Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como acertar o ponto da picanha? Uma fórmula simples!

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Saber como alcançar o ponto desejado de uma boa picanha é um desafio para muitos, mas não precisa ser tão complicado! O Minha Receita trouxe tudo que você precisa para aprender a cozinhar a carne em qualquer ponto e agradar a família e os amigos.

Aqui, você vai descobrir como acertar três tipos de ponto de carne — malpassado, ao ponto e bem-passado — para que você possa aproveitar a picanha como preferir. Confira 3 modos de fazer picanha no ponto desejado e mais dicas sobre esse corte!

1. Faça a picanha na frigideira

Fazer esse corte da carne na frigideira é a opção mais prática se você não sabe acender uma churrasqueira — ou não tem uma — e busca um jeito rápido de preparar o prato. É ideal para fazer quantidades menores do alimento.

Deixe a carne malpassada

Leve a picanha à superfície da frigideira no fogo alto e deixe de 1 minuto a 1 minuto e meio. Sele a carne um lado de cada vez: deixe criar a crosta de um lado por metade do tempo, depois vire uma vez e faça o mesmo do outro lado. Para acertar esse ponto da picanha, você deve observar que a carne está avermelhada no centro, suculenta e bem macia.

Quanto tempo para a picanha ficar ao ponto?

Para uma boa picanha ao ponto, você deve repetir o mesmo processo da malpassada, só que dessa vez de 1 minuto e meio a 2 minutos e vire na metade do tempo, ou seja, de 30 segundos a 1 minuto de cada lado. A carne deve estar rosada no centro, não vermelha. Ainda macia, mas com um pouco mais de firmeza e a crosta um pouco mais grossa e crocante.

Frite picanha bem-passada

Para fazer uma picanha bem-passada, você deve usar o fogo baixo e deixar cozinhar por mais tempo. Deixe de 4 a 5 minutos de cada lado. O centro da carne deve estar marrom-claro ou acinzentado e nada rosa ou vermelho. A textura é firme e bem cozida.

2. Asse a picanha no forno

Fazer a picanha dessa forma leva um tempo maior, porém o cozimento é mais uniforme e não tem a necessidade de ficar vigiando e virando a carne o tempo todo. Também é uma ótima opção para quem não tem churrasqueira, além de não fazer fumaça.

Uma ideia deliciosa de como preparar a carne no forno é a picanha na manteiga com vinagrete de laranja. O prato pode ser adaptado à sua escolha, desde a carne mais macia até a mais firme. Vamos aos pontos da peça:

Cozinhe a carne malpassada

Para colocar a picanha na assadeira, é importante prestar atenção ao corte e colocar a carne com a gordura virada para cima. No forno preaquecido, deixe a carne de 15 a 20 minutos. Após retirar, deixe a picanha descansar por uns 10 minutos antes de fatiar e servir.

Asse a carne ao ponto

Também com a gordura para cima na assadeira, você deve deixar a carne no forno de 20 a 25 minutos. Após os 10 minutos de descanso, lembre-se de fatiar a carne contra as fibras.

Bem-passada mas suculenta

Para o cozimento bem-passado, o tempo é de 25 a 30 minutos. Também é necessário deixar a carne em descanso por 10 minutos para a temperatura continuar subindo no interior da peça e deixá-la bem cozida, porém ainda suculenta.

3. Grelhe a picanha na churrasqueira

Já na churrasqueira, a picanha ganha um sabor defumado e textura crocante. Fazer a carne dessa forma retém os seus sucos naturais, garantindo mais sabor e suculência.

Muita gente se confunde e não sabe qual o momento ideal de virar a carne na churrasqueira, o que pode parecer um processo mais difícil do que os anteriores, já que é preciso montar churrasqueira e fazer o fogo com o carvão — mas o esforço vale a pena porque o sabor da carne fica sensacional. E o melhor: a churrasqueira é geralmente rodeada de família e amigos ao ar livre!

Faça a carne malpassada

Para uma boa carne, você deve retirar a picanha da geladeira com antecedência, colocar na grelha com a gordura sempre virada para cima e deixar no fogo forte e alto de 6 a 8 minutos de cada lado. A cor deve ser avermelhada, como nas outras formas de preparo.

Deixe a picanha ao ponto

Dessa vez, repita o processo — lembrando de tirar a carne da geladeira antes para não colocar tão gelada na grelha — observando o ponto da carne durante o tempo no fogo. A picanha deve ficar na grelha de 8 a 10 minutos de cada lado. Deixe-a descansar antes de servir para que a temperatura interna da peça continue a subir, deixando a carne ao ponto. A textura é mais firme e a cor é rosada, ou seja, nem vermelha nem marrom.

Grelhe a peça bem-passada

Considerando que você tenha comprado uma picanha de 1 kg, o tempo para o cozimento na grelha é de 10 a 12 minutos de um lado e depois do outro. Lembre-se de deixar a picanha fora da geladeira até estar em temperatura ambiente antes de colocar na grelha. Após estar cozida, a carne deve apresentar uma textura firme, bem selada e com uma cor amarronzada ou acinzentada.

Como saber se a picanha está no ponto?

Existem métodos diferentes de checar o ponto da picanha. Um deles é usar um termômetro de carne e observar a temperatura interna da peça após os minutos que indicamos nas dicas anteriores. Saiba qual a temperatura ideal para o ponto da sua preferência:

  • Malpassada: 54-57 °C
  • Ao ponto: 60-63 °C
  • Bem-passada: 68-71 °C

Outra forma de checar o ponto da picanha é observando sua cor e textura, como ensinamos nas dicas acima! Quanto mais vermelha, mais malpassada, quanto mais marrom, mais bem-passada. Vá checando a carne ao longo do cozimento e retire do fogo quando atingir o ponto que você deseja.

Um fato importante a se considerar é que, na frigideira, é possível fazer mais de uma pequena porção da carne e agradar convidados com gostos diferentes. Já no forno, o cozimento é uniforme para a peça toda, então, a escolha do ponto deve ser um consenso entre todos que irão comer.

Como não deixar a picanha dura?

Para ter uma picanha macia e suculenta em qualquer ponto, é importante saber escolher uma boa peça. Por isso, dê preferência para marcas de confiança, como a Friboi Maturatta e escolha peças de até 1 kg. Quanto mais marmoreada a carne, mais macia ela será. Marmoreada significa que a peça possui gordura entre as fibras e uma capa de gordura do lado externo, o que mantém a carne macia e saborosa durante o cozimento.

Também é importante deixar a carne fora da geladeira e fazê-la em temperatura ambiente. Isso contribui para um cozimento uniforme, deixando-a com uma deliciosa textura macia em qualquer ponto.

Sele corretamente a picanha dos dois lados para preservar os sucos da carne, isso trará sabor e textura agradáveis a todos os gostos. Não cozinhe a carne por mais tempo do que o necessário: quanto menos cozida, mais macia. A carne bem-passada é a opção mais firme das três.

Após o cozimento, sempre deixe a picanha descansar por 10 minutos. Quando for cortar, preste bastante atenção em como as fibras da carne estão e sempre corte contra as fibras e não ao longo delas. Isso garante uma carne muito mais macia e saborosa.

Agora que você já sabe como fazer uma picanha deliciosa para toda a família em qualquer ponto, do malpassado ao bem-passado, confira nosso conteúdo sobre como fazer uma picanha suína e aprenda a preparar todo tipo de picanha!

Bom apetite!

Deixe um comentário


Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Bovinos Assar Dicas de Cozinha Friboi zliveSeo

Matérias relacionadas

Bovinos

Confira outras matérias

02.Apr

Bovinos

Qual melhor carne para bife na frigideira?

medalhão de file mignon com risoto de gorgonzola servido em um prato redondo branco
31.Mar

Bovinos

Jantar romântico em casa: o que fazer? 10 ideias de pratos para cozinhar

Carne ao ponto para mal grelhada na churrasqueira e fatiada ao meio, servida sobre uma tábua de churrasco.
28.Mar

Bovinos

Como saber o ponto da carne? Teste esse truque feito com os dedos

A imagem mostra duas tiras de costela assadas, dispostas lado a lado em uma superfície escura. A carne está bem grelhada, com uma cor marrom dourada e marcas de grelha visíveis. A gordura derretida está brilhante, indicando que a carne foi assada na brasa. Pedaços de sal grosso estão espalhados sobre a carne, realçando o sabor e a textura. Ramos de alecrim estão posicionados ao redor das costelas, sugerindo um aroma adicional e um toque de ervas. O cenário é típico de um churrasco, com a carne exibindo um aspecto suculento e apetitoso.
28.Mar

Bovinos

Como pedir carne no açougue para o churrasco? Anote essas dicas

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.