Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Por que dá sono depois de comer feijoada?

A feijoada é um prato delicioso, mas um pouco pesado

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

Após comer um prato “pesado”, como uma feijoada, um churrasco ou um caldo de mocotó, é normal sentir aquele soninho após a refeição. Essa sensação, conhecida como sonolência pós-prandial ou “coma” alimentar, é totalmente normal e tem uma explicação científica por trás. Acontece que quando uma grande quantidade de comida é ingerida, o corpo precisa direcionar grande parte da energia para o processo digestivo. Como consequência, outras funções acabam ficando em segundo plano e é inevitável não surgir aquela vontade irresistível de tirar uma soneca. A seguir, entenda direitinho porque isso acontece e como funciona esse mecanismo.

Quais são os ingredientes de uma feijoada completa?

Feijoada é sinônimo de fartura, sabor e tradição. Esse prato típico da culinária brasileira surgiu no período colonial, com influência das tradições africanas e portuguesas, e acabou se tornando uma das receitas mais queridas do país. Mas quais são os ingredientes da feijoada? Feita com feijão preto e várias partes do porco, como costelinha, Paio Seara, Linguiça Calabresa Seara, Rabo Suíno Salgado Seara e orelha, a feijoada geralmente é servida com arroz, farofa, couve refogada, laranja e a famosa caipirinha de limão. Além disso, para trazer picância e intensificar ainda mais o sabor dos ingredientes, esse prato costuma ser servido com molho de pimenta.

Feijoada em tigela vermelha, acompanhada de arroz, couve, farofa, fatias de laranja e limão, dispostos em uma mesa.

Veja como fazer feijoada

Por que dá sono depois de comer feijoada?

A feijoada é uma refeição pesada, rica em gorduras, carboidratos e proteínas, o que exige um  certo esforço do organismo para digerir. Ou seja, quanto maior a quantidade de comida, mais energia é preciso para digeri-la. Mas por que será que isso acontece? Existem alguns motivos que explicam os motivos por trás desse sono após a feijoada. Veja a seguir:

  • Fluxo sanguíneo: ao comer qualquer tipo de alimento, é natural que o corpo envie mais sangue para o estômago e para o intestino para atuar no processo digestivo. Como consequência, há uma leve queda no fluxo sanguíneo que vai para o cérebro. Isso acaba diminuindo os níveis de oxigênio no cérebro, o que reduz a atenção e deixa com sono;
  • Digestão lenta: a feijoada é um prato pesado composta com ingredientes que dificultam o processo de digestão. Os carboidratos simples, como o arroz branco e o feijão, possuem alto índice glicêmico e aumentam ainda mais o cansaço, pois eles aumentam os níveis de açúcar no sangue que depois caem rapidamente, o que diminui a energia. Além disso, a feijoada é uma comida gordurosa e com excesso de proteína, nutrientes que possuem uma digestão lenta. Ou seja, quanto mais tempo o estômago estiver em ação, mais energia o corpo vai gastar ali, e menos sobra para outras funções, como se manter acordado;
  • Picos de glicose: os carboidratos presentes na feijoada, como o arroz e a farinha da farofa, aumentam rapidamente o nível de glicose no sangue. Depois desse pico, o corpo libera insulina para equilibrar os níveis de açúcar, o que pode gerar uma queda brusca e aumentar a sensação de cansaço;

Veja como digerir melhor comidas pesadas

Depois de comer uma feijoada caprichada com tudo que tem direito, é quase certo sentir sono. No entanto, existem algumas dicas para ajudar a digerir essa comida que, apesar de “pesada”, é deliciosa e a cara do Brasil. A laranja, por exemplo, é um ingrediente que geralmente acompanha a feijoada, mas não é só pelo sabor. Rica em fibras, essa fruta ajuda no funcionamento do intestino e reduz a absorção de gorduras.

Apesar da caipirinha ser muito consumida com a caipirinha, o álcool dessa bebida pode piorar ainda mais a digestão da feijoada, especialmente quando consumida em excesso. para que isso não aconteça, a dica é apostar em uma receita de drink sem álcool com limão, como a limonada, pois essa fruta estimula a produção de bile que ajuda na digestão de gorduras. O abacaxi também é uma ótima opção de fruta para acelerar o processo digestivo. Além dessas frutas e bebidas, aposte também em chás digestivos, como erva-doce, hortelã e gengibre. 

Deixe um comentário


5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Dicas de Cozinha Carne Suína Para Almoço e Jantar zWebedia

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

Refeição completa com arroz, feifão, salada e frango frelhado servida em um prato branco redondo.
24.Apr

Dicas de Cozinha

Consumir proteínas em todas as refeições ajuda a envelhecer com mais saúde. Entenda!

Aranha da alcatra com brócolis ao molho oriental servido em um prato branco com borda vermelha.
24.Apr

Bovinos

Aranha da alcatra é bom para churrasco? Conheça mais sobre esse corte de carne 

Ovos cozidos cortados ao meio, servidos em um prato branco.
24.Apr

Dicas de Cozinha

Como fazer ovo cozido perfeito? Aprenda essa técnica infalível criada por cientistas italianos

psyllium em pó em um pote redondo ao lado de copo de vidro com água
24.Apr

Bebidas

Psyllium: entenda o que é e como incluí-no na alimentação

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.