Por Minha Receita
A Páscoa é um dos eventos mais importantes para os seguidores do cristianismo, sendo um momento de reflexão e também de reunir a família para compartilhar um almoço especial. Porém, devido à tradição de não consumir carne vermelha nem carne de aves, muita gente fica em dúvida na hora de preparar o cardápio de Páscoa completo.
Receitas com peixes e frutos do mar são sempre as alternativas mais comuns, mas pode haver quem não goste. O ovo é uma proteína muito versátil e é uma ótima opção durante todo o ano, mas, nesse momento, surge a dúvida: pode comer ovo de galinha na Sexta-Feira Santa?
A seguir, nós explicamos esse costume católico e mostramos se a tradição permite o consumo de ovo de galinha na Semana Santa.
Por que não come carne na sexta-feira Santa?
Todo mundo sabe que não pode consumir carne vermelha ou carne de aves durante a Sexta-Feira Santa, mas muita gente não conhece a origem dessa tradição católica. Esse costume católico provavelmente teve origem na Idade Média, como uma forma de penitência e respeito ao sacrifício de Jesus Cristo. Além disso, é um momento de abstinência e reflexão. Por isso, para o almoço de Sexta-Feira Santa, muitas pessoas recorrem a receitas com frutos do mar, como o Delicioso Arroz de Camarão Cremoso e a Feijoada de Frutos do Mar.
Confira: Receita de peixe para Sexta-feira Santa: confira 12 sugestões!
Posso comer ovo de galinha na Sexta-feira Santa?
A resposta é sim! Você pode ser consumir normalmente durante toda a Semana Santa. Isso acontece porque o ovo não é carne. Apesar de a galinha ser um animal, ela põe o ovo sem derramar sangue e sem que ninguém precise sacrificá-la. E isso é muito bom, porque além de ser utilizado em diversos tipos de receitas para dar liga, o ovo é uma excelente fonte de proteína, especialmente nesse período em que não se consome a carne vermelha.

Veja também: Como fazer a omelete perfeita? Dicas de preparo e recheios