Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Qual a diferença de coxa e sobrecoxa?

Veja a diferença entre coxa e sobrecoxa

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

Se você é fã de frango, provavelmente já se deparou com a dúvida: qual é a diferença entre coxa e sobrecoxa? Essas duas partes são extremamente saborosas, versáteis e queridinhas na culinária brasileira, mas possuem algumas diferenças que podem influenciar na escolha para determinadas receitas.

Entender as características de cada uma, aprender a melhor forma de cozinhá-las de forma que suas características sejam ressaltadas e decidir os acompanhamentos que complementem o sabor harmoniosamente vai te ajudar a aproveitar por completo esses cortes e encontrar a opção ideal para o seu prato.

Afinal, qual é a diferença entre coxa e sobrecoxa?

Ambas fazem parte do mesmo conjunto anatômico da ave: a coxa corresponde à parte da perna do frango, que se estende do joelho até a junta com o corpo, e geralmente tem menos carne e é mais magra em comparação com a sobrecoxa, que é a parte superior da perna do frango, localizada entre a coxa e o corpo, e possui um alto teor de gordura.

A coxa tem um formato mais alongado e firme e é muito versátil, se beneficiando de métodos de cozimento rápido, como na panela de pressão ou mesmo grelhada e frita. Isso porque ela cozinha de forma mais acelerada e pode ressecar mais facilmente caso seja cozida por muito tempo ou submetida a altas temperaturas.

Já a sobrecoxa, por ser um pouco maior e possuir mais gordura, se torna perfeita para preparos que exigem cozimento prolongado e em fogo baixo, pois mantém a suculência e maciez. Ela é perfeita para ensopados, cozidos e preparos em fornos do tipo airfryer ou convencional.

Na dúvida entre uma ou outra? Muitas receitas combinam as duas para garantir o melhor dos dois mundos: a maciez da sobrecoxa e a suculência da coxa.

Como preparar coxa e sobrecoxa?

coxa de galeto assado com legumes em cima de um prato de porcelana

Independentemente do método de preparo, coxa e sobrecoxa são cortes versáteis, com propriedades para diferentes necessidades que você possa vir a ter e que absorvem bem temperos a gosto do(a) chef.

  1. Coxa e sobrecoxa assada

Assar coxa e sobrecoxa no forno é uma das maneiras mais fáceis e saborosas de prepará-las. O segredo para um resultado suculento e dourado é temperar bem, deixar marinando por algumas horas e assar em temperatura média para que a carne fique macia por dentro e crocante por fora. Lembrando que a temperatura e o tempo de forno precisam ser calculados com cuidado para que a coxa não resseque e a sobrecoxa não fique crua.

Para um toque extra de sabor, adicione ervas frescas, alho e um fio de azeite.

  1. Coxa e sobrecoxa na airfryer

Para quem precisa de agilidade e praticidade, cozinhar na airfryer é uma excelente alternativa para deixar a carne crocante sem precisar acrescentar gordura, principalmente na sobrecoxa, que já tem muita. Para garantir uma textura irresistível, pré-aqueça a airfryer, distribua os pedaços temperados a gosto sem sobrepor e vire na metade do tempo. Em menos de 30 minutos, você tem um frango dourado, sequinho e cheio de sabor.

Quais são as vantagens da coxa e sobrecoxa desossadas?

Esse tipo de corte oferece muitas vantagens em relação aos que possuem ossos. A primeira delas é o cozimento uniforme, já que a retirada deles permite que as partes sejam igualmente cozidas, evitando ressecamento ou que fique cru, e de uma forma mais ágil, economizando o seu tempo na cozinha.

A facilidade para fazer o preparo também é maior, além de permitir 100% o aproveitamento da peça e a produção de outras receitas além do usual, como uma coxa recheada ou uma sobrecoxa a rolê.

O que acompanhar com coxa e sobrecoxa?

A versatilidade desses cortes permite combinações deliciosas. Se a ideia for um prato mais clássico, arroz branco, molho vermelho na carne e batatas assadas são escolhas certeiras. Para um toque mais leve e equilibrado, legumes grelhados ou uma salada refrescante são ótimas pedidas. Se quiser um sabor mais marcante, farofa crocante ou um purê bem cremoso fazem toda a diferença.

Sejam assadas, fritas, na airfryer ou na panela, a coxa e a sobrecoxa são opções práticas e irresistíveis para qualquer ocasião. Agora que você conhece melhor esses cortes, qual será a sua próxima receita?

Deixe um comentário


5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Uncategorized

Matérias relacionadas

Uncategorized

Confira outras matérias

Bolo de laranja com cobertura para bolo simples com leite condensado.
31.Mar

Dicas de Cozinha

Com uma laranja com casca dá para fazer esse bolo delicioso

torta salgada de massa dourada e crocante, recém-cortada, com um pedaço sendo retirado. O interior da torta revela um recheio cremoso e consistente, possivelmente de frango desfiado ou outra carne branca, misturado com algum tipo de molho ou creme. A superfície da torta é brilhante e bem dourada, sugerindo que foi pincelada com ovo antes de assar para dar essa aparência apetitosa.
31.Mar

Almoço

Empadão com massa de 2 ingredientes: receita leve e saboroso para o lanche 

Salada de repolho com maionese servida em uma tigela colorida.
13.Mar

Dicas de Cozinha

Salada de repolho com maionese: como preparar esse prato tradicional

A imagem mostra uma travessa quadrada branca, contendo costela de boi preparada na panela de pressão. A costela, desossada e suculenta, é apresentada em pedaços generosos, cobertos por um molho espesso de cor avermelhada. Junto da carne, há pedaços de mandioca bem cozida, que absorveram o sabor do molho. O prato está decorado com uma leve pitada de salsa picada por cima, adicionando um toque de frescor. A travessa repousa sobre um guardanapo de tecido azul escuro, que cria um contraste agradável com as cores do prato, resultando em uma apresentação acolhedora e apetitosa.
07.Mar

Bovinos

Costela na panela de pressão: principais dicas de preparo

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.