Por Minha Receita
Saber como alcançar o ponto desejado de uma boa picanha é um desafio para muitos, mas não precisa ser tão complicado! O Minha Receita trouxe tudo que você precisa para aprender a cozinhar a carne em qualquer ponto e agradar a família e os amigos.
Aqui, você vai descobrir como acertar três tipos de ponto de carne — malpassado, ao ponto e bem-passado — para que você possa aproveitar a picanha como preferir. Confira 3 modos de fazer picanha no ponto desejado e mais dicas sobre esse corte!
1. Faça a picanha na frigideira
Fazer esse corte da carne na frigideira é a opção mais prática se você não sabe acender uma churrasqueira — ou não tem uma — e busca um jeito rápido de preparar o prato. É ideal para fazer quantidades menores do alimento.
Deixe a carne malpassada
Leve a picanha à superfície da frigideira no fogo alto e deixe de 1 minuto a 1 minuto e meio. Sele a carne um lado de cada vez: deixe criar a crosta de um lado por metade do tempo, depois vire uma vez e faça o mesmo do outro lado. Para acertar esse ponto da picanha, você deve observar que a carne está avermelhada no centro, suculenta e bem macia.
Quanto tempo para a picanha ficar ao ponto?
Para uma boa picanha ao ponto, você deve repetir o mesmo processo da malpassada, só que dessa vez de 1 minuto e meio a 2 minutos e vire na metade do tempo, ou seja, de 30 segundos a 1 minuto de cada lado. A carne deve estar rosada no centro, não vermelha. Ainda macia, mas com um pouco mais de firmeza e a crosta um pouco mais grossa e crocante.
Frite picanha bem-passada
Para fazer uma picanha bem-passada, você deve usar o fogo baixo e deixar cozinhar por mais tempo. Deixe de 4 a 5 minutos de cada lado. O centro da carne deve estar marrom-claro ou acinzentado e nada rosa ou vermelho. A textura é firme e bem cozida.
2. Asse a picanha no forno
Fazer a picanha dessa forma leva um tempo maior, porém o cozimento é mais uniforme e não tem a necessidade de ficar vigiando e virando a carne o tempo todo. Também é uma ótima opção para quem não tem churrasqueira, além de não fazer fumaça.
Uma ideia deliciosa de como preparar a carne no forno é a picanha na manteiga com vinagrete de laranja. O prato pode ser adaptado à sua escolha, desde a carne mais macia até a mais firme. Vamos aos pontos da peça:
Cozinhe a carne malpassada
Para colocar a picanha na assadeira, é importante prestar atenção ao corte e colocar a carne com a gordura virada para cima. No forno preaquecido, deixe a carne de 15 a 20 minutos. Após retirar, deixe a picanha descansar por uns 10 minutos antes de fatiar e servir.
Asse a carne ao ponto
Também com a gordura para cima na assadeira, você deve deixar a carne no forno de 20 a 25 minutos. Após os 10 minutos de descanso, lembre-se de fatiar a carne contra as fibras.
Bem-passada mas suculenta
Para o cozimento bem-passado, o tempo é de 25 a 30 minutos. Também é necessário deixar a carne em descanso por 10 minutos para a temperatura continuar subindo no interior da peça e deixá-la bem cozida, porém ainda suculenta.
3. Grelhe a picanha na churrasqueira

Já na churrasqueira, a picanha ganha um sabor defumado e textura crocante. Fazer a carne dessa forma retém os seus sucos naturais, garantindo mais sabor e suculência.
Muita gente se confunde e não sabe qual o momento ideal de virar a carne na churrasqueira, o que pode parecer um processo mais difícil do que os anteriores, já que é preciso montar churrasqueira e fazer o fogo com o carvão — mas o esforço vale a pena porque o sabor da carne fica sensacional. E o melhor: a churrasqueira é geralmente rodeada de família e amigos ao ar livre!
Faça a carne malpassada
Para uma boa carne, você deve retirar a picanha da geladeira com antecedência, colocar na grelha com a gordura sempre virada para cima e deixar no fogo forte e alto de 6 a 8 minutos de cada lado. A cor deve ser avermelhada, como nas outras formas de preparo.
Deixe a picanha ao ponto
Dessa vez, repita o processo — lembrando de tirar a carne da geladeira antes para não colocar tão gelada na grelha — observando o ponto da carne durante o tempo no fogo. A picanha deve ficar na grelha de 8 a 10 minutos de cada lado. Deixe-a descansar antes de servir para que a temperatura interna da peça continue a subir, deixando a carne ao ponto. A textura é mais firme e a cor é rosada, ou seja, nem vermelha nem marrom.
Grelhe a peça bem-passada
Considerando que você tenha comprado uma picanha de 1 kg, o tempo para o cozimento na grelha é de 10 a 12 minutos de um lado e depois do outro. Lembre-se de deixar a picanha fora da geladeira até estar em temperatura ambiente antes de colocar na grelha. Após estar cozida, a carne deve apresentar uma textura firme, bem selada e com uma cor amarronzada ou acinzentada.
Como saber se a picanha está no ponto?
Existem métodos diferentes de checar o ponto da picanha. Um deles é usar um termômetro de carne e observar a temperatura interna da peça após os minutos que indicamos nas dicas anteriores. Saiba qual a temperatura ideal para o ponto da sua preferência:
- Malpassada: 54-57 °C
- Ao ponto: 60-63 °C
- Bem-passada: 68-71 °C
Outra forma de checar o ponto da picanha é observando sua cor e textura, como ensinamos nas dicas acima! Quanto mais vermelha, mais malpassada, quanto mais marrom, mais bem-passada. Vá checando a carne ao longo do cozimento e retire do fogo quando atingir o ponto que você deseja.
Um fato importante a se considerar é que, na frigideira, é possível fazer mais de uma pequena porção da carne e agradar convidados com gostos diferentes. Já no forno, o cozimento é uniforme para a peça toda, então, a escolha do ponto deve ser um consenso entre todos que irão comer.
Como não deixar a picanha dura?
Para ter uma picanha macia e suculenta em qualquer ponto, é importante saber escolher uma boa peça. Por isso, dê preferência para marcas de confiança, como a Friboi Maturatta e escolha peças de até 1 kg. Quanto mais marmoreada a carne, mais macia ela será. Marmoreada significa que a peça possui gordura entre as fibras e uma capa de gordura do lado externo, o que mantém a carne macia e saborosa durante o cozimento.
Também é importante deixar a carne fora da geladeira e fazê-la em temperatura ambiente. Isso contribui para um cozimento uniforme, deixando-a com uma deliciosa textura macia em qualquer ponto.
Sele corretamente a picanha dos dois lados para preservar os sucos da carne, isso trará sabor e textura agradáveis a todos os gostos. Não cozinhe a carne por mais tempo do que o necessário: quanto menos cozida, mais macia. A carne bem-passada é a opção mais firme das três.
Após o cozimento, sempre deixe a picanha descansar por 10 minutos. Quando for cortar, preste bastante atenção em como as fibras da carne estão e sempre corte contra as fibras e não ao longo delas. Isso garante uma carne muito mais macia e saborosa.
Agora que você já sabe como fazer uma picanha deliciosa para toda a família em qualquer ponto, do malpassado ao bem-passado, confira nosso conteúdo sobre como fazer uma picanha suína e aprenda a preparar todo tipo de picanha!
Bom apetite!