
Por Minha Receita
Esse corte é, sem dúvidas, um dos mais pedidos no churrasco dos restaurantes a kilo. Quer uma carne macia e suculenta com pouca gordura? Vai no baby beef. A carne é muito conhecida pela maciez, o que a torna muito agradável de comer, mesmo quando preparada no ponto malpassado ou ao ponto. Além disso, o baby beef tem um sabor suave, sem ser excessivamente gorduroso, o que permite que os temperos adicionados se destaquem. O corte desta carne geralmente também é mais fino do que o de outras peças, o que facilita o tempo de preparo, principalmente na churrasqueira. A seguir, conheça mais sobre a carne baby beef!
Qual parte do boi é o baby beef?
O baby beef é um corte de carne retirado da parte mais interna alcatra, a parte traseira do boi, geralmente do lombo ou da coxa. Por isso, também é comum encontrá-lo em mercados e açougues como miolo da alcatra e coração da alcatra.
A carne baby beef é uma ótima opção para preparar pratos com bife, refogados, picadinho, ensopados e churrasco.
Baby beef é uma carne boa para churrasco?
Esse corte de carne é uma excelente escolha para churrasco. Por ser retirado de uma parte nobre do boi, suas principais características são a maciez e suculência. Não à toa, o corte se tornou um dos preferidos do brasileiro para assar na churrasqueira.
Como fazer baby beef na churrasqueira? Confira as melhores dicas
Fazer carne baby beef na churrasqueira é uma delícia, e o processo é bem simples, mas requer um pouco de atenção para garantir que a carne fique no ponto ideal. Aqui vai um passo a passo para te ajudar a preparar a carne de forma suculenta e saborosa:
Ingredientes:
- 1 peça de Baby Beef Swift Gran Reserva (se preferir uma versão que já vem temperada, o Baby Beef Temperado Swift é uma ótima escolha)
- Sal grosso (ou temperos de sua preferência)
- Pimenta-do-reino
- Alho
- Azeite ou óleo
Como fazer baby beef na churrasqueira:
- Retire o Baby Beef Swift Gran Reserva descongelado da geladeira e deixe descansar por cerca de 30 minutos a 1 hora antes de colocá-lo na churrasqueira. Isso ajuda a carne a chegar à temperatura ambiente, o que melhora o cozimento;
- Para temperar a carne, aposte no sal grosso e pimenta-do-reino a gosto. Caso queira um sabor mais marcante, pode adicionar alho picado ou até um pouco de azeite;
- Acenda o carvão e espere ele ficar com uma brasa forte e uniforme. Evite chamas altas, pois o ideal é que a carne seja grelhada sobre brasas, não diretamente sobre o fogo;
- Deixe a churrasqueira em temperatura média a alta para que a carne fique selada por fora, mas continue suculenta por dentro;
- Coloque a carne na grelha e deixe por cerca de 4 a 6 minutos de cada lado, dependendo da espessura da carne e do ponto desejado. Para um ponto mais mal passado, retire a carne mais rápido. Para chegar ao ponto ou bem passado, deixe mais tempo na churrasqueira;
- Não fique virando a carne várias vezes. O ideal é virar a carne uma única vez para garantir uma crosta bem dourada;
- Após retirar a carne da churrasqueira, é importante deixá-la descansar por cerca de 5 minutos antes de cortar. Isso ajuda a carne a reter os sucos e ficar mais macia.
Como fazer baby beef na frigideira?
O baby beef é considerado um corte macio e suculento, que conta também com pouca gordura entremeada. Por isso, é uma opção muito indicada para grelhar na frigideira e incluir no cardápio para o dia a dia.
Aposte em acompanhamentos de churrasco ou do dia a dia para comer com a carne, como salpicão tradicional, farofa de ovo com bacon, arroz de brócolis e o mix de cogumelos dessa receita:

Veja também: Qual é melhor, baby beef ou picanha?