção que garante mais cremosidade ao prato
O molho branco tão utilizado na nossa culinária também é uma ótima opção de molho para acompanhar peixe. Em preparos fritos, cozidos ou assados, o molho branco fornece uma cremosidade especial ao prato. Feito com farinha de trigo, manteiga, leite, cebola, sal e pimenta do reino. O molho branco para peixe é rápido e prático de preparar, apenas fique de olho para ele não empelotar e mexa sem parar. Experimente essa combinação na receita de lombo de Salmão Assado com Molho Branco e Aspargos.
Como fazer molho branco: você vai precisar de 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 e 1⁄2 colher (sopa) de farinha de trigo, ½ litro de leite frio, 1 pitada de noz-moscada, sal e pimenta do reino moída na hora a gosto, 1/2 de xícara (chá) de creme de leite, 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino. Em uma panela, no fogo baixo derreta a manteiga, depois acrescente a farinha de trigo e mexa bem. Aos poucos, despeje o leite frio e continue mexendo. Deixe cozinhar por alguns minutos, mexendo sempre até engrossar. Em seguida, tempere com a noz moscada, o sal e a pimenta. Adicione o creme de leite, o queijo ralado e desligue o fogo. Está pronto!
Agora que você já tem 5 ideias de molho para peixe, só falta escolher o seu preferido e colocar em prática!